O antigo sistema Ayurvédico é
admiravelmente completo. Nos colégios da Índia ancestral, os estudantes podiam
escolher uma especialidade entre oito campos da medicina.
Medicina Interna (Kayachikitsa)
Relacionada com o espírito, mente e
corpo. Teoria psicossomática, reconhece
que a mente pode criar doenças no corpo e vice-versa. As sete constituições
corporais e as mentais são delineadas aqui: Vata (ar/éter), Pitta (fogo), Kapha
(água terra), Vata/Pitta, Vata/Kapha, Pitta/Kapha, e a combinação de todos os
três (Tridosha). Embora encontrar a causa de uma doença ainda seja um mistério
para a ciência moderna, este sempre foi o objetivo principal da Ayurveda. Seis
estágios de desenvolvimento da doença eram conhecidos, incluindo Agravamento,
Acumulação, Excesso, Migração, Formação em um novo local e a manifestação em
uma doença reconhecida. Equipamentos e diagnósticos modernos podem apenas
detectar uma enfermidade durante o 5o e 6o estágios.
Entretanto, médicos ayurvédicos
podem reconhecer uma doença em formação, antes dela criar desequilíbrios mais
sérios no corpo. Saúde é vista como um equilíbrio entre os humores biológicos,
enquanto a doença é um desequilíbrio desses humores. Ayurveda cria equilíbrio
suprindo os humores deficientes e reduzindo os que estejam em excesso. Cirurgia
é vista como o último recurso. A medicina moderna está apenas começando a
compreender a importância de suprir,ao invés de remover, mas ainda não sabe
como ou o quê suprir.
Adicionalmente, existem mais de 2000
plantas medicinais classificadas na literatura médica Indiana. Uma única
terapia, conhecida como Panchakarma (cinco ações), remove completamente as
toxinas do corpo. Este método reverte o caminho da doença a partir do seu
estágio de manifestação, de volta para a corrente sangüínea, e finalmente
dentro do trato gastrointestinal (o local original da doença). Isto é obtido
através de dietas especiais, massagem com óleo e terapia com vapor. Ao término
destas terapias, formas especiais de vômito, purgação (purificação) e enema
removem o excesso de seus locais de origem.
Finalmente, Ayurveda rejuvenesce –
reconstruindo as células do corpo e os tecidos depois que as toxinas são
removidas.
Olhos, Nariz, e Garganta (Shalakya Tantra)
No Sushruta Sanhita são relatadas
aproximadamente 72 doenças dos olhos, procedimentos cirúrgicos para todas as
desordens dos olhos, (cataratas, doenças das pálpebras) e para doenças dos
ouvidos, nariz e garganta.
Toxicologia (Vishagara-vairodh
Tantra)
Os tópicos incluem poluição do ar e
da água, toxinas nos animais, minerais, vegetais e epidemias; assim como as chaves para reconhecer essas
anomalias e seus antídotos.
Pediatria (Kaumara bhritya)
Neste ramo são discutidos os
cuidados pré e pós natal da mãe e do bebe. Os tópicos incluem métodos de
concepção, escolha do sexo da criança, inteligência e constituição; parto e
doenças da infância.
Cirurgia (Shalya Tantra)
Há mais de 2000 anos atrás,
sofisticados métodos de cirurgia eram conhecidos. Este conhecimento espalhou-se
pelo Egito, Grécia, Roma e conseqüentemente, por todo mundo.
Psiquiatria (Bhuta vidya)
Um ramo completo do Ayurveda, que
lida especificamente com doenças da mente,
(incluindo possessão demoníaca). Além de ervas e dieta, terapias de yoga
(pranayamas, mantras, etc.) são
empregadas.
Afrodisíacos (Vajikarana)
Essa seção lida atua em dois
tópicos: infertilidade (para aqueles que desejam conceber) e desenvolvimento
espiritual (para aqueles que anseiam transmutar a energia sexual em energia
espiritual).
Rejuvenescimento (Rasayana)
Prevenção e longevidade são
discutidos neste ramo do Ayurveda. Charak diz que para ter-se longevidade é
preciso seguir uma vida ética e virtuosa.
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