terça-feira, 16 de agosto de 2011

Manjericão e uma receita da Toscana!


O manjericão de folha-larga (Ocimum basilicum L.; Lamiaceae), também conhecido apenas por manjericão, basílico ou alfavaca é uma planta cujas folhas são muito utilizadas como temperos; além, disso, é bastante apreciada como planta ornamental devido às suas flores.

Características: Originário da Índia, o manjericão foi introduzido na Europa na Antiguidade. Planta herbácea de caule ereto com folhas ovaladas e opostas e flores pequeninas e lilases, contém aroma marcante e sabor levemente picante e agradável. Muito utilizado na culinária italiana e francesa.
As diferentes espécies ou variedades de manjericão podem ser classificadas em função do aroma: doce, limão, cinamato ou canela, cânfora, anis e cravo e também a partir de características morfológicas da planta como: porte, formato da copa, tamanho e coloração da folhagem. O manjericão de cor verde é o mais conhecido, sendo as espécies com folhas avermelhadas mais raras e mais aromáticas.

Propriedades Fitoterápicas: Analgésico, anti-séptico, calmante, digestivo e diurético. Na medicina popular, o chá das folhas do manjericão é utilizado para aliviar as dores de garganta (gargarejo); em bochechos ajuda a cicatrizar aftas. Este chá atua ainda contra tosses, gripes, resfriados e crises de bronquite. Sendo um sedativo suave, pode ser usado para combater dor de cabeça, enxaqueca e gastrites. Recomendado nos casos de vômitos e dores de estômago. Tem ação sobre o aparelho urinário combatendo o ardor ao urinar e estimulando os rins. Compressas feitas com o chá também são indicadas para as lactantes que têm rachaduras no bico dos seios. A medicina natural utiliza o manjericão nas dietas sem sal, como tempero.
Curiosidade: Planta sagrada na Índia e no Egito, era o emblema do amor em Roma e o símbolo do luto na Grécia. Dizia-se aos soberanos que, somente eles, poderiam colher o manjericão com uma foice de ouro, de onde vem o significado de seu nome: "planta do rei". É costume colocar ramos de manjericão nas gavetas e armários para perfumá-los e repelir insetos. Sabe-se que o manjericão afasta as moscas. No século passado, os sapateiros utilizavam esta erva para atenuar o odor do couro.

Uso: É o principal ingrediente do molho “pesto”.  As folhas frescas de manjericão cortadas finamente com tesoura, picadas com a faca ou ainda esmagadas em pilão, perfumam e acrescenta personalidade aos pratos a base de tomates como: salada, molhos, pizzas, sopas, carnes em geral, peixes, lagosta, assados, legumes, risotos, ovos, sanduíches, queijos, azeites e vinagres. Utilize o manjericão no momento de servir, pois ele não suporta bem o cozimento. Para conservar o manjericão fresco você pode picá-lo e armazená-lo com um pouco de azeite. O manjericão não combina bem com vinagre e sim com óleo de oliva e suco de limão. Seu sabor complementa o da cebola e azeitonas pretas. Para conservar o manjericão fresco pique-o e guarde com um pouco de óleo de oliva. Use somente no final do preparo para não perder o sabor e preservar o seu aroma.

Receita de Molho de Manjericão - Toscana 
Ingredientes:
1 maço de manjericão picado ou com folhas inteiras.
5 dentes de alho esmagados
1 colheres de chá de sal grosso
2 kilos de tomate pelato
1 cebola picada
baste de azeite extra virgem
pimenta do reino

Coloque o tomate para cozinhar sem sementes com 1 litro de água e deixe reduzir, vá acrescentando água até o tomate cozinhar bem.
Passe o molho em uma peneira e separe. Este processo pode demorar em torno de 3h (lembre que o molho italiano demora para apurar).
Em uma panela coloque o alho para dourar com um pouco de óleo girassol, depois de bem dourado acrescente as cebolas e faça o mesmo processo.
Volte o molho de tomate na panela com os temperos e acrescente mais 1 1/2l de água e o sal, deixe reduzir até o molho ficar com uma textura bem pastosa.
Acrescente o azeite, o manjericão e a pimenta do reino.

E esta pronto o molho que aprendi a fazer na toscana com a Angela uma amiga muito especial.

Sirva com uma massa de sêmola sem ovos.

Fica maravilhoso!
Pode acompanhar uma taça de vinho tinto seco!
Um brinde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário