sexta-feira, 1 de julho de 2011

Rotinas noturnas pelo ayurveda e Yoga



Boa Noite!


Ao escrever esta matéria pensei: na maioria das vezes lemos sobre: Rotina Diária (dinacharya), Saudação ao Sol (surya namaskar), como preparar o corpo para entrar nos asanas, uma boa alimentação, uma boa excreção. Mas se o corpo estiver em repouso absoluto?


Para pessoas que estão sendo introduzidas nas pratica diárias do yoga e do ayurveda a leitura leva a entender que temos uma grande preparação do corpo, mente e alma ao nascer do sol até o pôr do Sol, quando na verdade, a pratica de um yogi, de uma yogini e de um ayurvedista se estende ao repouso da noite. Porque não saudarmos a lua com uma boa pratica, preparando o corpo para dormir? Lembramos que ao dormir o importante é termos uma qualidade de sono boa e restauradora. O nosso corpo no período noturno ira fazer sua limpeza e assimilação de nutrientes.


O reflexo da noite é a forma com que conduzimos o dia, nossos pensamentos, nossa alimentação, nossas excreções, nossas praticas e nossa rotina diária.


Irei abordar nesta matéria algumas recomendações que irão desde uma pratica de boa alimentação noturna até dicas de beleza ou melhor de rejuvenescimento. O mais importante é começar de onde você está e fazer aquilo que mais se adapta à sua realidade. À medida que progride, você pode ir mais longe


Vamos começar pelo relógio ayurvédico:


Período Vata inicia: das 2h às 6h ou 14h as 18h, horário de movimentação (para atividade física ou mental)


Período Kapha inicia das 6h as 10h ou 18 as 22h horário de estrutura (para purificação: meditação, yoga e terapias de desintoxicação)


Período Pitta inicia das 10h as 14h ou das 22h as 2h horário de transformação (para trabalhas a digestão e assimilação de nutrientes – dia é responsável pela conversão da comida e a noite por manter o corpo quente e assimilação de nutrientes para um sono de boa qualidade)


Agora que sabemos os horários fica mais fácil de nos organizar para começar nossa jornada.


Passo 1: Torne-se mais consciente daquilo que você come e faz. Seja honesto consigo mesmo, pois tudo aquilo que você faz para tentar diminuir dor ou desconforto em sua vida é um reflexo de algo que provavelmente o incomoda há algum tempo.


Passo 2: Modifique sua dieta noturna da maneira mais fácil e prática possível de modo que ela se adapte ao seu estilo de vida.


Verifique primeiramente os alimentos que você pode ingerir, dependendo do seu dosha em desarmonia, claro!


EVITE:
Conservantes: muitos são reconhecidamente cancerígenos;
Óleos: hidrogenados ou parcialmente hidrogenados, banha, óleos de baixa qualidade, como os de soja, usados em excesso, especialmente em alimentos fritos;
Sal: uso excessivo;
Açúcar: uso excessivo de todos os tipos de açúcar.


De preferência ao carboidrato integral que é precusor de melatonina (hormônio responsável pelo sono), ingerindo este nutriente três a quatro horas antes de dormir, para que não haja comprometimento com a liberação do hormônio e assim estaremos cuidando de um item extremamente vital. Quando ingerir carboidrato evite a mistura com proteína.


Dicas: Sopas, cozidos ou assados de mandioquinha, cenoura, beterraba, mandioca, inhame, cará, batata doce. Regado com bastante azeite – essencial para ayurveda.


Arroz integral com verduras legumes bem cozidos ou Macarrão integral com azeite e legumes.


O Macarrão sem molhos e queijos, mais uma vez sem proteína.


Antes de dormir: pode inserir na alimentação ¾ de xícara de nozes ou castanhas ou qualquer oleagenosa permitida pelo seu dosha.


Chá sempre bem vindo para aquecer e dar conforto para o corpo antes do repouso. Pode ser de ervas que acalmem como: cidreira, hortelã, camomila e erva doce.


Higiene: Antes de dormir sempre estar com o corpo limpo ( tomar banho com uma temperatura não muito quente), os dentes escovados, sem urina na bexiga.


Outras dicas:
A pessoa que tem insônia e é incapaz de dormir a noite, tem problemas de vata. Para aliviar este distúrbio do sono, recomenda-se o seguinte programa:
- Massagear a nuca, pescoço e plantas dos pés com óleo de gergelim.
- Tomar banho com água morna.
- Tomar um copo de leite quente com ½ colher de café de ghee.
- Passar óleo de gergelim nas solas dos pés antes de dormir, produz um sono calmo e profundo.
- Não dormir de barriga para baixo.


Suplementação importante para o corpo repor suas energias noturnas: dar atenção ao complexos B (B1, B5, B6 E B12), C, D, E;


Minerais: Cálcio, fósforo, magnésio, potássio.
Omega 3, 6 e 9
Suco de Aloe vera – beber pela manha em jejum.
OBS: esta parte de suplementação procurar um especialista na área para que possa ser recomendado quantidades ou verificar se realmente o organismo esta com falta destes.


Pratica:


Como o Ayurveda é a parte onde focamos o corpo dos sintomas físicos, lógico que também uma união do copo da mente da alma, mas é fundamental temos a pratica do Yoga que vai nos ajudar a pratica noturna da MENTE e das EMOÇÕES.
A única diferença entre o Yoga e o Ayurveda é que o Yoga é preciso uma imensa força de vontade para gerar energia e combater as desarmonias e como muitas pessoas não tem energia suficiente para começar a pratica o ayurveda oferece, tônicos, suplementação, fitoterapia, nutrição, todos extraídos do reino, vegetal, mineral e animal, e esses ajuda a energiza o corpo para uma pratica melhor.


Vou descrever uma seqüência de asanas que ajudará a equilibrar as emoções e aquietar a mente para um repouso de qualidade.
As tensões da vida cotidiana tem impacto nas nossas emoções noturnas. Na ciência do yoga e da ayurveda as secreções do sistema hormonal são influenciáveis para o sistema nervoso e para mente. Emoções muito fortes, estão ligadas ao desequilíbrio hormonal, muitas vezes, o que nos deixam vulneráveis a infecções, agitações, ou seja falta de saúde.


As seqüências dos asanas irão trabalhar nas glândulas endócrinas e no sistema nervoso central e simpático.


Vamos relaxar o nervo e reduzir a seqüência respiratória, assim começaremos a acalmar o corpo a mente e as emoções.


Esta seqüência se estende as pessoas que tem dificuldades de acordar cedo.


Asanas


UTTANASANAS
PRASARITA PADOTTANASANA
ADHOMUKHA VIRASANA
PASCHIMOTTANASANA
JANU SIRSASANA
SUPTA BADDHAKONASANA
SUPTA VIRASANA
SALAMBA SARVANGASANA (evitar no período de menstruação)
ARDHA HALASANA (evitar no período de menstruação)
SETUBANDHA SARVANGASANA
VIPARITA KARANI (evitar no período de menstruação)
SHAVASANA.


Pranayamas ( regulação da energia e da força vital através do controle rítmico da respiração)


Sente-se em (sukhasana ou ardha padmasana) ou em uma cadeira com os pés tocando o chão com a coluna ereta.
Coloque o polegar da mão direita e o indicador na narina esquerda. Feche a narina direita com o polegar e inspire profundamente pela narina esquerda. Sem reter o ar, exale pela mesma narina. Siga o mesmo processo começando a inspiração pela narina direita. Faça de 3 a 5 vezes o exercício.


Mudras:


Brahma Mudra - aplicada na posição de shavasana. (7minutos)
Anjali mudra – aplicada na posição sukhasana (7minutos)




Automassagem (fazer antes da limpeza noturna)


Abyanga também é a automassagem que cada pessoa deve fazer diariamente. Para este tipo de tratamento o óleo geralmente utilizado é o de gergelim. Nexte contexto o abyanga é para manter o humor vata em equilibrio e por isso é prescrito para pessoa com prakruti vata, porém pode ser usado nos três doshas.


O óleo deve ser aplicado morno ou quente (sem queimar). Por tanto, pede-se para colocar o frasco de óleo em água fervente (aquecer em banho-maria) ou junto a um aquecedor.


Método:


1. Aplique óleo à sua cabeça, massageando o rosto, as orelhas e o pescoço. Massageie a base do cranio sem olear demais os cabelos.


2. Massageie os ombros e a parte inferior do pescoço. Esfregue o óleo na pele com movimentos firmes.


3. Esfregue o óleo nos braços com movimento reto e firme. Use movimentos circulares nas articulações.


4. Cubra a parte superior do corpo com o óleo. Tome cuidado para não aplicar mais do que a pele pode absorver.


5. Massageie as pernas e os joelhos. Massageie as solas dos pés.


6. Tome uma ducha ou um banho quente, deixando que o óleo penetre ainda mais fundo. Depois do banho, tire o excesso com uma toalha. Não use sabonete, pois elimina os óleos naturais do corpo.


Outro método: tome uma ducha quente e depois aplique pequenas quantidades de óleos de gergilim em todas as partes do corpo. Como os poros terão sido abertos pela água quente, o óleo poderá penetrar mais fundo. O óleo pode ficar sobre o corpo até ser absorvido. Este método não é tão eficaz quanto o outro, mas muitos hão de achá-lo mais praticos.


A Massagem cotidiana dos pés deve fazer parte da rotina de todas as pessoas. É uma massagem que ajuda a conservar a visão e a audição, acalma a mente, auxilia o sono, previne a dor ciática e promove a circulação sanguínea das pernas.






DICAS DE BELEZA.


Sabemos que todos os processos acima, é a parte mais importante para o rejuvenescimento, pois o ayurveda e a yoga entende que o processo da beleza interna é o que reflete na beleza externa.


Vou recomendar uma mascará noturna, mas lembre-se de aplicar antes de fazer o primeiro processo: Higiene noturna.


Prefira ingredientes naturais sempre frescos
Prepare as misturas em recipientes de vidro ou louça, de forma a evitar que elas oxidem.
Qualquer receita deve ser utilizada imediatamente após o preparo. Não arrisque guardar na geladeira para aproveitar depois, sob pena de provocar alergia ou irritação.
Enxágüe bem, muito bem!
Após o enxágüe da máscara, finalize o tratamento aplicando uma loção tônica natural - chá de camomila ou erva-doce, sempre frio.


Receita:
30 gotas Óleo de rosa mosqueta
¼ Abacate
1capsula de vitamina E


Misture bem e aplique na pele.


Verificar no antebraço se não tem alergia da mistura. Se ficar vermelho dispense o conteúdo.

Um comentário: