Não há como falarmos somente do elemento Água dentro da yoga e ayurveda, ela sempre é acompanhada de um
dos mais elementos ( ar, terra, fogo, éter) porém vamos dar uma ênfase ao que
ela se manifesta no organismo.
Os Rishis, grandes sábios receptores do conhecimento através da
intuição, perceberam que a consciência era energia manifestada dentro dos cinco
princípios ou elementos básicos. Éter (espaço), Ar, Fogo, Água e Terra. Esse
conceito dos cinco elementos repousa no coração da ciência Ayurvédica.
Os rishis perceberam que no início do universo, esses elementos
existiam em um estado de consciência não-manifestado. Desse estado de
consciência unificada, as vibrações sutis do som silencioso cósmico AUM manifestaram-se. A partir dessa vibração, primeiramente
apareceu o elemento Éter. Esse elemento etéreo começou então a movimentar-se;
seus movimentos sutis criaram o Ar, que é o Éter em atividade. O
movimento do Ar produziu a fricção e através dessa fricção o calor foi gerado.
Partículas de calor/energia coordenaram-se para formar uma luz intensa e dessa
luz manifestou-se o elemento Fogo.
Assim, o Éter manifestou-se no Ar e foi mesmo Éter que, posteriormente,
expressou-se em Fogo.
Através do calor do Fogo, certos elementos etéreos
dissolveram-se e liqüidificaram-se, manifestando o elemento Água, solidificando-se depois para formar as moléculas da
Terra. Dessa forma, o Éter revelou-se
dentro dos quatro elementos – Ar, Fogo, Água e Terra.
A Água é o quarto elemento do corpo. Manifesta-se nas secreções
dos sucos digestivos e glândulas salivares , membranas mucosas, no plasma e no
citoplasma. A Água é absolutamente vital para o funcionamento dos tecidos, dos
órgãos e dos vários sistemas do corpo, principalmente as funções eletroquímicas
e as percepções dos sabores na língua.
Dentro dos doshas ela aparece em Pitta e Kapha, onde tem um
papel diferenciado para cada um devido ao segundo elemnto que os compõe.
PITTA: Fogo e Água
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É ligeiramente oleoso, quente, intenso, ligeiro,
fluído, ácido ou fétido, móvel e líquido.
algumas Características
Pitta
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Características
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Manifestações mais comuns
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Quente
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Associado a
características digestivas positivas como bom apetite, atração por temperos e
elementos quentes (comida, calor, discussões, debates), obstinadas e determinadas.
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Agudo/Aguçado
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Dentes afiados,
olhar forte e penetrante, nariz afilado, queixo afunilado, mente aguçada e
alerta, sensível a emoções mas também bastante crítico.
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Leve
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Leve, constituição
física média, intolerância à luz intensa, pele e cabelos claros.
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Oleoso
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Pele, cabelo e
fezes oleosas, tendência a se relacionar com as pessoas exercendo controle
sobre elas; quando em excesso pode se tornar “esquivo”, manipulador e não
confiável.
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Líquido (água)
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Urina, suor e sede
em excesso, músculos suave e delicados, fezes quase líquidas, evita
responsabilidades.
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Expansível/Intenso
(Móvel)
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Sarna, acne e
inflamações que tendem a se espalhar, desejo de reconhecimento, de fama (de
ter boa reputação), pode assumir responsabilidades em excesso e querer fazer
tudo ao mesmo tempo.
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Fétido
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Comportamento e integridade questionáveis.
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KAPHA: Água e Terra
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É oleoso,
frio, pesado, estável, pegajoso, suave e brando.
algumas Características
Kapha
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Características
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Manifestações mais comuns
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Lento/Inerte
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Digestão e
metabolismo lentos, caminha e fala lentamente, aprende devagar e de maneira
metódica mas retém com facilidade.
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Pesado
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Constituição física forte e sólida, ossos e músculos fortes, ganha
peso com facilidade, tendência a ser prático porém, quando em excesso, pode
se tornar grosseiro e cruel.
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Frio
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Digestão boa mas
lenta, pele fria e viscosa (especialmente em ambientes úmidos), propensão a
resfriados, congestões nasais, pulmonares e tosses; quando em excesso pode
fazer com que o indivíduo se mantenha “frio” mesmo em situações críticas e
pareça emocionalmente distante.
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Macio
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Órgãos e pele
saudáveis e perfeitos, natureza calma e serena, tendência a ser carinhoso e
gentil; quando em excesso pode gerar dependência emocional.
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Denso
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Pele e unhas densas
e espessas, fezes densas e espessas, cabelo grosso e abundante, tecido
adiposo espesso, demora a mudar de idéia ou de posição, idéias “densas”,
tendência a ser emocionalmente estável; quando em excesso pode se tornar
insensível (“casca-grossa”).
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Oleoso (Água)
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Pele, cabelo e
fezes oleosas, juntas e órgãos bem lubrificados, tendência a se sentir
relaxado internamente e no relacionamento com as pessoas; em excesso pode
levar à obesidade, à retenção de líquidos ou mesmo ao desenvolvimento de uma
personalidade “esquiva” e não confiável.
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Suave
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Pele macia, tendência a ser carinhoso, compassivo, indulgente; quando
em excesso pode se tornar tolerante demais e acabar sendo usado pelas
pessoas, incapaz de dizer “não” e de estabelecer limites.
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Pelo Yoga, no sutra II:49
O elixir da vida é produzido pelos cinco elementos
primários, que são seus materiais mais crus, a Terra é a base para produção o
éter age como distribuidor de energia, o ar é ativado no processo da respiração
(inspiração e expiração). isto cria uma fusão dos elementos Água e fogo, que são por natureza opostos um por outro que
resulta na produção da energia elétrica, conhecida como a força da vida, em
sânscrito é chamado Ojas.
A geração e a distribuição do prâna no sistema humano, podem
ser comparadas ao da produção e funcionamentos da energia elétrica, a Água retida no corpo é Água parada e a Água que corre tem uma força dinâmica que distribui vida ou a gera,
a Água correndo com uma pouca força não pode gerar eletricidade,
através da construção de um reservatório a Água cai nas turbinas com muita força
e velocidade e produz a energia, esta energia das Águas caindo é feita para rodar as
turbinas dentro do campo magnético para gerar eletricidade e a força pode ser
reduzida ou aumentada pelos transformadores que regulam a voltagem da corrente,
daí é transmitido para cabo de luz para acender a cidades e as máquinas
funcionarem, Prana é como essas Águas que caem e geram forças.
O Fluxo inadequado não produzirá eletricidade, assim também
é nosso organismo, a respiração normal não produz eletricidade, por isso
estamos sofrendo estresses e dores causado pela má circulação que compromete
saúde e felicidade. A Corrente não é suficiente. Na pratica do pranayama
estendemos a respiração e assim a Água e o fogo fazem o papael de união, e este contato libera uma
nova energia chamada pelos iogues de energia divida, ou energia do prana.
O Pranayama visto pelo elemento Água é o ele de ligação entre o
organismo e o sistema fisiológico do homem e da sua dimensão espiritual.
Saúde sempre!
Cris
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