segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Oito Ramos da Medicina Ayurveda (ashtanga)


 

O antigo sistema Ayurvédico é admiravelmente completo. Nos colégios da Índia ancestral, os estudantes podiam escolher uma especialidade entre oito campos da medicina.

Medicina Interna (Kayachikitsa)
Relacionada com o espírito, mente e corpo. Teoria psicossomática,  reconhece que a mente pode criar doenças no corpo e vice-versa. As sete constituições corporais e as mentais são delineadas aqui: Vata (ar/éter), Pitta (fogo), Kapha (água terra), Vata/Pitta, Vata/Kapha, Pitta/Kapha, e a combinação de todos os três (Tridosha). Embora encontrar a causa de uma doença ainda seja um mistério para a ciência moderna, este sempre foi o objetivo principal da Ayurveda. Seis estágios de desenvolvimento da doença eram conhecidos, incluindo Agravamento, Acumulação, Excesso, Migração, Formação em um novo local e a manifestação em uma doença reconhecida. Equipamentos e diagnósticos modernos podem apenas detectar uma enfermidade durante o 5o e 6o estágios.
Entretanto, médicos ayurvédicos podem reconhecer uma doença em formação, antes dela criar desequilíbrios mais sérios no corpo. Saúde é vista como um equilíbrio entre os humores biológicos, enquanto a doença é um desequilíbrio desses humores. Ayurveda cria equilíbrio suprindo os humores deficientes e reduzindo os que estejam em excesso. Cirurgia é vista como o último recurso. A medicina moderna está apenas começando a compreender a importância de suprir,ao invés de remover, mas ainda não sabe como ou o quê suprir.
Adicionalmente, existem mais de 2000 plantas medicinais classificadas na literatura médica Indiana. Uma única terapia, conhecida como Panchakarma (cinco ações), remove completamente as toxinas do corpo. Este método reverte o caminho da doença a partir do seu estágio de manifestação, de volta para a corrente sangüínea, e finalmente dentro do trato gastrointestinal (o local original da doença). Isto é obtido através de dietas especiais, massagem com óleo e terapia com vapor. Ao término destas terapias, formas especiais de vômito, purgação (purificação) e enema removem o excesso de seus locais de origem.
Finalmente, Ayurveda rejuvenesce – reconstruindo as células do corpo e os tecidos depois que as toxinas são removidas.

Olhos, Nariz, e Garganta (Shalakya Tantra)
No Sushruta Sanhita são relatadas aproximadamente 72 doenças dos olhos, procedimentos cirúrgicos para todas as desordens dos olhos, (cataratas, doenças das pálpebras) e para doenças dos ouvidos, nariz e garganta.

Toxicologia (Vishagara-vairodh  Tantra)
Os tópicos incluem poluição do ar e da água, toxinas nos animais, minerais, vegetais e epidemias;  assim como as chaves para reconhecer essas anomalias e seus antídotos. 

Pediatria (Kaumara bhritya)
Neste ramo são discutidos os cuidados pré e pós natal da mãe e do bebe. Os tópicos incluem métodos de concepção, escolha do sexo da criança, inteligência e constituição; parto e doenças da infância.

Cirurgia (Shalya Tantra)
Há mais de 2000 anos atrás, sofisticados métodos de cirurgia eram conhecidos. Este conhecimento espalhou-se pelo Egito, Grécia, Roma e conseqüentemente, por todo mundo.  

Psiquiatria (Bhuta vidya)
Um ramo completo do Ayurveda, que lida especificamente com doenças da mente,  (incluindo possessão demoníaca). Além de ervas e dieta, terapias de yoga (pranayamas,  mantras, etc.) são empregadas.

Afrodisíacos (Vajikarana)
Essa seção lida atua em dois tópicos: infertilidade (para aqueles que desejam conceber) e desenvolvimento espiritual (para aqueles que anseiam transmutar a energia sexual em energia espiritual).

Rejuvenescimento (Rasayana)
Prevenção e longevidade são discutidos neste ramo do Ayurveda. Charak diz que para ter-se longevidade é preciso seguir uma vida ética e virtuosa.


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