sábado, 18 de dezembro de 2010

Rejuvenescimento pelo Ayurveda



No Ayurveda o rejuvenescimento é o que nos traz a longevidade.

O rejuvene
scimento é responsável por manter a saúde plena, antes de tudo é um dos ramos do ayurveda que promove a saúde e age como terapia preventiva.

Temos que cuidar do corpo antes que adoeça, e isto é a base fundamental para saúde: física, mental, espiritual, emocional, intelecto, consciência, inteligência e a saúde do ser.

Em sânscrito chamamos de Rasayana.

Rasayana promove a saúde através da dieta, condutas e drogas (termo usado no charaka samhita) mas que quer dizer, seus fitoterápicos, herbologia, uso de metais, dentre outros agentes que promove saúde e prevenção de doenças e envelhecimento. O rejuvenescimento é muito mais extenso dentro do ayurveda do que conhecemos no dia-a-dia ocidental. O rejuvenescimento não só cuida da pele, mas de todos os sistemas que mantem um ser humano vivo e saudável, ele ensina como nos alimentar ( em vários corpos) e nos ensina como fazer as exceções do que não é como urina, suor, fezes, pensamentos não bons, aspectos espirituais ruins, falta da consciência e o não uso do intelecto.

O Rejuvenescimento (Rasa) pode significar o sumo ou o suco, a parte mais refinada do corpo, a parte medular, essência, fluido.

Portanto no ayurveda rejuvenescimento tem um papel bem extenso.

Dentro da anatomia, fisiologia e vida no ayurveda é dividido o ser da seguinte forma:

CORPO:
3 doshas (vata, pitta e kapha).
7 dhatus (7 tecidos: rasa, rakta, mansa, asthi, majja, sukra e medha).
3 malam (3 eliminações: fezes, urina e suor).
SENTIDOS:5 órgãos dos sentidos (gyanendryas): ouvidos, pele, olhos, língua e nariz. O Fluido corpora de boa qualidade
5 órgãos da ação (karmendryas): órgãos da fala, excreção, reprodução, mãos e pernas.
MENTE: - UBHAYENDRA.
CONSCIÊNCIA: - ATMA

O Rasa (fluido) de boa qualidade, não deve estar presente somente em quantidade, deve também ser capaz de permear os vários tecidos do corpo, bem como todo o ser humano de tecidos à atma, fornecendo o que eles precisam e da mesma forma que retira as toxinas produzidas pelo corpo, e isso deve ter a sincronicidade perfeita. A limpeza do corpo é tão importante quanto sua nutrição correta.

O tecidos do corpo em decadência criado pela interação de agnis (anzimas) neste processo ininterrupto, dizemos que o envelhecimento está precoce. Se mantermos o corpo com agni (fogo digestivo e ou enzimas) equilibrado nos diferentes tecidos que vimos acima, o envelhecimento é muito menor.

O Fator acima fica mais fácil em equilibrar na vida jovem, porem na velhice, precisamos dar ênfase a tratamentos que aumente o agni, pois nesta fase da vida em que chamamos fase vata, o agni é em quantidade menor no corpo e por isso há o envelhecimento de todos os tecidos e não só o da pele, e nesta fase o ser humano fica mais exposto a vários tipos de doença, por isso que a Terapia de rejuvenescimento é bom ser aplicada desde crianças, pois é uma forma de manter o corpo mais saudável para a velhice.

Para alcançar um objetivo com o Rejuvenescimento, temos que utilizar varias formas de terapias, voltadas para nutrir, aumentar o agni e limpar, mas desde que alcançamos e penetramos a parede das células, e isto vai variar para cada individuo, pois o objetivo da terapia é ser administrada através de varias formas e de forma bem individualizada.

Utilizamos, a dieta de uma forma bem diferenciada, *medicamentos, condutas selecionadas para cada individuo como Panchakarma (limpezas internas ex: enema) e Purvakarma ( limpezas externas ex: massagem), além de diversas terapias.

Para pacientes saudáveis podemos utilizá-la como uma forma preventiva respeitando sua individualidade bioquímica (doshas), já para pacientes que estejam sofrendo de alguma doença, é direcionado o tratamento especifico atuando na causa, sintoma e efeito da doença.

No Charaka Samhita, primeiro pada, diz que os fatores indispensável no tratamento de Rejuvenescimento são

1 – Médico (faço minha observação – aqui se refere aos Vaydias, médicos que seguem tradição e que vem trazendo seu conhecimento dos seus antepassados. Hoje é comum a faculdade de Medicina Ayurveda que é tratada da mesma forma como um estudo superior de anos e especializações. Aqui no Brasil esta pratica é aplicada por Terapeutas, mesmo o medico tendo sua faculdade de Medicina Ocidental, não é tratado como médico ayurvédico, aqui esta pratica é “reconhecida” para Terapeutas. Portanto a escolha de uma boa sintonia com o terapeuta é importante para fluir o tratamento.

2 – Medicamento *
* droga auspiciosa de origem vegetal, mineral, metais, animal – Charaka Samhita.

Faço minhas observações novamente
Origem:
Vegetal – óleos, ervas dentre outras origens nesta linha
Mineral – pedras preciosas e semi preciosas – jóias
Metais – Ouro, cobre, prata, mercúrio ( somente utilizado na Índia) altamente tóxico.
Animal – Banha, carne dentre os aspectos que eram utilizados no passado, ossos e dentes para material cirúrgico ou de intervenção. Conta aqui também a terapia de Raktamosha com as Sanguessugas, para retirada de toxinas de áreas acometidas por doenças.

3 - Assistentes – pessoas capacitadas que ajudam os médicos aplicarem as terapias devidas.

4 – Pacientes – aceitação, conduta e a dedicação do paciente com o tratamento.

Passos para o rejuvenescimento

Um dos primeiro passos é identificar o dosha de nascimento e o dosha que esta em desarmonia, a partir deste ponto traçar um tratamento individualizado.

Dividimos os tratamentos em algumas partes, quatro delas irei mencionar, por ser muito extensas.

Chikitsa – remover a doença, afastar a doença através de terapias direcionada, então usamos o próximo passo.

Ausadha – preparar todas os medicamentos, como vimos acima, para que a partir dai o individuo tenha a capacidade de trabalhar com todos os corpos, sentidos, mente e intelecto.

E então entramos em Pathya ( o que é condizente com a saúde), também significa os canais de circulação (Srotas), que terão que estar fluindo muito bem para transportar a nutrição e retirar a parte tóxica do organismo.

E conseguimos o Sadhana, que é responsável pelo estado de libertação da doença, ou para um individuo saudável a excelente manutenção da saúde através das praticas mencionadas acima.

Desta forma a pessoa que se submete a terapia de Rejuvenescimento, adquiri longevidade, memória, intelecto, ausência de doenças, brilho, voz excelente, excelente potencialidade nos corpos, nos sentidos e no estado mental, Vaksiddhi (aquele que pratica a verdade), respeito e claridade levando a um estado mais avançado de consciência.

Podemos ressalta aqui fatores que levam os indivíduos perderem o rejuvenescimento e juventude, nestes fatores é acelerado o estado de envelhecimento precoce.

1- Ingestão de dieta de baixo nível,
2- Vegetais, secos e crus, carne em demasia, alimento refinado, pesado, deteriorado, estragado, feijões e grãos colhidos na ora ainda em estado de germinação.
3- Ingestão de alimentos antes do que o alimento anterior tenha feito a digestão.
4- Dependentes de sono diurno.
5- Sexo demasiado.
6- Uso de bebidas alcoólicas.
7- Atividades, esforços físicos excessivos e irregular.
8- Pessoas que possuem medo, fome, falta de fome, sofrimento, avareza, paixão descontrolada, excesso de trabalho.

Recomendações

Procure um terapeuta de confiança e que se sinta a vontade,
Tenha uma dieta adequada ao seu caso, este é um fator importantíssimo, cada pessoa tem a individualidade. Procure um terapeuta apto a te direciona e acompanhar você periodicamente.

Mantenha a mente limpa que é autocontrolada. É importante a consciência e disciplina no tratamento, muitas vezes a mente é sabotadora, aqui a pratica de Meditação e pranayama são fundamentais. Procure uma meditação que adéque com sua personalidade. Pranayama é utilizado para controlar a mente o maior fator de ajuda neste momento. Um professor de Yoga ou um terapeuta pode ajudar a encontrar o melhor método para seu biótipo.

Utilizar os “medicamentos* auspiciosos” ou “drogas celestiais” para cada caso.

Pedras preciosas aqui não é para alimentar o mercado de Luxo, mas é uma parte fundamental para o tratamento, equilibra os minerais que estão contidos em nosso organismo.

Uma vida regrada, sem julgamentos, sem interferir de uma maneira ríspida e negativa na vida das pessoas também é parte de um tratamento. Lembrando que cada individuo esta em fase de crescimento, elevação e aprimoramento. Todos tem um estagio de aprendizado. Portanto a Terapia do espelho é importante. Veja como julga a vida e as outras pessoas, pode ser o grande segredo do desconforto que instala em seu corpo.

Pratique o Santosha, o contentamento faz parte do crescimento e da consciência, assim manteremos nosso ser rejuvenescido do corpo a alma!

Saúde rejuvenescida a todos!
Acesse matéria para Yoga pela Paz

http://yogapelapaz.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário