segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Cardamomo | Receita | História


O cardamomo é originário da costa do Malabar, na Índia mas também pode ser encontrado na Guatemala e no Ceilão.

Seu nome cientifico (Elettaria cardamomum) é uma árvore de grande porte, pertencente à família das zingiberáceas, a mesma do gengibre, com folhas grandes, flores brancas e frutos secos de coloração esverdeada. As sementes de cardamomo têm cor negra e nascem dentro de finas e delicadas vagens verdes claras, há sementes de cor marrom escura , mas todas com um aroma muito intenso canforado, quente e penetrante,  seu sabor é adocicado, adistrigente e picante.

O que usualmente conhecemos são os frutos que dão sabor à comida e serve para aliviar a intolerância de que sofrem algumas pessoas (especialmente as crianças) ao glúten nos cereais, desordens de sistema digestório, retenção de toxinas e hídrica.

Os romanos utilizavam-no para curar doenças urinárias, como descongestionante estomacal e para emagrecer, se não sabia, agora pode fazer uso desta especiaria tão especial, o cardamomo emagrece! E não é só, ele têm muitas  propriedades curativas, entre elas: antiséptica, digestiva, diurética, expectorante e laxante. Regula o metabolismo, ajuda a amenizar a artrite e é um bom suplemento para os diabéticos.

Seu uso fortalece o coração e os pulmões. Também alivia gases. É um atenuante para dor e um aguçador para mente. Abre a respiração e refresca o hálito
A semente de cardamomo contém: proteína, água, óleo essencial, carbo-hidratos (hidratos de carbono) e fibra.

Curiosidade - Egípcios e  gregos usavam-na frequentemente, pois sua versatilidade é enorme. O cardamomo chegou à Europa pela rotas das antigas caravanas que faziam o caminho das Indias atraz de especiárias e rapidamente integrou o sofisticado trio das especiarias mais caras da atualidade, ao lado do açafrão ( curcuma em pestilho)e da baunilha. Os escandinavos e os russos usam cardamomo na confeitaria e os alemães adicionam-na a frios e ao escabeche de arenque
De sabor exclusivo, refrescante e quente ao mesmo tempo, algo cítrico, um pouco doce, suavemente amargo é usado para aromatizar pratos doces e salgados, carnes e peixes, compotas, chás e cafés.


Muito usadas no Oriente Médio e na Índia, sendo componentes imprescindíveis do Curry e do Garam Masala. O Garam Masala é um grande tempero, ou melhor, uma equilibrada mistura de temperos aromáticos que varia de região para região e até de família para família. Em outros posts vou ensinar as receitas de duas massalas de Garam, cada uma de uma região específica da India.
O Cardamomo puro pode ser utilizado em chás e café. Segundo o Ayurveda ele elimina as toxinas do café, por ter qualidade satvica.

Pela manhã poderá optar por chá de cardamomo em jejum, ele ajuda na limpeza do sistema digestório.

Atenção: Não deve ser consumido em altas doses, pois pode provocar vômitos.

Cardamom Masala 

Ingredientes:
        5 pimentas malaguetas inteiras
        5 cardamomos inteiros *
        4 cravos
        1 pedaço de 5cm de canela em rama
        1 colher de sopa de ghee
        1 colher de chá de coentro
        1 colher de chá de coco ralado
        ½ colher de chá de cominho

Preparo: numa panela aquela o ghee e frite o coco ralado por 5 minutos. Reserve. Na mesma panela aqueça as pimentas e o coentro por 3 minutos, acrescente os cravos, o cominho e a canela e aqueça por mais 2 minutos. Reserve até esfriar. Moa todos os ingredientes a guarde em pote hermeticamente fechado por 02 meses.
Uso: tempere batata inglesa, batata doce, inhame, ervilha, grão de bico, mandioca, beterraba e cenoura para obter um aroma exótico e requintado, porém muito quente devido às pimentas que ele contém.

*4 sementes inteiras equivalem a ¼ colher de chá de cardamomo em pó.


Fonte: Regina Pavan, Caraka Saṃhitā
Texto Cris Ayres

Nenhum comentário:

Postar um comentário