quinta-feira, 19 de julho de 2012

Se você sente algum desconforto ou deseja prevenir alguma doença ou viver em harmonia o Ayurveda é para você!




O Ayurveda * recém chegado no Ocidente e revivido e relembrado em sua própria cultura a cerca de 40 anos, é uma das mais antigas medicinas do planeta. Há cerca de 15 anos ela vem timidamente ganhando seu espaço aqui no Brasil, apesar que antes desta data ela já era estudada aqui mas poucos ouviram falar de seus cuidados.

Esta ciência da cura se originou na Índia mais de 5 mil anos e é a ciência irmã do Yoga e Gramática.

Alem de estudarmos todos os pontos que engloba vida, desde o inicio do Universo até Massagem, ela se concentra em na cura física, mental, intelectual, alem de promover o desenvolvimento de nossa consciência e conexão com o nossa alma.

Ayurveda acredita que cada pessoa é um projeto único, ou seja, isso faz com que nós terapeutas tratar um ser original e de forma bem particularizada sendo que a pessoa recebe um tratamento específico, não só para o estado do seu corpo, mas também a sua mente, seu intelecto e espírito através de uma descoberta de uma nova consciência. Cada pessoa tem necessidades únicas, formas únicas de apresentar a mesma doença, exemplo cito uma gripe, ela pode ter um fundo diferente para cada pessoa e seu tratamento não é com um analgésico global e genérico.

É assim que diagnosticamos e tratamos as pessoas, alem é claro de que se a pessoa não aprender a gerir o desequilíbrios estará propenso a doença que cada vez mais e tende piora a cada ciclo, por isso que é importante trabalhar todos os corpos e não só o físico.

Uma das prioridades é levar o paciente/cliente a conhecer a raiz do seu problema. O que ocasionou?  O que desencadeou este processo? A partir de quando? Qual a mudança do estilo de vida? O que você absorveu negativamente do mundo externo para o interno? Por que deixou isso acontecer? Alem de outros despertar da conciencia chegamos ao diagnostico mas  sem saber isso é como usar um tratamento genérico.

Para o Ayurveda existe também três pilares importantes que é a Alimentação, Excreções ( feses, Urina e suor) e Sono. Mas no nível físico, Ayurveda foca inicialmente na cura do sistema digestório, pois todos os outros tecidos do corpo ( sangue, plasma, gordura, tendões e músculos, ossos, medula e material genético ( óvulo e sêmem)  são nutridos a partir deste sistema. Um sistema enfraquecido ou com oscilações altas o levara a ter problemas em toda cadeia.  Quando os sintomas como flatulência, fezes soltas, flatulência, intestinos presos, dores abdominais, má digestão, digestão rápida demais, azia, queimação dentre outros sintomas são um dos sinais que o sistema não esta saudável e provavelmente o desconforto como Insônia, Estresse, Irritação, Depressão, Cansaço, Confusão mental, Sonolência, Nódulos, Câncer, Aumento de peso já instalou no seu corpo.

Desta forma vamos estudar quais as ferramentas deste universo iremos utilizar para deixar o corpo harmonioso. Podemos usar a alimentação, herbologia, terapias, massagens (ex. abhyanga e shirodhara), mapa astrológico, terapias de limpezas internas, psicologia ayurveda enfim muitas outras técnicas que esta ciência oferece. 

Apesar de que o Ayurveda é um método de prevenção mas quando o sintoma negativo é instalado temos uma variedade de ferramentas para resolvê-los.

O Ayurveda não é limitado à cura do corpo cuidamos desde picadas de inseto, câncer até traumas emocionais, tudo com  o desenvolvimento da consciência do paciente.

Alem de tudo que vimos acima podemos incluir técnicas de yoga e meditação para promover o equilíbrio mental, uma vez que estas ciências têm uma vertente só. 

Outra forma que podemos incluir o Ayurveda na nossa vida é quando não sentimos bem, algo de errado então vamos ao médico e todos exames saem com resultado ótimos, mas lembramos que muitos desconfortos físicos são precedidos por desequilíbrios mentais, emocionais que ainda não se instalaram no corpo físico, e assim partimos para outro tipo de tratamento.

A grande maioria das pessoas que levam a sério o tratamento e podem observar as mudanças profundas em sua saúde, bem-estar em todos os níveis, pois o Ayurveda fornece uma grande variedade de ferramentas e tratamentos para restaurar a nossa saúde em todos os níveis.

Se você sente algum desconforto ou deseja prevenir alguma doença  ou viver em harmonia o Ayurveda é para você!

Texto Cris Ayres

* somos complementares a medicina tradicional. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário