sábado, 18 de dezembro de 2010

PRIMEIRO PROJETO 100% AYURVEDA ORGÂNICO


Há muito tempo, venho estudando sobre o ayurveda e a relação dele com o mundo. O ayurveda como sabemos é uma tradição milenar que vem sendo difundida no mundo moderno. Ele tem como base o estudo da vida, todos os aspectos que conhecemos do modo vivente, universo interior e universo exterior) são abordados em seus textos sagrados que são Charaka Samhita, Sushuma Samhita e Ashtanga Hidraya.

Recentemente “terminei” um longo estudo sobre os textos, principalmente o Charaka com qual tive meu primeiro contato.

Pude observar que se trata de um grande universo e que podemos nos dedicar a algumas especializações, se é que posso dar esta conotação. Eu resolvi me dedicar a três áreas, e diagnósticos corporais internos e externos, como: leitura de pulso, língua, olhos, mãos e unhas, Rasayana conhecido como Rejuvenescimento e Estudo dos átomos que me levou a entender o funcionamento dos corpos e canais de energia.

Em todos os campos estudados e abordados no ayurveda a alimentação e a digestão é fundamental, assim como as excreções e isso funciona acordo com nossa característica individual (doshas). Nada adianta uma boa alimentação se não temos um corpo livre de toxinas. A alimentação e nutrição no ayurveda pode alcançar vários aspectos, o corpo físico, o intelectual, o mental, o espiritual, o da consciência, dentre outros corpos.
Alem do corpo físico se alimentar, os outros corpos também tem sua alimentação em um nível mais sutil. Mas para tanto a pratica de alimentos auspiciosos, da forma que foram cultivados, sofreram suas colheitas, o solo, quem os plantou, o cuidado, a forma com que recebeu a chuva, o sol, as estações e a ausência de agentes químicos tóxicos, vão gerar um alimento mais saudável, mais compatível com os tecidos corporais e a sua energia também irá interferir em todos os outros corpos, se bem que utilizamos outras técnicas mais sutis para alimentar os demais corpos. A meditação, o pranayama, o yoga, o autocontrole mental, e dedicação a uma linha espiritual, também é uma forma de alimento saudável.

Em um curso que tive com Avinash Lele, ele lançou uma frase no ar que me fez pensar muito neste projeto que inicio. Cada país tem o alimento e a erva que merece, ou seja, em todos os textos lemos a importância do cultivo da alimentação, a influencia do solo, da chuva, do sol, das estações do ano. De uma forma geral o ayurveda nos explica que o que nos mantém em harmonia ou nos causa desarmonia é toda a influencia que recebemos de fatores externos, uma má alimentação, a descompensação climática*, o mal cultivo do alimento, pensamentos ruins, energias não compatíveis com a nossa verdade, influencias negativas de outras pessoas, enfim podemos citar muitos outros aspectos.

Com essa forte mudança cultural que vem ocorrendo nos últimos 30 anos, a globalização, as cobranças, tecnologia, a troca de papeis e valores, as pessoas começaram a perder o contato com a natureza e com o que ela pode nos oferecer. Tanto é que, alem de não olhar mais o por do sol, não saber mais qual a fruta da estação, o famoso chá da vovó seja para relaxar como para ajudar na digestão, os banhos para amenizar ou até curar doenças de pele, a caminhada, a atenção no que acontece em sua volta e uma refeição em família, isso nos distanciou muito da origem do ser humano que é parte da natureza.

Com isso, pensei em resgatar um pouco desta cultura saudável, uma vez que o ayurveda me permite a escolher o melhor para a saúde.

Este projeto consiste em adequar as varias faces do ayurveda para uma vida mais saudável.

Resolvi pensar, pesquisar e incorporar o Orgânico em minha vida e na vida de meus pacientes/clientes.

Recentemente pude estar na Europa e o “Mercado Orgânico” é muito forte, desde alimentos, óleos, cosméticos, materiais de higiene corporal e da casa, enfim tudo, tudo, tudo, mas confesso que quando voltei ao Brasil tive esta dificuldade em achar tudo com a mesma facilidade, então à primeira coisa foi iniciar pelo alimento e produtos para as terapias, muitos deles podemos até plantar no quintal ou vaso de casa.

Há também como dizer que nos tempos de hoje não conseguimos aplicar o ayurveda datado de cinco mil anos atrás, pois o planeta mudou, as condições climáticas, os continentes, o modo vivente não é mais o mesmo, portanto é necessário que entendamos o conceito do ayurveda, que saibamos interpretar as linhas de uma forma que adaptamos com inteligência as necessidades de cada pessoa, de cada estado e país. Há exemplos que eu gosto de colocar para que possamos para e pensar o quanto é importante adaptação e interpretação. Uma amiga esteve recentemente a trabalho no Alaska, conviveu durante 20 (vinte) dias com os esquimós, alem de uma cultura muito diferente aos nossos olhos, a forma de alimentação deles é a base de carnes e carnes cruas. Poucos vegetais, poucas frutas, grãos ainda mais difícil. O alimento que tem é importado, e importado já no ponto de vista ayurvédico não é tão benéfico, pois recebeu a influência d aterra e clima diferente do pais que irá utilizar, mas então eu pergunto: No Alaska não tem solo para plantio, não há condições de agricultura. O Ayurveda em nenhum dos tratados recomenda carne de Baleia, pois então, no Alaska é o alimento principal. O que sei dizer que na divisão dos níveis de Alimentos Sattivico ( ideal, auspicioso, leve, não gera toxinas, voltado para o vegetarianismo), esse não caberia para os Esquimós, mas sabemos que lá o frio é rigoroso e que a Carne da baleia, pesada, gordurosa se torna sattivica, pois é, o que faz com que eles sobrevivam as baixas temperaturas, nutrindo-os de forma geral. No corpo é usado óleo de baleia, não tem girassol, oliva, gergelim. Olha a adversidade. Por isso que cabe a todos aplicar o Ayurveda de forma inteligente e com uma boa interpretação das escrituras.

O Ayurveda Orgânico propõe a utilização dos produtos e alimento orgânicos respeitando o que as estações do ano, o solo pode nos dar e mais do que isso respeitando a individualidade bioquímica de cada organismo, utilizando alimento correto para cada dosha.

Como sabemos nesta área trabalhamos a sazonalidade, portanto iremos adaptar o cardápio e as terapias de acordo com o que temos no tempo certo e de uma forma adequada aos tratamentos dos doshas.

Na área da alimentação vamos utilizar produtos de origem Brasileira, buscando o que país e o estado nos oferece, mas o que não tivermos aqui e for necessário para uma boa saúde vamos utilizar importada pelo menos do mesmo continente ou de paiz com o clima tropical, para que possamos adaptar todos os meios de tratamento e terapia.

Ayurveda Orgânico na:


Na Terapia Alimentar ou Dietoterapia

Todo conceito foi pensado de acordo com as bases do ayurveda. Quanto mais soubermos a origem do alimento e seu fator de nutrição, mais será benéfico para a saúde, contando que os alimentos orgânicos possuem muito mais nutrientes do que os não orgânicos que são cultivados com o uso de adubos químicos ou agrotóxicos que geram mais toxinas e menos aproveitamento de nutrientes.

Os alimentos orgânicos além de ser mais saudáveis e saborosos seu cultivo não prejudica o meio ambiente e seu papel é fundamental para o ayurveda, pois estamos nos alimentando de acordo a estação do ano, com alimentos naturais, mais nutritivos, e direcionada para cada dosha e equilibrando o meio. Se pensarmos que a influencia externa natural é o que nos atinge diretamente para nosso equilíbrio ou desequilíbrio, podemos saber que um ecossistema e meio ambiente sadio, o corpo se torna o seu espelho e com tudo iremos influenciar indiretamente no bem estar de todas as pessoas e seres vivos que ainda não tem esta consciência.

Este é assunto sério para a maioria das pessoas, principalmente para os indianos que a vêem como ato sagrado de sua cultura esta forma vivente.

A Culinária Ayurveda é perfeitamente adaptável para cada tipo de pessoa, por entender profundamente os efeitos dos sabores suas qualidades, principalmente quando se trata das famosas especiarias e alimentos naturais que tem inúmeras funções, em especial, as digestivas, as que geram limpeza interna, as que rejuvenescem desde as células até os tecidos.

Com o profundo estudo dos efeitos da alimentação observou-se a grande influência de como os alimentos atuam no comportamento, assim como o bem estar físico e emocional. Então, venha conhecer um pouco dessa maravilhosa arte de como combinar, preparar os alimentos e desfrutar de uma vida de sabor e saúde, para isso criamos um trabalho de consultas individuais, familiares, cursos, workshop, palestras. Tudo para que possa conhecer este vasto universo com uma visão e abordagem diferente das ocidentais.

Terapias:

As terapias em conjunto com a alimentação geram rejuvenescimento, e este é um dos ramos do ayurveda que preza profundamente a ausência de doença e saúde plena. O Rejuvenescimento tem um papel muito importante e não é ter apenas uma pele mais nova, mas tem as células corporais novas independente da idade do ser humano.

Podemos alcançar excelentes resultados nas aplicações das terapias de uma forma geral.

Através das terapias conseguimos trabalhar a nutrição da pele, a limpeza do sistema fisiológico e reorganização energética do corpo físico.

Um dos primeiro passos é identificar o dosha de nascimento e o dosha que esta em desarmonia, a partir deste ponto traçar um tratamento individualizado, e nesta área usamos quatro passos fundamentais.

Desta forma a pessoa que se submete a terapia de Rejuvenescimento, adquiri longevidade, memória, intelecto, ausência de doenças, brilho, voz excelente, excelente potencialidade nos corpos, nos sentidos e no estado mental, Vaksiddhi (aquele que pratica a verdade), respeito e claridade levando a um estado mais avançado de consciência.

Os quatro passos principais das terapias:
Chikitsa – remover a doença, afastar a doença através técnicas de limpeza e nutrição corporal

Ausadha – preparar todas os medicamentos naturais e auspiciosos para que o individuo tenha a capacidade de trabalhar com todos os corpos, sentidos, mente e intelecto.

E então entramos em Pathya (o que é condizente com a saúde), também significa os canais de circulação (Srotas), que terão que estar fluindo muito bem para transportar a nutrição e retirar a parte tóxica do organismo.

E conseguimos o Sadhana, que é responsável pelo estado de libertação da doença, ou para um individuo saudável a excelente manutenção da saúde através das praticas.

Nas terapias utilizaremos:

Óleos orgânicos de castanhas e frutos brasileiros que são adaptados aos efeitos para cada dosha em massagem, shirodhara dentre outras técnicas.

Ervas – todas orgânicas em forma de pó, chás, emplastos (lepas).

Condimentos – orgânicos cultivados no Brasil e importados, por não termos todas as opções aqui.

Toalhas e Lençol – Todos feitos de algodão orgânicos.

Todo esse diferencial no trabalho é para que possamos cada vez mais estar de acordo com as sabedorias ancestrais do ayurveda e para que possamos gerar manter a saúde plena, bem estar e trabalhar de forma preventiva das doenças e cooperar com meio ambiente.
Sáude a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário