sábado, 15 de outubro de 2011

Alimentação Ayurveda



Alimentação Ayurveda: é um dos pilares principais da saúde dentro do 
Ayurveda, além do enfoque importante dos nutrientes minerais, o Ayurveda veio somar o conceito de nutrição dando ênfase aos cinco elementos: ar, éter, fogo, água e terra, resultando no poder digestivo e pós digestivos dos alimentos como ferramenta para manutenção da saúde.
Um dos enfoques é ter uma nutrição equilibrada com os seis sabores para equilíbrio ou re-equilíbrio dos doshas: Pita, Vata e Kapha.

Madhura (doce) ________________Terra e Água.
Amla (azedo/ácido) _____________Fogo e Terra.
Lavana (salgado) _______________Água e Fogo.
Katu (picante) _________________Fogo e Ar.
Tikta (amargo) _________________Ar e Éter.
Kashaya (adstringente) __________Ar e Terra

O Ayurveda, alem dos sabores, também da atenção para o estado que os alimentos proporcionam no corpo.

Podemos notar que as comidas ingeridas são substâncias bioquímicas, exatamente como é o corpo humano. Essas substâncias podem e devem manter o equilíbrio químico do corpo.

Quando a pessoa está emocional e mentalmente equilibrada, todos os sistemas, principalmente o endócrino responsável pela distribuição de informações hormonais pelo corpo, são beneficiados com todos os nutrientes necessários para a manutenção bioquímica. Isso ocorre porque os valores que a pessoa tem sobre os alimentos, a maneira pela qual são ingeridos e o estado de espírito na hora das refeições, são totalmente condizentes à sua natureza.

De acordo com o Ayurveda, os alimentos podem ser classificados em três categorias:

1- Alimento Sattiwiko – É sutil, puro; é a comida que é boa tanto para a mente quanto para o corpo. Isso inclui todos os cereais integrais, frutas frescas e desidratadas, o leite e derivados frescos, sementes, temperos suaves e frescos, sal e açúcar naturais, mel, chás de ervas sem cafeína, a maioria das verduras e legumes; leguminosas, principalmente as que têm menos acidez, remédios homeopáticos, fitoterápicos e florais.

2- Alimento Rajasiko – É mutativo e ativo; é a comida que pode ou não ser boa para o corpo, mas que agita muito a mente. Entre esses alimentos incluem-se os temperos fortes usados sem moderação, rabanetes, cafés, chás e bebidas cafeinadas consumidas até três xícaras por dia, bebidas carbonatadas, sodas, chocolates e remédios alopáticos.Em lugares onde a temperatura alcança abaixo de zero grau centígrado, a comida Rajasika torna-se Sattiwika e a comida Tamasika torna-se Rajasika.

3- Alimento Tamasiko – É estático e inerte; é a comida que não é boa nem para o corpo e nem para a mente. Isso inclui todas as carnes, principalmente as vermelhas em lugares onde a temperatura se eleva mais que 15o centígrados. Os derivados das carnes, principalmente os enlatados e conservados quimicamente. Todos os laticínios produzidos com conservantes e os apodrecidos principalmente os queijos. O fumo, o álcool, qualquer coisa podre ou estragada, chá cafeinado, mais que três xícaras por dia, drogas e alucinógenos de origem sintética e outras substâncias que alteram o estado normal do organismo e descentralização da mente. Remédios alopáticos tomados aleatoriamente. Existe também uma condição muito peculiar, quando qualquer alimento ou substância, mesmo em estado natural, ingerido demasiadamente e indiscriminadamente, seja lá qual for sua condição, torna-se Tamasiko.

Para Ayurveda a principal causa de doenças e desequilíbrios tem sua origem no sistema digestivo e na deficiência do Agni (fogo digestivo).
Os desequilíbrios estão diretamente ligados a uma alimentação desequilibrada com combinações incompatíveis entre os alimentos e entre alimentos e doshas (biótipo individuais), exageros alimentares, uso de alimentos industrializados como enlatados e com muita química para conservar o alimento, e todos estes fatores colaboram para que o apaguem o agni (fogo digestivo) ou aumente excessivamente permitindo a formação de toxinas que acabam se instalando em no aparelho digestório e assim levados a percorrer todo o corpo e atingindo os órgãos vitais.

A alimentação ayurveda recomenda: devemos preferir alimentos de acordo com nosso biótipo em harmonia ou utilizar alimentos como “medicamento” para que atue na correção da desarmonia e assim eliminando as toxinas.
Um dos fatores principais que trabalhamos nas terapias ayurveda é a Dietoterapia Ayurveda, mas só a dietoterapia não é capaz de sanar por completo as desarmonias, pois dependem da Fitoterapia, Terapias e muito mais.

Importante lembrar que o “Fator saúde” depende de Alimentação, Excreções (urina, fezes e suor) e de uma rotina diária.

Quando o organismo esta muito sobrecarregado de toxinas é comum que utilizamos o Jejum Terapêutico para DETOX.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário