terça-feira, 9 de agosto de 2011

Ayurveda e Nemo - uma forma divertida de entender os doshas! Vale a pena.






Quando foi lançado o desenho Procurando Nemo,  em  2003, estava estudando ayurveda há 4 anos. Parece muito tempo, mas estava somente no inicio de uma grande viagem. Como sempre, uma fã de desenhos e então da Pixar, nem se fale, sempre achei o contexto das histórias bem interessantes e enriquecedoras. Não posso deixar de lembrar da Boo do Monstros S.A. uma fofa que me conquistou, sempre escutamos sobre os monstros dos armários, mas com toda sua pureza, fez de um monstro um amigo, não enxergava maldade e essa é a pureza da criança sem interferência.

Mas voltando ao Nemo e ao cinema, compro meu ingresso e vamos para uma nova aventura da Pixar!

Primeiro aquele alvoroço de crianças e eu no meio, muito bom. Mas daí a coisa começou a ficar mais séria que um desenho. Esqueci um pouco da pureza do desenho e comecei a ter olhos analíticos.

Primeira coisa que pensei, esse desenho é “ayurvedicamente correto”  e quem fez só pode ter conhecimento dos doshas e do ayurveda, não é possível. Mas como assim?!

Vamos relembrar a história, Marlin, um peixe-palhaço que perde quase toda a família durante o ataque de um predador (uma barracuda), e assim, torna-se um pai super-protetor de seu único filho, Nemo. O problema é que tanta proteção acaba envergonhando o peixinho na frente dos colegas, e para provar ao pai que pode se virar sozinho resolve nadar em mar aberto, TIPICAMENTE REAÇÃO DE UM PITTA QUANDO É CONTRARIADO. O Pitta, é o elemento fogo e ar, é quente decidido, tem muita fome, e adora o sabor picante, alias tudo que é picante é com ele mesmo.

Nemo alem de ter o mental Pitta, tem o corpo mediano, laranja e adora a anêmona, que queima. Aliás ele precisa dela, um peixe-palhaço não vive sem a sua química, faz parte de sua essência e do ecossistema , geralmente o Pitta não tem medo de se atirar em situações e enfrentar as coisas sem pensar muito. E nessa decisão que Nemo teve, ele se atirou tanto que foi até capturado por um pescador, e levado para Sydney.

Decidido a encontrá-lo, Marlin (seu pai) nada por todo o oceano, enfrentando todo tipo de perigo ao lado de Dory, um peixinho-fêmea muito simpático, mas com um grave problema de perda de memória recente. UM VATA AGRAVADO NÃO É?  O Vata agravado se tornam muito confusos, memória confusas, se perdem na sua própria fala, troca o nome das coisas e pessoas. Quem lembra ela chamando o Nemo, Kemo, Emo..e o pai do Nemo o Marlyn de Fernando, fácil a identificação, alguém lembrou? E O biótipo, esguia, comprida, e azul uma cor tipicamente fria ( ar e éter), mal se lembrava de se alimentar ou que havia comido algo.
Após muita aventura eles encontram muitas tartarugas e uma delas “tartaruga marinha totalmente zen” resolve ajudar, mas como elas são pesadas grandes, robustas resolvem nadar numa corrente marítima, para não ter muito esforço, aqui esta um KAPHA. O Kapha ele é mais letárgico, pesado, fala manso, calmo, pensa antes de falar, fala pouco e é certeiro e não perde uma oportunidade de conforto.

Mas o destino de Nemo é ser presenteado à sobrinha do dentista, Marla, uma criança psicótica( ruiva e com muitas sardas, que entre outras coisas, costuma chacoalhar o saco plástico onde estão os peixes até matá-los. ( O PITTA MAIS DESEQUILIBRADO DO DESENHO) A presença de Marla é hilariamente caracterizada com o fundo musical do tema de Psicose, de Hitchcock.( O QUE VOCÊS ACHAM?)

Nesta deliciosa aventura no fundo do mar, todos os tipos de criaturas marinhas dão o ar da graça. Peixes de todas as espécies, cavalos-marinhos, tubarões, águas-vivas, tartarugas, baleias e afins. Todo o colorido da fauna e flora subaquática contagia e seduz o espectador.

Agora vale a pena assistir, Nemo aprisionado em um aquário em Sydney com seus novos amigos e nessa aventura no aquário descubra qual o dosha dos peixinhos.


Bom filme e não esqueça, a pipoca tem que ser feita com Ghee e Curcuma. ( ayurvedicamente correto) !

Um comentário:

  1. Adorei Cris! Eu já gosto de desenho, este então é dos meus preferidos. Amo a Dory...embora esteja mais p/a tartaruga...rsrsrrs. Muito legal sua interpretação. Vou ver com outros olhos agora.

    ResponderExcluir