terça-feira, 5 de julho de 2011

O inverno chegou e mais rigoroso.



Estamos na estação mais fria do ano. O Brasil, por ser um país tropical, deveria apresentar uma temperatura mais amena, mas isso não está ocorrendo. Nunca passamos por períodos de tanto frio. Podemos analisar todas as previsões do tempo, no Sul sensações térmicas de -27 oC no Nordeste lugares que apresentavam temperaturas de 20oC , hoje tem seus termômetros marcando 15oC. Isso em poucos dias de inverno. Estas temperaturas mais baixas podem ser uma tortura para algumas pessoas, porque o nosso organismo esta ligado diretamente à Natureza e assim sofre seus reflexos negativos.

Mas nem todos os doshas têm problemas com as temperaturas baixas. “As pessoas de dosha kapha e vata são as que mais sofrem com o inverno. Frio e umidade pioram o kapha, enquanto frio e ar seco, o vata. Mas o desequilíbrio desses dois também pode levar a um problema em Pitta, Quem é vata deve tomar cuidado redobrado. “As pessoas com predominância de vata são as que sentem muito frio nesta época do ano e, por isso, necessitam ter muita atenção, pois possuem uma tendência a ficar com a pele mais seca e áspera. Algumas vezes, chegam a ficar até com prisão de ventre, insônia, aumento da ansiedade, dor de cabeça e resfriados sucessivos.

Para quem sofre demais com o frio, o Ayurveda pode ajudar. Alimentação, chás, roupas e massagens podem aliviar o desconforto causado pela temperatura, especialmente para vata e kapha. As massagens são feitas por um terapeuta ou pela própria pessoa, com óleos apropriados para cada dosha.

Mas alguns óleos são indicados para todas as pessoas. “No inverno, é muito recomendada a utilização de óleos nutritivos e quentes, como os de gergelim e rícino para massagem, mas para quem quer utilizar um óleo mais especifico:

Vata – Gergelim
Pitta - Girassol
Kapha – Mostarda ou girassol

(todos os óleos aquecidos)

Para quem quiser, pode utilizar óleos essenciais de gerânio e lavanda. ( cada 100ml de óleo carreador 25 gotas de óleo essencial)

Também é muito importante cuidar da alimentação durante o período do inverno, pois o que comemos é o que mantém o equilíbrio do organismo, não deixando o frio se instalar. As pessoas devem ingerir alimentos mais nutritivos, quentes e úmidos, de preferência cozidos, assados, evitando sempre que possível o alimento cru. E cada dosha deve prestar atenção às suas características. “O doce, o salgado e o ácido são altamente benéficos para pitta e vata. Quem é kapha, no inverno, deve ficar atento, pois a alta ingestão de doces pode causar uma desarmonia. Atenção, ainda, para o uso de café, pois pode trazer desarmonia de vata”, prefira um Chai.

Mas não são apenas massagens e alimentos que aumentam a temperatura. Para passar a estação fria sem nenhum problema, outros artifícios são bem-vindos. “Os chás de erva doce, camomila, canela, gengibre podem ser consumidos ao longo do dia, de preferência quentes, com mel e limão. E, para combater a secura do vata, deve-se ingerir bastante líquido, e para combater a retenção de líquidos de Kapha utilizar chás de canela, gengibre e aipo.

Manter o fogo digestivo (Jataragni) equilibrado é muito importante sempre, e em especial no inverno, quando o frio afeta mais o corpo. O Ayurveda recomenda comer um pedaço pequeno de gengibre fresco com duas gotas de suco de limão e pitadas de sal antes das refeições. Isso ativa as glândulas salivares, produzindo enzimas necessárias, para que os nutrientes nos alimentos sejam facilmente absorvidos pelo corpo.

É necessário prestar atenção também ao que vestimos, pois nem todas as roupas são indicadas para esquentar: Todos os doshas devem ficar atentos à vestimenta. Não use roupas sintéticas em contato com a pele e prefira as de algodão, procurar fazer yoga e pranayama diariamente para manter o corpo sempre aquecido e livre de toxinas.

Algumas dicas de inverno:

Massala para Pitta

Características: essa mistura tem uma rica textura e o sabor de papoula e coco.
Ingredientes:
•2 colheres de sopa de coco ralado desidratado
•1 colher de sopa de papoula
•6 cardamomos verdes
•5 cravos
•1 pedaço de canela em casca
•2 colheres de chá de gergelim
•1 colher de chá de pimenta do reino preta em grãos
•1 colher de chá de sementes de coentro
•1 colher de chá de sementes de cominho
Uso: pratos com lentilhas e em vegetais.
Acrescente no início do cozimento para um sabor mais ameno e no final do cozimento se quiser um sabor mais encorpado.

Massala para Vata e Kapha
Ingredientes:
• 1 xícara de sementes de cominho
• 1 xícara de sementes de cardamomo preto
• ¼ xícara de pimenta do reino em grão
• 1 colher de sopa de erva doce
• 1 colher de sopa de cravo em pó
• 2 canela em pau
• 1 colher de sopa de noz-moscada
• 5 folhas de macis
• 3 anis estrelado
• 1 pedaço de gengibre desidratado
• 8 folhas de louro
Preparo: toste todos os ingredientes em fogo brando e moa até obter um pó bem fino. Guarde em recipiente hermeticamente fechado e em lugar arejado por 06 meses.

Curry
Características: Mistura de especiarias, originária da Índia, tem sabor picante, adocicado, especialmente agradável e marcante, realça o sabor dos alimentos.

Ingredientes:

•250 gramas de coentro
•100 gramas de pimenta calabresa
•1 colher de sobremesa de pimenta do reino
•10 g de cúrcuma
•¾ colher de sobremesa de sementes de cominho
•11 pedaços de canela em pau
•43 unidades de cravo da Índia
•12 unidades de cardamomo
•1 colher de chá de azeite para assar

Preparo: Aqueça o azeite numa panela grossa e asse bem os chillis. Retire-os do azeite e crescente o coentro e as sementes de cominho. Retire a panela do fogo. Coloque a pimenta e quando aquecer retire da panela e misture os ingredientes quentes como o cúrcuma, cravos, canelas e cardamomos. Moa os ingredientes ainda quentes. Peneire e mantenha em recipiente hermeticamente fechado.

Uso: sopas, molhos, arroz, queijos, caçarolas, ovos, legumes, batatas, vegetais e canapés.

Chá Anti-gripe
Ingredientes
1/2 colher (de café) rasa de alecrim
1 colher (de café) rasa de gengibre em pó
1 colher (de café) rasa de sementes de erva doce
1 colher (de café) rasa de canela em pó
1 colher (de café) rasa de cardamomo em pó
1 colher (de café) rasa de basílico
1 colher (de café) rasa de curcuma em pó
1 pitada de pimenta caiena e de cravo em pó
3 xícaras (de chá) de água mineral

Modo de preparo
Faça uma infusão, adicionando as especiarias à água fervente. Cubra e reserve por dez minutos. Coe e tome morno ou quente durante o dia. Pode adoçar com um pouco de mel ou tomar puro.

Importante: Evite usar ácido acetilsalisílico, pois junto do gengibre torna o sangue mais fino. Pessoas com hiperacidez também não devem consumir este chá.

Chá de Cominho para a Digestão – aumenta o fogo digestivo.
Ingredientes
250 ml de água mineral
1 colher (de chá) de sementes de cominho

Modo de preparo
Ferva a água, adicione as sementes de cominho e apague o fogo. Cubra a panela e faça uma infusão. Deixe descansar por 20 minutos. Coe e tome o chá em pequenos goles durante o dia. A infusão deve estar morna ou quase quente.

Importante: Em caso de gravidez, é necessário consultar um médico.
Chai (Chá Indiano com Especiarias)

Ingredientes
2 xícaras(de chá) de leite
2 xícaras (de chá) de água
2 colheres (de sopa) rasas de chá preto (Darjeeling)
5 cravos da Índia
1 colher (de sopa) rasa de gengibre fresco ralado
1 colher (de chá) de cardamomo em pó
1 colher (de chá) rasa de canela em pó
3 grãos de pimenta preta ou 1 pitada de pimenta Cayena (opcional)

Modo de preparo
Ferva a água e o gengibre em fogo baixo por 15 minutos. Mantendo o fogo aceso, adicione a canela e o cravo, deixando ferver por mais cinco minutos; adicione o chá e o cardamomo e deixe ferver por mais cinco minutos. Junte o leite, misture bem e aguarde levantar fervura. Desligue o fogo, tampe a panela e aguarde cinco minutos. Coe e sirva adoçado a gosto.

Importante: O Chai é uma bebida tradicional na Índia, consumida largamente. Esta mistura de chá preto, especiarias e leite é muito equilibrada, aquece no inverno e o leite nutre principalmente as pessoas do tipo vata. As especiarias agem como antídotos do leite, permitindo até que o tipo kapha possa consumi-lo, em pequena dose. Como é uma bebida estimulante, não é indicado o consumo de mais de três pequenas xícaras ao dia, nem após às 21h.

Arroz de Inverno
Ingredientes:
1 medida de arroz integral
1 ½ medidas de água mineral
½ colher de chá de sal marinho.

(Especiarias a vontade ou Massala indicada para cada dosha)

Preparo:
Deixar o arroz de molho na véspera. No cozimento em panela de aço, colocar 2 medidas de água.
Observe que durante o inverno ou dias frios, a quantidade de água é menor que durante o Verão.

* Panela de pressão:
Lave o arroz integral e despeje-o na panela para aquecer até secá-lo. Enquanto isso, em uma chaleira, pré aqueça a água. Quando o arroz estiver bem seco, acrescente a água e o sal. Deixe cozinhando por aproximadamente 20 a 30 minutos. Para ter certeza de que o arroz esteja cozido, borrife gotas de água com os dedos na parede da panela; se as gotas desaparecerem imediatamente, significa que a água do cozimento já secou. Apague imediatamente o fogo e aguarde sair a pressão naturalmente.

* Panela de pedra sabão:
Seguir as mesmas medidas e o mesmo processo da panela de pressão; Neste processo não há necessidade de esperar secar completamente a água, pois a panela mantém-se quente por muito tempo. Quando estiver cozido, não haverá necessidade de borrifar água na parede da panela.
Observação – nunca despeje água fria dentro da panela enquanto estiver aquecendo, pois poderá quebrá-la..

* Panela de aço:
Deixar o arroz de molho na água quatro horas antes do cozimento. Em seguida segue-se a mesma medida e o mesmo processo, não havendo também a necessidade de borrifar água na parede da panela.


Cris Ayres

2 comentários:

  1. Adorei as recomendações Cris! Vou aplicar nesse inverno. Estou na minha transformação espiritual e agora estou aplicando na alimentação também. Parei de comer carne vermelha e frango. Estou mantendo peixes, frutos do mar, ovos, leite e derivados. E com isso estou buscando um monte de dicas. gde beijo.

    ResponderExcluir
  2. Paola, fico muito feliz. Retire frutos do mar. Vou te passar umas dicas. Saudade! bjs...

    ResponderExcluir