domingo, 29 de janeiro de 2012

Os CINCO ELEMENTOS que formam os DOSHAS






Éter: No corpo humano há muitos espaços, que são manifestações do elemento Éter. Por exemplo, os espaços na boca, nariz, trato gastrintestinal, trato respiratório, abdome, tórax, capilares, linfáticos, tecidos e células.

Ar: O espaço em movimento é denominado Ar. Dentro do corpo humano, o Ar manifesta-se nos maiores movimentos dos músculos, nas pulsações do coração, na expansão e contração dos pulmões e nos movimentos das paredes do estômago e dos intestinos. A totalidade dos movimentos do sistema nervoso central é governada pelo Ar corporal. A combinação dos elementos Ar e Espaço (Éter), proporciona aos seres a comunicação pelo som da voz


Fogo: A fonte do Fogo e da luz no sistema solar é o Sol. No corpo humano a fonte do Fogo é o metabolismo.  O Fogo trabalha no sistema digestivo, manifestando-se como inteligência na massa cinzenta das células cerebrais; ele ativa ainda a retina, que percebe a luz.  Dessa forma, a temperatura do corpo, a digestão, os processos do pensamento e da visão, são todas funções do Fogo corporal. 


Água: Manifesta-se nas secreções dos sucos digestivos e glândulas salivares, membranas mucosas, no plasma e no citoplasma. A Água é absolutamente vital para o funcionamento dos tecidos, dos órgãos e dos vários sistemas do corpo, principalmente nas funções eletroquímicas e percepções dos sabores na língua.


Terra: A vida é possível nesse plano porque a Terra retém todas as substâncias vivas e inanimadas em sua sólida superfície. No corpo, as estruturas sólidas, ossos, cartilagens, unhas, músculos, tendões, pele e cabelo, são derivados da Terra. 
Imagem retirada da pesquisa Google. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário