sexta-feira, 29 de julho de 2011

Doshas | Humores Biológicos


O que são os Doshas?


Dosha é a caracterização do perfil biológico do indivíduo, de acordo com o ayurveda. Ele pode ser encontrado em Prakruti ou Vikruti:
Prakruti – É a sua constituição energética determinada no momento da fecundação e que o individuo carregara durante sua vida, sendo que, existem sete tipos básicos: V, P, K, KV(VK), KP (PK), PV (VP), KPV.


Vikruti – São as desarmonias que podem se manifestar como doenças nos aspectos físicos, psíquicos, emocionais e sociais da nossa vida. O ser adquire a desarmonia com influencia de aspectos externos, como emoções absorvidas, alimentos errados, clima etc.


Existem três doshas: Vata, Pitta e Kapha, sendo que cada um apresenta suas determinadas características. Todas as pessoas possuem os três doshas, mas em proporções variadas. Eventualmente, há excesso ou carência de um dos três doshas, o que constitui uma desarmonia, podendo originar uma doença.


O ayurveda restabelece o equilíbrio original dos doshas da pessoa por meio de dietas, exercícios físicos, uso de plantas medicinais, meditação, yoga e massagem dentre outras terapias.


Características dos Doshas:


Kapha


Kapha é o princípio da lubrificação e da organização.


Para que haja movimento e digestão é preciso que o organismo esteja perfeitamente lubrificado. Como o corpo não é simplesmente uma máquina, e sim um todo em constante modificação, resultante tanto da percepção interna quanto de estímulos externos, kapha também é responsável pela inteligência celular. É o que garante, por exemplo, que o coração irá exercer exclusivamente suas funções e não as de outros órgãos.


Características Kapha


Manifestações mais comuns:


Lento/Inerte
Digestão e metabolismo lentos, caminha e fala lentamente, aprende devagar e de maneira metódica mas retém com facilidade.


Pesado
Constituição física forte e sólida, ossos e músculos fortes, ganha peso com facilidade, tendência a ser prático porém, quando em excesso, pode se tornar grosseiro e cruel.


Frio
Digestão boa mas lenta, pele fria e viscosa (especialmente em ambientes úmidos), propensão a resfriados, congestões nasais, pulmonares e tosses; quando em excesso pode fazer com que o indivíduo se mantenha “frio” mesmo em situações críticas e pareça emocionalmente distante.


Macio
Órgãos e pele saudáveis e perfeitos, natureza calma e serena, tendência a ser carinhoso e gentil; quando em excesso pode gerar dependência emocional.
Denso
Pele e unhas densas e espessas, fezes densas e espessas, cabelo grosso e abundante, tecido adiposo espesso, demora a mudar de idéia ou de posição, idéias “densas”, tendência a ser emocionalmente estável; quando em excesso pode se tornar insensível (“casca-grossa”).


Oleoso
Pele, cabelo e fezes oleosas, juntas e órgãos bem lubrificados, tendência a se sentir relaxado internamente e no relacionamento com as pessoas; em excesso pode levar à obesidade, à retenção de líquidos ou mesmo ao desenvolvimento de uma personalidade “esquiva” e não confiável.


Suave
Pele macia, tendência a ser carinhoso, compassivo, indulgente; quando em excesso pode se tornar tolerante demais e acabar sendo usado pelas pessoas, incapaz de dizer “não” e de estabelecer limites.
Estático
Imóvel, tendência a ficar o tempo todo parado, dormindo ou inativo.
Os sabores relacionados a kapha são doce, azedo e salgado. Quando o nível de kapha é alto, há o desejo de ingerir doces, salgadinhos e frituras (do tipo fast-food) e que se torna difícil de controlar.


Pitta
Pitta é o princípio da digestão e da transformação.


É responsável pela digestão dos alimentos no estômago e no trato intestinal, das partículas em nível celular e também pela “digestão” de nossos pensamentos e emoções. Pensamentos bem digeridos levam ao conhecimento intelectual; emoções bem digeridas levam à consciência intuitiva e ao autoconhecimento. Quem mantém uma boa saúde e vive intelectualmente alerta e em paz com suas emoções se desenvolve e evolui com muito mais facilidade e rapidez. São os efeitos de uma “boa digestão”.


Características Pitta


Manifestações mais comuns


Quente
Associado a características digestivas positivas como bom apetite, atração por temperos e elementos quentes (comida, calor, discussões, debates), pessoas de temperamento intempestivo (“cabeça quente”), obstinadas e determinadas.


Agudo/Aguçado
Dentes afiados, olhar forte e penetrante, nariz afilado, queixo afunilado, mente aguçada e alerta, sensível a emoções mas também bastante crítico.


Leve
Leve, constituição física média, intolerância à luz intensa, pele e cabelos claros.
Oleoso
Pele, cabelo e fezes oleosas, tendência a se relacionar com as pessoas exercendo controle sobre elas; quando em excesso pode se tornar “esquivo”, manipulador e não confiável.


Líquido
Urina, suor e sede em excesso, músculos suave e delicados, fezes quase líquidas, evita responsabilidades.
Expansível/Intenso (Móvel)
Sarna, acne e inflamações que tendem a se espalhar, desejo de reconhecimento, de fama (de ter boa reputação), pode assumir responsabilidades em excesso e querer fazer tudo ao mesmo tempo.


Fétido
Odor nas axilas, boca e pés; quando em excesso pode levar a um desejo de se envolver em “questões sujas” ou ilegais, comportamento e integridade questionáveis.


Os sabores que elevam os níveis de pitta são azedo, salgado e picante/apimentado. Lembrando que sabores apimentados também elevam vata e os salgados elevam kapha.


Vata


Vata é o princípio do movimento no corpo, na mente e na consciência.


É responsável por todo o movimento físico, o que inclui os sistemas de circulação interna e de eliminação, as mudanças em nossos pensamentos e emoções e até mesmo as alterações em nosso estado de consciência


Características Vata


Manifestações mais comuns


Seco
Associado à pele, cabelo, lábios, língua e garganta ressecados, sede, intestino ressecado com tendência à prisão de ventre; personalidade e emoções “secas”, sem energia ou vitalidade.


Leve
Músculos, ossos e estrutura física frágil, sono leve e reduzido, magreza, sensação de atordoamento e de dispersão emocional.


Frio
Pés e mãos gelados, problemas de circulação, dor muscular, frieza emocional, indiferença e apatia.
Áspero
Pele áspera e rachada, unhas quebradiças, dentes frágeis, rachaduras nos pés e mãos; juntas e articulações que estalam com freqüência, movimentos bruscos e rudes, maneirismos, rispidez ao lidar com as pessoas (insensibilidade).


Agitado
Movimentos rápidos, ritmo rápido ao caminhar, falar e pensar, tendência a desenvolver diversas atividades ao mesmo tempo, movimentos constantes dos olhos, sobrancelhas, mãos e pés, articulações instáveis, sonhos em profusão, paixão pelo movimento, por viagens, instabilidade emocional e de humor, fé e crenças instáveis, mente dispersa, tendência a aprender com rapidez e a esquecer as informações muito rápido também.


Claro
Capacidade de observação, de captar informações com rapidez porém esquecendo-as rápido, tendência ao vazio emocional e à solidão.

O estilo de vida das pessoas predominantemente vata reflete essas características. Até os alimentos que ingerimos podem aumentar nossos níveis deste dosha. Sabores fortes, adstringentes, amargos e picantes são vata. Uma das melhores maneiras de diminuir seus níveis é ingerir alimentos que tenham características opostas, ou seja, doces, azedos e salgados.


Lembre-se: elementos semelhantes se unem e se intensificam. Se você ingerir alimentos e mantiver um estilo de vida com excesso de características mencionadas no quadro acima, a tendência é que seus níveis de vata se desequilibrem, gerando problemas perceptíveis mesmo antes de alguma doença diagnosticável se manifestar. O mesmo ocorre com os demais doshas.


Ilustrações: Gustavo Peres

A Medicina Ayurvédica ou Ayurveda


A palavra Ayurveda em sânscrito é formada por duas partes: ayus ou vida e veda ou conhecimento. O Caraka Samhita   (compêndio de Caraka), principal texto de clínica médica, defini ayus da seguinte forma:
                     
“O termo ayus é a combinação de corpo, órgãos dos sentidos, mente e alma” ( Caraka Samhita, trad. Dash e Sharma, 2007: vol I, p 25)

Segundo esta definição Ayurveda é o conhecimento ou a ciência da vida e possui uma evolução e desenvolvimento de milhares de anos no subcontinente indiano. Os principais textos autorizados são os compêndios clássicos conhecidos como “Brihat Trayi” ou o grande trio: Caraka Samhita ( escola de clínica médica) , Susruta Samhita ( escola de cirurgia) e Astanga Hrdayam ( coração dos 8 ramos do Ayurveda de Vagbhata). Todo estudante de Medicina Ayurvedica, na Índia, pesquisa estes antigos livros escritos em sânscrito.
A Medicina Ayurvedica afirma que tudo no universo é formado pelos cinco elementos básicos da natureza, chamados panchamaha-bhutas, inclusive o corpo físico, são eles: espaço ou éter, ar, fogo, água e terra. O objetivo desta ciência é estudar as influências destes elementos na natureza e no ser humano, dentro desta filosofia o Homem é um microcosmo do universo, o macrocosmo. Os elementos se unem dois a dois para formar os doshas ( humores biológicos) que atuam na nossa fisiologia assim como na formação dos desequilíbrios psicofísicos. Espaço e ar formam o dosha Vata, fogo e água geram o dosha Pitta e água e terra formam o dosha Kapha. Podemos afirmar que os doshas são as expressões fisiológicas dos 5 elementos quando existe equilíbrio, porem quando ocorre uma desarmonia tornam-se suas expressões patológicas.

O dosha Vata, espaço e ar, é frio, leve, seco, móvel e rápido, atua principalmente nas funções excretória e nervosa. No tubo digestivo localiza-se no intestino grosso. Vata desequilibrado ou patológico gera um quadro clínico relacionado ao aumento de espaço e ar (movimento) no nosso corpo físico: secura, frio, perda de peso, inquietação, gases, prisão de ventre, ansiedade, medos, depressão e insônia. Algumas doenças relacionadas ao dosha Vata: fibromialgia, artrose, dores em geral, problemas de coluna, cefaléia, constipação, flatulência, colite, síndrome do intestino irritado, síndrome bipolar, doença de Parkinson, demência senil.

O dosha Pitta, fogo e água, é quente, moderado e oleoso ( úmido), atua principalmente na função metabólica e digestiva. No tubo digestivo localiza-se no estomago e duodeno ( intestino delgado). Pitta desequilibrado ou patológico promove um quadro clínico relacionado ao aumento de fogo e água ( calor e umidade) no nosso corpo físico: azia, queimação abdominal, fezes soltas, calor no corpo, aumento da sudorese ( suor), pele sensível e vermelha, olhos vermelhos, irritabilidade e agressividade. Algumas doenças que podem estar relacionadas ao dosha Pitta: gastrite, ulcera digestiva, regurgitação, diarréia, hepatite, inflamações, acne, crises de fúria e ciúmes, climatério e menopausa, enxaqueca e estresse exacerbado.

O dosha Kapha, água e terra, é pesado, oleoso ( úmido), frio e lento, atua na função estrutural e de lubrificação dos tecidos. Kapha desarmônico ou patológico gera um quadro clínico relacionado ao aumento de água e terra no nosso corpo físico: peso corporal aumentado, lentidão, preguiça, oleosidade, secreções, embotamento mental. As doenças que podem estar relacionadas ao dosha Kapha: obesidade, diabetes, aumento do colesterol, bronquite, sinusite, tosse com secreção, alergias respiratórias, lentidão em todas as funções físicas e mentais e apego exacerbado.

Para tratarmos os nossos desequilíbrios temos que antes apontar o dosha que está em desarmonia ( diagnóstico do desequilíbrio), neste site encontramos o questionário dos doshas que aponta esta desarmonia através de um interrogatório com 27 questões para cada dosha. Você deve responder as questões de acordo com os seus sintomas atuais, pensando em como você está se sentindo nos últimos dias. Após isto é interessante ler sobre os doshas ( botão princípios básicos) e a dieta dos doshas ( botão alimentação ).

O Ayurveda é uma medicina complexa e completa e utiliza diversas ferramentas terapêuticas para equilibrar os doshas: massagem ayurvedica, óleos medicinais, dieta, rotina diária de hábitos saudáveis, oleação e sudação ( purvakarma), fitoterapia ( uso terapêutico das plantas medicinais), terapias purificadoras ( panchakarma), medicamentos com metais, minerais e pedras preciosas ( rasa shastra), recomendação de atividade física, prática de yoga e meditação.

As 8 principais especialidades do Ayurveda, que são estudadas nas faculdades de Medicina Ayurvedica:

1-     Cirurgia geral ( salya)
2-     Doenças da cabeça e pescoço, inclui oftalmologia e otorrinolaringologia ( salakya)
3-     Medicina interna ou clinica médica ( kayacikitsa)
4-     Psiquiatria e doenças de causas sobrenaturais ( bhutavidya)
5-     Ginecologia, obstetrícia e pediatria ( kaumarabhrtya )
6-     Toxicologia e envenenamento por animais peçonhentos ( agadatantra)
7-     Terapia de rejuvenescimento ( rasayana tantra)
8-     Terapia dos afrodisíacos ( vajikaranatantra )

( Susruta Samhita, tradução de Sharma, 2004: vol I, p 7 a 11)

Termino este pequeno artigo introdutório sobre o Ayurveda com as palavras do sábio Vagbhata no seu trabalho denominado   Astanga Hrdayam, ou o coração dos 8 ramos da Medicina Ayurvedica, que é um resumo em 120 capítulos de todo conhecimento, acumulado no subcontinente indiano, até o século VII da nossa era:

“Aquele que satisfaz-se diariamente com alimentos saudáveis e com atividades que discriminam ( o bom e ruim em tudo e age sabiamente), que não é apegado  ( demasiadamente) aos objetos dos sentidos, que desenvolve o ato da caridade, que considera todos como iguais ( agindo com gentileza), com sinceridade, com perdão e mantendo a companhia de pessoas boas, torna-se livre de todas as doenças” ( Vagbhata, Astanga Hrdayam, tradução de Murthy, 2007: vol I, p 52)

quarta-feira, 27 de julho de 2011

WORKSHOP DE DIAGNÓSTICOS/ANÁLISES BÁSICOS DO AYURVEDA | 09/10/2011


WORKSHOP DE DIAGNÓSTICOS/ANÁLISES
BÁSICOS DO AYURVEDA

Dê atenção ao corpo, ele fala!

Dedos, unhas, olhos, língua o que cada parte do corpo revela sobre nós?

O Ayurveda usa o conceito de diagnóstico como uma análise de momento-a-momento das interações de saúde e doença, contrario do ocidente que usa o diagnóstico como identificação da doença. Como sabemos, o ayurveda trabalha com a individualidade de cada ser humano, sendo assim podemos começar a procurar sinais que nos ajudem a analisar e revelar um pouco mais sobre nossa saúde ou de nossos pacientes.

Neste workshop iremos aprender como analisar o dosha em harmonia (prakruti) ou em desarmonia (vikruti)

Fazer a análise da língua, das unhas, dos olhos, das marcas de expressão do rosto, da pele, da estrutura dos dedos das mãos, do cabelo e lábios.

Vamos analisar as marcas e sinais que nos mostram o início de uma desarmonia, sendo então, um cominho mais curto para identificarmos uma doença precoce, que está começando a se manifestar, e também a identificar a doença já instalada.

Venha aprimorar seu conhecimento e ter um diferencial no seu trabalho.

Data | 09 de Outubro
Horários| Domingo das 9h às 17h

Conteúdo do Workshop
v     Características gerais do rosto e cabeça
o       Linhas da testa
o       Linhas entre as sobrancelhas
o       Marcas sob os olhos
o       O nariz e as faces
v     A boca / Lábios
o       As laterais da boca e o queixo
o       Os Labios e a ligação com os órgãos internos
v     Diagnóstico pela língua
o       O corpo da língua
o       O formato da língua
o       Formatos e características anormais da língua
o       A superfície da língua
o       Localização dos órgãos e marcas na língua
o       Limpeza da língua
v     Diagnóstico pelas unhas e dedos
o       O que revelam seus dedos, unhas
o       A personalidade da pessoa através da anatomia dos dedos

v     Como escolher produtos/ terapias  adequados após a analise.
Valor
À vista | Valor R$ 140,00 até dia 30/09 após esta data será R$ 180.00
Pagamento em 2x | Valor de R$ 90,00 no ato + R$ 90,00 para 30 dias em cheque pré-datado.

WORKSHOP PRINCÍPIOS BÁSICOS DO AYURVEDA 08/10/2011


WORKSHOP PRINCÍPIOS BÁSICOS DO AYURVEDA

Este workshop será voltado para pessoas que estão buscando seu primeiro contato com o Ayurveda e também para terapeutas ayurveda e praticantes de yoga, visando à oportunidade de fazer uma reciclagem e tirar suas dúvidas sobre o conteúdo abordado.

Data | 08 de Outubro
Horários| Domingo das 9h às 17h

Conteúdo do Workshop
Introdução, fundamentos, princípios básicos do ayurveda,
Pancha maha bhutas (os cinco elementos),
Os três gunas (sattwa, rajas e tamas),
As três essências (prana, tejas e ojas),
Teoria dos três doshas, estudo do vata dosha, pitta dosha e kapha dosha, prakrit (harmonia dos doshas) e vikriti (desarmonia dos doshas),
Srotas (canais por onde passam as substâncias - nutritivas e resíduos) descrição, distúrbios e o que podem influenciar nos resultados do tratamento,
Os três malas (excreções corporais) e a influencia do rejuvenescimento como um todo,
Os sete dhatus (tecidos), ações, inter relações, estados de excesso e deficiência;

Valor
À vista | Valor R$ 140,00 até dia 30/09 após esta data será R$ 180.00
Pagamento em 2x | Valor de R$ 90,00 no ato + R$ 90,00 para 30 dias em cheque pré-datado.

WORKSHOP REJUVENESCIMENTO E ALIMENTAÇÃO AYURVEDA |


WORKSHOP REJUVENESCIMENTO E ALIMENTAÇÃO AYURVEDA

O Rejuvenescimento tem um papel muito importante e não é ter apenas uma pele mais nova, mas tem as células corporais novas, independente da idade do ser humano.
Vamos aprender neste Workshop dicas que reúne um mix de recursos que se complementam para atuar prevenção do envelhecimento, redução de toxinas emagrecimento (perda de peso saudável) através da alimentação e terapias.

Data | 11 de setembro
Horários| Domingo das 9h às 17h

Conteúdo do Workshop
Conceitos do Rejuvenescimento e Beleza
Estilo de Vida Adequado
Alimentação
Fatores determinantes da Beleza
Envelhecimento da pele
Alimentação para emagrecimento saudável
Princípios de terapias (massagem para redução de toxina e redução de medidas)

Valor
À vista | Valor R$ 140,00 até dia 09/09 após esta data será R$ 180.00
Pagamento em 2x | Valor de R$ 90,00 no ato + R$ 90,00 para 30 dias em cheque pré-datado.

WORKSHOP DE YOGA E AYURVEDA | Felipe Motta e Cris Ayres | 10|09|2011


WORKSHOP DE YOGA E AYURVEDA
Baseado no método Iyengar Yoga e Ayurveda Clássica.

Este workshop tem como princípio abordar a visão única das duas ciências mais antigas do mundo.

Vamos entrar em contado com a prática e a estabilidade do Yoga, para deixar a mente receptiva aos ensinamentos e a sabedoria do corpo pelo ayurveda.

O Ayurveda começa com o corpo e o Yoga com a consciência, mas partindo, cada qual, de um ponto diferente. Chamamos este casamento de moksa-sastras ou ciências da libertação.

Iremos aprender como o ayurveda pode ser a extensão da prática do yoga e como manter e construir um corpo saudável aplicando as duas ciências.

É uma excelente oportunidade para desenvolver e aprender conteúdo sobre consciência física, mental e espiritual.

Informações

O Workshop será conduzido por Cris Ayres Terapeuta Ayurveda  e Felipe Motta  professor certificado em Iyengar Yoga.

Data | 10|09|2011

Horários| Sábado das 9h às 17h

Programa | Conteúdo
Hora
Tema
8h
Será servido chá ayurvédico para aquecer o corpo e eliminar as toxinas para ter uma pratica fluida.
8h30
Início da prática de yoga Asana (postura) segundo o B.K.S. Iyengar, aplicação das posturas em seqüências terapêuticas.
11h
Abordagem da Dinacharya (rotina diária) para uma boa saúde
12h30
Almoço
14h
Principio da Alimentação Ayurveda
16h
Prática restaurativa
17h30
Automassagem – uso de óleos terapêuticos após a prática do Yoga.
17h45 às 18h
Meditação e término do curso.


O Aluno poderá levar biquíni ou sunga para a prática de oleação, caso não queira, poderá ir com uma roupa leve e massagear os pontos de tensão no corpo.

Valor

À vista | Valor R$ 180,00 até dia 30/08 após esta data será R$ 210,00
Pagamento em 2x | Valor de R$ 105,00 no ato + R$ 105,00 para 30 dias em cheque pré-datado.
Inscrições: Envie a ficha de pré- inscrição junto com o questionário, logo abaixo, por e-mail para atendimento@rioativazen.com.br
 | Entre em contato com o Espaço Zen Rio Ativa ,(21) 4101-2218, confirmando o envio das informações e informando a forma de pagamento.
Ficha de Pré-Inscrição
Nome Completo:........................................................................
Cidade: ...... ...........Estado ..................
E-Mail: .............................................................................
Telefone para Contato:(  ) .................. Celular: (  ) .....................
Observação: O preenchimento deste formulário não implica em nenhum tipo de custo ou cobrança. Serve apenas para solicitar e receber as informações adicionais sobre os cursos. 

CURSO INTENSIVO DE MASSAGEM AYURVEDA - 12|11 a 15|11


CURSO INTENSIVO DE MASSAGEM AYURVEDA
Com Cris Ayres
12|11 a 15|11

Curso creditado pela FENATE - Federação Nacional de Terapeutas


Reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) a massagem ayurveda utilizada por quase toda população da Índia e está sendo amplamente divulgada no mundo.

A massagem é uma das principais técnicas utilizada pelos médicos e terapeutas ayurvédicos. Surgida na cultura dos Vedas, não é apenas uma das mais antigas e sim uma das mais completas técnicas naturais para reestabelecer o equilíbrio físico e psíquico.

A massagem é profundamente relaxante, atuando no campo físico e energético, tendo a função de purificação e manutenção da saúde corporal.

Tem como objetivo restaurar o bem-estar físico, mental, energético e emocional.
A massagem ayurvédica age nos sistemas: linfático (desintoxicando o organismo), circulatório (aumentando a produção de glóbulos brancos e a nutrição e oxigenação celular) e energético (reequilibrando os canais de energia - desfazendo bloqueios emocionais). Dessa forma contribuindo na cura das principais doenças.

Data | 12|11 a 15|11
Horários| Domingo à terça-feira das 9h às 17h
Conteúdo do Workshop
Princípios básicos do ayurveda
Os Cinco Elementos, os Doshas e os Gunas e Princípios do Diagnóstico
Os sete passos da massagem (cabeça/face, pés, as costas, pernas, abdômen, braços e mãos)
Estudo básico da anatomia e fisiologia segundo o ayurveda e noções básicas da anatomia ocidental
A massagem no contexto do Ayurveda;
Treinamento da técnica e finalidade da massagem - Abyanga / Udwartana / Garshana;
Indicações e contra indicações;
Estudo e aplicação dos óleos e os pós de ervas;
Informação
O Curso é apostilado, sendo que algumas matérias por serem muito complexas ou extensas, só constarão, na apostila, tópicos referentes ao assunto, demais solicitaremos leitura complementar.

Programa sujeito a mudanças no decorrer do curso

Os Certificados, expedidos ao final do curso.

No curso estaremos realizando a prática de massagem e pedimos para o aluno levar, uma toalha e roupas apropriadas para a prática da massagem bem como sunga para homens e biquíni para mulheres, toalhas 01 de rosto e 01 de corpo.

O curso é aberto ao público, sendo assim é um curso LIVRE. O curso tem o objetivo de dar condições necessárias e habilitar os participantes para o exercício, em benefício pessoal ou em âmbito profissional.

Curso Registrado na FENATE - Federação Nacional dos Terapeutas.
Valor
À vista | Valor R$ 720,00 até dia 30/10 após esta data será R$ 850,00
Pagamento em 2x | Valor de R$ 425,00 no ato + R$ 425,00 para 30 dias em cheque pré-datado.
Pagamento em 3x | Valor de R$ 288,00 no ato +2 x R$ 288,00 para 30/60 dias em cheque pré-datado.

Matricula – R$ 150.00 (este valor será a garantia de sua vaga)  será descontado na primeira parcela que o aluno pagar.  

B. K. S. Iyengar | Um lindo vídeo

Professor Faeq Biria entoa o mantra a Patanjali

O mantra entoado para pedir as bençãos para um bom aprendizado.


terça-feira, 26 de julho de 2011

AULÃO DE IYENGAR YOGA COM FELIPE MOTTA | 20/08/2011

AULÃO DE IYENGAR YOGA COM FELIPE MOTTA
Posturas em pé

No sábado, dia 20 de Agosto, teremos mais um aulão de Iyengar Yoga com o Professor Felipe Motta, com ênfase nas posturas em pé que são revigorantes, refrescam o corpo e a mente tirando as tensões e dores do corpo.

Estimulam a digestão, regularizam os rins, aliviam as prisões de ventre, melhoram a circulação e a respiração.

As costas, cintura, joelhos, pescoço e ombros, todos ganham forças e mobilidades através da prática.

As posturas em pé também ensinam o principio do movimento correto e isto é fundamental para as posturas e também para o dia a dia, onde desenvolvemos a percepção do movimento de sentar, levantar e andar.

O método

Iyengar Yoga permite a prática não só àqueles habituados às atividades esportivas, mas também às pessoas com restrições físicas, lesões, problemas posturais ou sedentárias, graças ao uso de "props" (acessórios) que funcionam como "professores assistentes", como bloquinhos, almofadas, cintos, e etc. A prática foca muito no alinhamento e através de comandos bem direcionados o professor conduz os praticantes a sentirem cada parte do corpo trabalhando a autoconsciência e a concentração. 

Felipe Motta é professor certificado em Iyengar Yoga.

Data: 20/08 (sábado)  - 9h30 às 12h
Local: Espaço T’ai – Clube Marapendi
Valor: R$ 70,00 (R$50,00 para alunos do Espaço T’ai)

Garanta já a sua vaga, fazendo sua inscrição por e-mail!

Informações | Espaço T'ai
3046.5521 / 7855.5741
www.espacotai.com.br/blog