domingo, 29 de janeiro de 2012

Os CINCO ELEMENTOS que formam os DOSHAS






Éter: No corpo humano há muitos espaços, que são manifestações do elemento Éter. Por exemplo, os espaços na boca, nariz, trato gastrintestinal, trato respiratório, abdome, tórax, capilares, linfáticos, tecidos e células.

Ar: O espaço em movimento é denominado Ar. Dentro do corpo humano, o Ar manifesta-se nos maiores movimentos dos músculos, nas pulsações do coração, na expansão e contração dos pulmões e nos movimentos das paredes do estômago e dos intestinos. A totalidade dos movimentos do sistema nervoso central é governada pelo Ar corporal. A combinação dos elementos Ar e Espaço (Éter), proporciona aos seres a comunicação pelo som da voz


Fogo: A fonte do Fogo e da luz no sistema solar é o Sol. No corpo humano a fonte do Fogo é o metabolismo.  O Fogo trabalha no sistema digestivo, manifestando-se como inteligência na massa cinzenta das células cerebrais; ele ativa ainda a retina, que percebe a luz.  Dessa forma, a temperatura do corpo, a digestão, os processos do pensamento e da visão, são todas funções do Fogo corporal. 


Água: Manifesta-se nas secreções dos sucos digestivos e glândulas salivares, membranas mucosas, no plasma e no citoplasma. A Água é absolutamente vital para o funcionamento dos tecidos, dos órgãos e dos vários sistemas do corpo, principalmente nas funções eletroquímicas e percepções dos sabores na língua.


Terra: A vida é possível nesse plano porque a Terra retém todas as substâncias vivas e inanimadas em sua sólida superfície. No corpo, as estruturas sólidas, ossos, cartilagens, unhas, músculos, tendões, pele e cabelo, são derivados da Terra. 
Imagem retirada da pesquisa Google. 

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Sistema Endócrino - Ayurveda e Floral




Este é um sistema que me fascina, por isso resolvi falar um pouco dele e como o Ayurveda tem seu olhar sobre sua fisiologia.

Quando falamos deste sistema nos vem à cabeça as glândulas e hormônios, mas ele inicia no Hipotálamo e este não é uma glândula. Ele localiza na parte frontal do cérebro e é conectado com o Tálamo e a Hipófise servindo como ponte entre eles.

O Hipotálamo constitui uma das principais ligações entre o sistema nervoso central (SNC) e o hormonal. Ele controla; a temperatura do corpo, a fome, a sede, o equilíbrio hídrico, função sexual, dentre outras. É relacionado com as emoções e como o sono.

Ainda hoje não temos toda a compreensão de suas funções.

Pelo Ayurveda o dosha Vata e o dosha Pitta são responsáveis por controlar o Hipotálamo.

A Hipófise (glândula pituitária) e a segunda parte desta divisão, podemos denominar a sua função como o cérebro do sistema. Seu papel é completo e complexo pois é responsável por secretar uma extensa variedade de hormônios que controla o crescimento, toda a síntese de proteína, funções sexuais, metabólicas e ainda há uma profunda pesquisa em varias ações dela no organismo e que cientistas e médicos não consegue entender.

Exerce também um controle sobre as outras glândulas e também tem o papel de sistema de feedback.

Nesta fisiologia atuam os dosha Vata e o dosha Pitta.

A Glândula Pineal é a terceira fase do sistema, mas realmente é a parte menos entendida pela medicina tradicional. Ela produz a melatonina junto com a serotonina.

Vamos falar um pouco da melatonina. Ele é um hormônio que foi descoberto recentemente nos anos 90 e é tido como um grande suplemento para a área da saúde. Mas o fato é que a ciência em pleno Sec. XXI não conhece ainda o poder e as funções reais destes dois hormônios. A ultima descoberta sobre estes dois hormônios que se interagem com as glândulas Adrenais, Tireóide e testículo e ovário, sendo assim sabemos que um desequilíbrio da pineal pode afetar em grandes proporções os outros sistemas bem como as dosagens hormonais.

Muitos cientistas estão estudando esta glândula profundamente e esta sendo descoberta sua ligação com a espiritualidade. Quando uma pessoa entre em oração profunda e meditação seu tamanho é expandido, isto mostra sua ligação alem do corpo físico.

Para a ciência do Yoga e Ayurveda a Glândula Pineal é responsável por ligar o corpo físico ao corpo sutil ( corpo das emoções, do astral, mental e etérico).
Nas escrituras sagradas datadas de 3000 a.C, diz que grandes doses destes hormônios torna-se AMA (toxinas) e que leva ao enfraquecimento e as perturbações do equilíbrio sutil entre a ligação dos corpos e que este é um dos primeiros passos para a doença começar a aparecer.

Já a medicinas e cientistas envolvidos em pesquisas nos anos 90, descobriram que a melatonina em doses erradas leva a pessoa a ter doenças mentais. Para pessoas que necessitam melatonina sintética é normal que venha a ter series de pesadelos, este é um efeito colateral deste hormônio.

No Ayurveda a responsabilidade de controlar esta Glândula Pineal é do subdosha de Prana Vayu.

O que é Prana Vayu – é o subdosha Vata responsável pelo influxo de nutrientes que proporcionam combustível para o corpo e para mente, como os alimentos, o ar, a água e as impressões. Fica localizado no cérebro, cabeça e peito.
Suas Funções: Prana coordena a inspiração, deglutição, salivação, arroto e espirro. É responsável pela captação das impressões pelos sentidos e a conexão destes com a mente. Em um nível mais sutil faz a conexão entre a mente e a alma. todos os tipos de percepção e movimento, com ênfase ao ouvir e ao tocar, também raciocinar, emocionar-se, cheirar, degustar e ver. É considerado ascendente por estar ligado às funções mais elevadas. É o líder dos outros sub doshas (biotipo) e o aspecto mais importante de VATA, que lidera o corpo, portanto, devendo estar em equilíbrio.
Seus Desequilíbrio: preocupação, hiperatividade mental, insônia, males neurológicos, soluços, asma e outros problemas respiratórios, dores de cabeça devido à tensão.

Há muito ainda que estudar e entender....

O quarto e o quinto passo...

A Tireóide é responsável pela função básica do metabolismo ele controla o crescimento humano, uma disfunção na infância pode não dar a oportunidade do crescimento, não aumentaria a sua estatura, não aprenderia falar e poderia estacionar seu crescimento coma a idade de aproximadamente de 1 ano.

O controle pelo ayurveda do metabolismo é o dosha Pitta e o do crescimento é o dosha Vata.

A quinta divisão é a paratireóide, ela regula o Cálcio e o Fósforo no organismo sendo assim é responsável pelo sistema ósseo da fase fetal à fase adulta. Como sempre muitas outras funções a ciência desconhece, mas sabe que tem. Aqui o único dosha que controla é o Pitta responsável pelo metabolismo.

Ah.... sexta parte é o Timo

O Timo no meu ponto de vista é uma glândula bem especial e que gosto de falar e trabalhar. A grande parte da sua responsabilidade é um mistério para toda ciência moderna, mas para nós que estudamos o Ayurveda, ele esta relacionado com Kapha e com os Ojas ou “Energia Vital” -  É a essência Vital e Imunidade.  Ojas é produzido durante a nutrição de todos os tecidos e é um subproduto de Shukra/Artava Dhatus. ( Tecido reprodutor)

Vamos falar rapidamente de Ojas: É a energia fundamental por manter o ser humano vivo e saudável. Segundo a sabedoria do Ayurveda, há oito gotas de Ojas no coração, mas para falarmos corretamente ele permeia por todo o corpo. Quando os Ojas alimentados há vida e quando morremos e se enfraquecido uma parte do corpo adoece e quando revigoram esta parte, leva a cura.

Os Ojas são mantidos saudáveis quando meditamos todos os dias e quando apaziguamos os excessivos usos dos sentidos.
Podemos usar ervas alimentos para renová-lo. O leite a cúrcuma e o aspargo são essências.
Os Ojas diminuem com os sentimentos de raiva, ansiedade profunda, tristeza, estresse, depressão, síndrome do pânico, poucas horas de sono, descanso e relaxamento, assim como o Timo diminui seu tamanho ao deparar com estes sentimentos e isso esta mais que comprovado.

O Timo desempenha um importante papel em adultos, é ligado com o subdosha Vyana Vayu (O Vyana é a porção de Prana que desce até o coração e realiza um movimento centrífugo (do centro para a periferia). É responsável pelo movimento exterior de energia como na extensão dos membros ou do fluxo arterial do sangue. A sede de Vyana é o coração, sistema nervoso e circulatório e pele.
Suas Funções: Coordena: a circulação, o movimento do Prana, dos braços e pernas, a abertura da boca, dos olhos e ânus. Em um nível mais sutil o Vyana Prana concede a estabilidade da mente.
Seus Desequilíbrios: pressão alta, má circulação, ritmo cardíaco irregular, stress e doenças nervosas.
Ou seja resumindo o Vyana controla o Equilíbrio do corpo, por isso que quando enfraquecido por pensamentos ruins o corpo perde a força física.

Glândulas Supra Renais ou Adrenais
De todas estas divisões que estou fazendo ele deveria ser a Sétima, mas ok, ela tem o papel de atingir todas as outras divisões. Esta glândula é a mais importante para a saúde geral do ser humano, olha a redundância mas é verdade estas são as glândulas menos compreendidas até hoje por toda a ciência.

Simplificando ela tem a função de dar o sistema imunológico, metabólico, digestório, a síntese de água no organismo, alem de tudo a mais importante é transmissora que leva todas as informações de do sistema endócrino pelo corpo. Atua como glândula de feedback para a Hipófise e que faz com que o Sistema Nervoso Central trabalhe em perfeita harmonia e responda a todos os reflexos e dosagens hormonais.

Outro fator, na pré-menopausa a glândula assume a produção de progesterona que é responsável pelos estrógenos depois da menopausa, ou seja, é um sistema muito importante para a saúde da mulher. Outro hormônio é o DHEA - desidroepiandrosterona é um um pró-hormônio esteróide produzido a partir do colesterol pelas glândulas Adrenais, gônadas, tecido adiposo, cérebro e pele (por um mecanismo autócrino).
A DHEA é o precursor da androstenediona, testosterona e estrógeno (e quimicamente similar a estes). É convertido em androgênio (hormônio masculino) ou estrogênio (hormônio feminino) dependendo do sexo da pessoa, idade, condição individual, e outros fatores individuais. A DHEA é o esteróide precursor quase direto (mas não o mais importante) da testosterona e do estradiol, no entanto, ele próprio possui fraca ação androgênica.

Estas funções são controladas pelo dosha Vata, principalmente, depois o dosha Kapha no controle do metabolismo da água, e rins e por fim o Pitta pelo equilíbrio metabólico geral.  O sistema da Supra Renal esta ligado aos três doshas e por isso para o Ayurveda é um sistema complexo que vai alem do que expomos aqui.

O Pâncreas é a sétima divisão deste sistema. Funciona como uma glândula com ducto e sem ducto. Seu funcionamento é bem parecido com as Adrenais.

O controle da função digestiva dos carboidratos, açúcares, proteínas e gordura são feitos pelas Adrenais, mas é no pâncreas que secreta a bile para digerir estes nutrientes. Também tem ligação com o sistema metabólico da água, ou seja, é uma glândula mista ou anfícrina – apresenta determinadas regiões endócrinas e determinadas regiões exócrinas (da porção secretora partem dutos que lançam as secreções para o interior da cavidade intestinal) ao mesmo tempo. As chamadas ilhotas de Langerhans são a porção endócrina, onde estão as células que secretam os dois hormônios: insulina e glucagon, que atuam no metabolismo da glicose. O pâncreas é um órgão do sistema digestivo com aproximadamente 15 cm. Ele é composto por dois órgãos, chamados de pâncreas exócrino e o endócrino.
O pâncreas exócrino fabrica uma série de enzimas digestivas como a amilase, a tripsina e a lípase que facilitam a digestão de determinados alimentos. O pâncreas endócrino fabrica o glucagon e a insulina que controla a quantidade de glicose do corpo. Se o pâncreas estiver com algum problema que impossibilite a produção de insulina, é muito provável que a pessoa desenvolva uma doença chamada diabete.

Vamos a ultima divisão e nela estão os Ovários e Testículos. A relação deles é com o sistema imunológico, pelo ayurveda é o sétimo tecido (dathus) ( nível residual) é a fonte de Ojas e imunidade. O abuso frequente de relações sexuais, principalmente as sem uso do amor faz com que tenhamos um sistema imunológico fraco.

Para que haja produção de estrogênio e estrógeno, é produzido pela Hipófise o hormônio foliculoestimulante (FSH) e que assim participa do amadurecimento do óvulo deixando pronto para liberação. Entra aqui o papel do hormônio luteinizante (LH) e este libera o óvulo para ovulação, fertilização e também a produção de progesterona que prepara mais ainda o revestimento uterino para receber o óvulo fertilizado.

Também é responsável pela testosterona e a boa qualidade do esperma para produção.
Na visão do ayurveda o Vata é responsável pela regularização do ciclo menstrual e a gravidez. O Pitta participa da qualidade da menstruação em si. O Kapha esta relacionado com a fertilidade, com o óvulo e espermatozóide.

Se tivermos um sistema hormonal equilibrado teremos saúde, isto também depende de uma boa alimentação, boa nutrição, boas excreções (fezes, urina, suor e menstruação) pratica de yoga, meditação, bons pensamentos e boas condutas.




Outro fator bem importante é saber que os Chakras tem ligação com o sistema hormonal, a frente de cada glândula destas há um vórtice de energia trabalhando para que sejam dosados os hormônios perfeitamente. Os Chakras não é esotérico como parece sua função vai muito alem desta.

  
Deixo uma dica para que quiser usar um floral muito bom para estabilidade e saúde.

Equilíbrio 7 Chákras
Composição: infusão aquosa de flores 0,02% preservada em brandy.
Flores: Rosa canina, Tabebuia impetiginosa, Mimosa bimucronata, Eugenia uniflora, Campomanesia littoralis, Ocimum basilico, Tropaeolum majus, Plectranthus nummularius, Aloe vera, Begonia semperflorens, Sphagneticola trilobata, Olea europaea, Averrhoa carambola, , Cinnamomum zeylanicum, Cymbopogon flexuosus, Spathiphylum walisii, Malva sylvestris, Rosa lucieae. Verbena officinallis, Rosmarinus officinalis.

Cada flor, além de sua beleza (formato, cor, aroma) possui uma vibração sutil que visa corrigir padrões negativos que alteram o campo de energia humana, conhecido popularmente como chakras, que são centros energéticos que captam energias e as canalizam para as células do corpo físico. Por não serem centros físicos e sim sutis, eles não podem ser vistos. O corpo humano conta com centenas destes centros de força, mas existem alguns que são considerados mais importantes, sendo sete os principais, com função de transformar a energia captada do cosmos e do meio ambiente em combustível de saúde e equilíbrio para cada órgão físico ou glândula sob sua jurisdição. Se nossa energia não circula livremente, iremos sofrer consequências a nível físico, mental, emocional e espiritual, desencadeando doenças, mas, se estivermos com nossos chakras em equilíbrio, consequentemente, estaremos com harmonia em todos os setores de nossa vida, vibrando positivamente e atraindo tudo que é positivo para nosso campo energético. Nossa mente funcionará bem, nosso corpo será saudável, estaremos alegres, vibrantes e prosperando financeiramente. Esta fórmula ajuda na integração alma-corpo-mente e emoções, promovendo o equilíbrio dos chakras.


Muita saúde!

Cris




sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Dathus - A Anatomia Ayurveda


DHATUS (Os Tecidos do Corpo)
O corpo humano é constituído por sete elementos básicos e vitais chamados Dhatus, os quais representam a estrutura do corpo. A palavra sânscrita Dhatu significa “elemento construtor”. Esses sete elementos são responsáveis pela total estrutura do corpo. Eles mantêm as funções dos diferentes órgãos, sistemas e partes vitais do corpo. Seu desempenho é muito importante no desenvolvimento e nutrição corporal. 



Características

1) Rasa Dhatu - Água promove a nutrição de todos os outros tecidos.

Plasma é a substância fundamental do corpo e é mais facilmente comparada à linfa. Esse líquido que contém proteína circula por todo o corpo e fornece alimento a todo tipo de tecido.O plasma fornece fluidos para o corpo, mas reside principalmente no coração, nos vasos, sistema linfático, pele e nos tecidos moles.
O resultado de um Rasa Dhatu satisfatório é vitalidade, impulso ao movimento, beleza e alegria.
Rasa pode ser traduzido como “alegria de viver” ou essência vital.
Quando Rasa dhatu está diminuído a pele fica seca, áspera, gera sensação de fadiga, taquicardia e certa sensação de vazio no coração. Quando em excesso, Kapha fica aumentado no corpo, com maior produção de muco, saliva e bloqueios dos canais do corpo. O leite materno e fluxo menstrual também fazem parte do plasma.

2) Rakta Dhatu - Fogo e água promovem a respiração celular e o aquecimento do corpo.

Sangue as pessoas com boa quantidade de sangue irradiam energia e possuem amor e confiança.
-Deficiências causam palidez, hipotensão, pele seca e rachada.
-Excessos causam doenças de pele, abscessos, hepatomegalia, esplenomegalia, hepatite, pele vermelha.
Tecidos secundários, complementares (Upadhatus), as secreções provenientes de cada tecido, vasos sanguíneas e tendões.

3) Mamsa Dhatu  – Terra e água formam as estruturas e mobilidade dos músculos.

Tecido Muscular gera a pele e os ligamentos.
- Deficiência: magreza do quadril, pescoço e barriga, fadiga e insegurança.
- Excesso: tumores, irritabilidade, agressividade.
Tecidos secundários - ligamentos e pele.

4) Meda Dhatu - Água mais refinada, sutil.
Tecido Adiposo
-Deficiência-  fadiga, estalar das articulações, enfraquecimento dos cabelos, unhas, ossos, dentes.
-Excesso-  obesidade, fadiga, fraqueza sexual, baixa auto-estima e medo.
 Tecido secundário:adiposidade abdominal

5) Asthi Dhatu - Terra (minerais) e água (porosidade).
Tecido Ósseo
-Deficiência: fadiga, dor nas articulações, dente fraco, cabelo e unhas fracas.
-Excesso: físico grande,  articulações doloridas, artrite.

6) Majja Dhatu - Água ainda mais sutil, com poder de conduzir estímulo nervoso e Terra, que dão consistência ao Sistema nervoso.
Medula Óssea e tecido nervoso
-Deficiência: articulações doloridas, vertigem, impotência, vazio, angústia, olheiras.
-Excesso: peso nos membros inferiores, infecção nos olhos, feridas que cicatrizam com dificuldade.
 Tecido secundário: fluido ocular, lágrimas.

7) Shukra Dhatu - formado por água
Tecido Reprodutor
O papel do tecido reprodutor é criar vida nova. Shukra literalmente significa “sêmen”, mas também se refere em geral ao óvulo e aos fluidos geradores. Também se refere a toda forma de reprodução no corpo.
Um déficit no tecido reprodutor leva à diminuição da força, falta de ejaculação ou ejaculação demorada, impotência, reações imunológicas insatisfatórias, dor nas costas e região lombar, secura das membranas, mucosas, insegurança e falta de libido.
Muito Shukra e impulsos sexuais extremos levam a acessos de raiva, também pode alterar no homem o fluído seminal e dilatar a próstata.

O tecido reprodutor secundário é chamado de Ojas, cujo conceito veremos posteriormente.

Ojas é a Energia vital. 

Saúde à todos!




quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Curso de Massagem Ayurveda com Cristiane Ayres


Curso de Massagem Ayurveda
Módulo Básico
Módulo I



Nosso curso está dedicado a proporcionar educação no segmento Massagem Ayurveda, de alto nível em cuidados da saúde e áreas de pesquisas.

Os especialistas formados por nós, terão uma grande base no nível teórico e pratico.

Capacitamos nossos estudantes para serem futuros terapeutas, profissionais ou pesquisadores dedicados a ciência da Terapia da Massagem Ayurveda e aplicá-la em seus pacientes/clientes de forma holística abrangendo o corpo físico, mental, intelectual, emocional e espiritual.

Nossos alunos estarão capacitados para identificar as desarmonias em seus pacientes, bem como as suas características físicas, mentais e emocionais.


Informações Gerais

Reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) a massagem ayurveda utilizada por quase toda população da Índia e está sendo amplamente divulgada no mundo.

A massagem é uma das principais técnicas utilizada pelos médicos e terapeutas ayurvédicos. Surgida na cultura dos Vedas, não é apenas uma das mais antigas e sim uma das mais completas técnicas naturais para restabelecer o equilíbrio físico e psíquico.

A massagem é profundamente relaxante, atuando no campo físico e energético, tendo a função de purificação e manutenção da saúde corporal.

Tem como objetivo restaurar o bem-estar físico, mental, energético e emocional.

A massagem ayurvédica age nos sistemas: linfático (desintoxicando o organismo), circulatório (aumentando a produção de glóbulos brancos e a nutrição e oxigenação celular) e energético (reequilibrando o chakra e atuando nos sete corpos - desfazendo bloqueios emocionais). Dessa forma contribuindo na cura das principais doenças.

Um conceito diferenciado no nosso curso.

Para qualquer curso que o aluno venha fazer e se tornar um terapeuta reconhecido, o Sindicato da categoria bem como a FENATE, exige no mínimo 180 horas de estudo. Por isso estamos registrando os certificados acima de 180h, para que o aluno atue como terapeuta em território nacional, para tanto, recomendamos que se afiliasse ao sindicato dos terapeutas em sua cidade de atuação levando o certificado do curso completo que dará o direito de afiliação bem como o direito a Carteira Nacional de Terapeuta.

Os alunos formados por nós, terão o certificado expedido com as cargas horárias acima das 180 horas exigidas pela FENATE, dividido em três módulos e estágios, que dará ao direito de se afiliar ao Sindicato/FENATE para receber a Carteira com Registro Nacional de Terapeutas, onde poderá atuar em todo território nacional.

O curso está registrado na FENATE (Federação Nacional de Terapeutas).

IMPORTANTE: O aluno poderá apresentar o nosso certificado que dará condições plenas para a retirada da carteira de o Registro Nacional de Terapeuta. Cumprindo a carga horária do Curso Básico, Intermediário e Avançado. 

Formatação do curso e carga horária.

v                  O Curso é apostilado, sendo que algumas matérias por serem muito complexas ou extensas, só constarão, na apostila, tópicos referentes ao assunto, demais solicitaremos leitura complementar.

v                  É fornecido pelo curso óleos e ervas para aulas Práticas.

v                  Programa sujeito a mudanças no decorrer do curso.

v                  Para Cursos Extensivos - Módulo Básico – Treês Finais de semana Sábado e Domingo 9h as 17h, de 48h(quarenta oito) horas e 30(trinta) horas de estágio/estudo dirigido. Tendo valor total de 78 (setenta e oito) horas/ aulas

v                  Serão contabilizadas aulas extras, tais como: cursos, palestras, estágios, e demais assuntos pertinentes ao ayurveda. Para isso é necessário apresentar comprovante de presença, certificado com assinatura dos responsáveis e papel timbrado do estabelecimento. Desta forma cada aluno poderá obter uma carga diferenciada além das cursadas.

v                  Os Certificados serão expedidos após os alunos entregarem seus trabalhos de conclusão com o formulário de estágio.

v                  O Aluno tem o prazo para entregar seu trabalho após 15 (quinze) dias do término do curso.

v                  A responsabilidade de afiliação ao Sindicato é por parte do aluno.

v                  No curso estaremos realizando a prática de massagem e pedimos para o aluno levar, uma toalha, jogo de lençol e roupas apropriadas para a prática da massagem bem como sunga para homens e biquíni para mulheres.

v                  O curso é aberto ao público, sendo assim é um curso LIVRE. O curso tem o objetivo de dar condições necessárias e habilitar os participantes para o exercício, em benefício pessoal ou em âmbito profissional.

v                  Destina-se aos profissionais da área ou para pessoas que queiram iniciar um novo trabalho.

v                  Buscamos despertar a sabedoria e conhecimento em nossos alunos para que possam cultivar, a saúde de forma geral em si e em seus clientes/pacientes, porque acreditamos que cada pessoa já possui estas características dentro de si.

v                  Todo o curso é baseado nas escrituras sagradas do Ayurveda Ashtanga Hridayam, Sushruta, Charaka Samhita, Sanatana Dharma, e do Yoga Sutras de Patanjali, Bhagavad Gita, e o Tantra, Alem de literatura e técnicas de diversars áreas de terapias holísticas, como Aromaterapia, Geologia, Gematerapia etc.

v                  A coordenação do curso será por Cristiane Ayres que atua na área há 10 anos.

v                  Para fazer o Módulo Intermediário e Avançado é obrigatório ter cursado o Módulo Básico.

v                  Para quem quiser fazer somente um dos módulos, não terá certificado carimbado pela FENATE e receberá um comprovante de participação.

É obrigatório:

100% de freqüência mínima exigida - Deverão ser assistidas todas as aulas, teóricas, práticas e laboratorial.

Entrega dos trabalhos, estudos, estágios e todos as solicitações dos professores pertinentes aos assuntos abordados.

Entrega do trabalho final após 15 (quinze) dias do termino do curso. Serão aceitos trabalhos em duplas.

Programa do curso Introdutório

Parte Primeira - Introdução ao Ayurveda e técnica Básica
Iremos abordar princípios básicos para a massagem ayurveda:

Conteúdo teórico do Ayurveda (serão abordados em todos os módulos)

v      História da Massagem e terapias

v      Introdução, fundamentos, princípios básicos do ayurveda, pancha maha bhutas (os cinco elementos), as três gunas (sattwa, rajas e tamas), karma, purushartras, a compreensão do ayurveda e a inter-relação do corpo, da mente e espírito.

v      Teoria dos três doshas, estudo do vata dosha, pitta dosha e kapha dosha, suas funções e uso, o biotipo de cada ser e as possíveis combinações, prakrit (harmonia dos doshas) e vikriti (desarmonia dos doshas), e a relação e co-relaçao que fazemos no tratamento de rejuvenescimento e estética.

v      As três essências (prana, tejas e ojas);

v      O fogo digestivo (agni) e como ser usado em beneficio da assimilação dos produtos e nutrição,

v      Srotas (canais por onde passam as substâncias - nutritivas e resíduos) descrição, distúrbios e o que podem influenciar nos resultados do tratamento;

v      Os três malas (excreções corporais) e a influencia do rejuvenescimento como um todo.

v      Ênfase: Os sete dhatus (tecidos), ações, inter relações, estados de excesso e deficiência; pele: o maior tecido em suas funções, suas ações, sistema de nutrição e excreção

v      Tratamentos e Recursos Terapêuticos

v      Finalidades da Massagem Ayurveda

v      Indicações e contra indicações

v      Funções e aplicações dos:
§         Óleos, Óleos Essenciais (adaptados para Ocidente), Ervas nas massagens básicas.

Conteúdo terapias manuais - Curso Básico

v      Técnica de manobras utilizadas no Ayurveda ( módulo básico)

§         Massagem Abyanga Massagem terapêutica feita no corpo inteiro com óleos medicinais a base de plantas, específicas para cada paciente, é a técnica “carro chefe” para as demais massagens.


Quadro explicativo – total

Fases
Hora/Aula
Horário
Informações
Curso Introdutório - Básico
48 hora/aula
Três finais de semana Sábado e Domingo das 8h30 as 19h30
Incluso no Curso
Monografia e estágio Curso Básico
30 horas

A monografia é parte obrigatória do curso e deverá ser entregue quinze dias após o término do módulo.
Freqüência mínima exigida em todo curso

100% de presença e horário cumprido
Deverão ser assistidas todas as aulas, teóricas e práticas, ser entregue todas as avaliações e trabalhos de estudo dirigidos e estágio obrigatório.
Total
78 hora/aula



Valores
Modulo Básico
A VISTA
PARCELAS
VALOR DA PARCELA
ATO
30 DIAS
60 DIAS
 R$    980,00
3
 R$                  330,00
 R$ 330,00
 R$ 330,00
 R$ 330,00


Coordenação do curso:

Cristiane Ayres tem sua formação exclusiva na área de terapias, sendo diplomada em Terapia (medicina) Ayurveda, Terapias Quânticas, Cura Prânica, Naturopatia e Aromaterapia. Cursos:Terapia Ayurveda, Diagnósticos e Pulsologia Avançada com: Vasant Lad, Ayurvedic Institute - Ayurveda School |Medicina Ayurveda, Rejuvenescimento, Alimentação, Massagem Ayurveda, Massagem Ayurvédica (Método Kussun Modak) no Instituto Brasileiro de Terapias Ayurveda (IBRATA) | SENAC - Curso técnico em Massagem Ayurveda | Naturopatia no Instituto Gandhi (Índia) – USP | Terapias Ayurveda e Marma Terapiacom Dr. Avinash Lele (Vice-Presidente da Academia Internacional de Ayurveda, Pune – Índia) |Alimentação e Nutrição Ayurveda com Bharathi Lele (Diretora da Academia Internacional de Ayurveda, Pune – Índia) |Terapias Ayurveda e Psicologia Ayurvedacom Dr. David Frawley | Fitoterapia Ayurveda e Terapias Ayurveda com os médicos Dr. Mukesh N. Auropremi BSAM. MD.Ayur e Dra. Smt. Geeta. M. Auropremi BSA. MD. Ayur, ambos são Vaydias e Ayurvedacharyas |Drenagem Linfática e Naturopatia – Nisargopchar Ashram (Instituto Gandhi) com Dr. Ravindra Vasant Nisal | Iyengar Yoga com Prof. FelipeMotta e Hatha Yoga Prof. Shimada | Raja Yoga com Self Realization Fellowship |Vedanta com Ramakrishna Vedanta Ashrama |Jnana Yoga com Herbans Lal Arora |Aromaterapia – By Sâmia | Cura Prânica –Institute for Inner Studies, Inc com Terezinha Melaré | UNIPAZ – Harbans Lal AroraAbordagem Quântica Do Ser Humano: Saúde Integral e Desenvolvimento do Ser |Concepção Quântica do Ser Humano e Promoção da Saúde | Medicina Quântica e Energética

Material didático e avaliação.

O material didático e a metodologia do curso é registrado. Baseado em livros tradicionais do ayurveda, livros clássicos de Aromaterapia, Geoterapia Gemoterapia e nos principais professores e estudiosos da atualidade bem como teses cientificas.


Informações : cris_ayres@ayurelements.com - www.ayurelements.com
Data para curso intensivo     

21 e 22 de Abril
19 e 20 de Maio
16 e 17 de Junho 
         

Local

Espaço T’ai
3046. 5521 | 7855.5741
Av. das Américas, 3979 - Barra da Tijuca
Bibliografia Sugerida:

  • Ayurveda – A Ciência da Autocura, por Dr. Vasant Lad, editora Ground.
  • Ayurveda – A Medicina Indiana que Promove a Saúde Integral, por Dra. Vinod Verma, editora Nova Era.
  • Os Segredos da Massagem Ayurvédica, por Atreya, editora Pensamento.
  • Se meu médico diz que estou bem... Por que me sinto tão mal?, por Margaret Smith Peet e Shoshana Zimmerman, com revisão técnica de Erick Schulz, editora Butterfly.
  • Ayurveda e a Terapia Marma - David Frawley - Dr. Avinash Lele - Dr. Subhash Ranade
  • Tocar - Ashley Montagu
  • Medicina da Imortalidade, A - Ray Kurzweil - Terry Grossman
  • Plantas Medicinais no Brasil Nativas e Exóticas, por Harri Lorenzi e F. J. Abreu Matos, editora Instituto Plantarum de Estudo

Livros complementares em língua inglesa e espanhola:

  • Textbook of Ayurveda – Volume I e Volume II, por Dr. Vasant Dattatray Lad, M.A.Sc, editora The Ayurvedic Press, Albuquerque, New Mexico.
  • Absolute Beauty: Radiant Skin and Inner Harmony Through the Ancient Secrets of Ayurveda  Pratima Raichur  Pratima Raichur (Author)
  • The Ayurveda Encyclopedia: Natural Secrets to Healing, Prevention, & Longevity by Swami Sadashiva Tirtha
  • Ayurvedic Heling – por Dr. David Franwley, editora Lótus Press.
  • Ayurveda, por Dr. Robert Svoboda, editora Kairós
  • Ayurveda – Medicina Milenária de La Índia, por Dr. Robert Svoboda, editora Urano. Toxic and Fragrant Recipes to Create Health - Beauty - Valerie Ann Worwood

Não se pede para o curso os livros bem como leitura obrigatória indicadas a acima, a bibliografia sugerida serve para ajudar a expandir o conhecimento do curso. Atualmente se conseguem bons livros em língua portuguesa, mais na sua maioria são introdutórios. Foram recomendados livros que conhecemos a fundo, isso não quer dizer que outros livros de outros autores não sejam úteis.

Términos Sânscritos

Observe que o curso utiliza algumas terminologias em Sânscrito, sempre tentamos utilizar o mínimo possível. Algumas terminologias não podem ser traduzidas adequadamente e serão explicadas em sala de aula. Todos os sistemas médicos, incluindo a medicina ocidental, possuem as suas próprias terminologias. Não podemos esperar que o ayurveda seja ensinado sem elas, particularmente em um nível mais profundo.

Programa dos Cursos Intermediário e Avançado será postado em breve.