quinta-feira, 7 de julho de 2011

Enxaqueca & Ayurveda


Ayurveda tem como principal característica a individualização de cada diagnóstico e de cada tratamento, por tanto, quando fazemos a analise do pulso, olhos, da língua, da unha, das linhas da mão, enfim de todos os aspectos que nos direcionam há uma resposta da desarmonia, traçamos um tratamento com a maior precisão.
Desta forma, os distúrbios da enxaqueca pode ter várias vertentes.


Distúrbios digestivos

Acompanham freqüentemente as crises de enxaqueca. Muitos indivíduos não chegam a vomitar, mas sentem ânsia. O apetite vai embora. O próprio cheiro da comida pode piorar a sensação de enjôo. Este aspecto pode se dar por excessos de toxinas no sistema digestório.

Enxaqueca, Dor de Cabeça e tensão emocional

Outros Sintomas da Enxaqueca, Além da Dor de Cabeça

- Aversão à luz (fotofobia)

A fotofobia, ou aversão à luz, ocorre com frequência. A pessoa, nesses casos, não aguenta ficar na claridade, ou mesmo expor-se a uma quantidade normal de luz, preferindo um lugar escurecido. Há dificuldade em focalizar objetos brilhantes, ou mesmo ver televisão, ler um livro, e assim por diante. Muitos recorrem a óculos escuros. Este pode ser um sintoma de excesso do elemento fogo (Pitta) pois os olhos precisam de digerir luz para que o córtex enxergue então pode ter o aumento da dor com o excesso da luz.

A fotofobia costuma vir acompanhada de lacrimejamento e congestão ocular (os olhos ficam vermelhos). Que são efeitos colaterais do dosha Pitta.


- Aversão ao barulho (fonofobia)

Qualquer barulho incomoda, mesmo a voz mais baixa e suave ou a música mais relaxante, preferindo o doente permanecer num ambiente o mais silencioso possível. Este é um sintoma da enxaqueca que provem do dosha vata, ele é um elemento de ar e éter, desta forma o som se propaga no ar e que entra no éter que é o espaço do ouvido e isso pode se agravar devido ao estado elevado destes aspectos.


- Inchaço ao redor dos olhos, face, e, por vezes, todo corpo

Isto representa uma alteração do chamado equilíbrio hidroeletrolítico (de água e sais minerais) do organismo, traduzindo-se por acúmulo e extravasamento de água dos vasos sanguíneos para os tecidos vizinhos. Neste caso a desarmonia é no dosha kapha que é um dosha que desequilibra os tecidos que trabalham com líquido devido ter água em sua constituição. – Kapha é elemento água e terra.


- Coriza e obstrução nasal

Não raro, certas pessoas apresentam-se com o nariz escorrendo, ou então entupido, sempre que têm crise de enxaqueca. Muitos julgam ser rinite, alergia ou resfriado, mas o fato é que pode se tratar de outro fenômeno acompanhante da enxaqueca. A explicação pode basear-se em certas descargas do sistema nervoso local, levando a dilatação dos vasos sanguíneos nasais, bem como aumento de secreção. Nesses casos, a coriza e obstrução nasal cessam após terminada a dor, frequentemente retornando junto com as próximas crises.

Da mesma forma da desarmonia de kapha. Ele acumula toxinas principalmente nos tecido que trabalham com líquidos, como a linfa, e a mucosa.


- Alterações do humor

Estas alterações normalmente antecedem as crises de enxaqueca, podendo mesmo servir de premonição.

A pessoa, antes da dor, pode tanto ficar eufórica, experimentando sensação de alegria e bem-estar inigualáveis, ou, como é mais comum, ficar deprimida, nervosa, mal-humorada e com o corpo mole. É dessa forma que alguns já sabem que terão dor de cabeça naquele dia ou no dia seguinte.

A explicação é que existe uma estreita relação entre o centro cerebral que sedia as emoções e humor e os centros cerebrais de dor. As alterações de humor representam um dos elos da corrente bioquímica de eventos cuja consequência final é a dor de cabeça.

Claro está que, uma vez iniciada a dor, a alteração do humor se dá em 100% dos casos, e sempre para o lado do mau-humor.

Um enxaquecoso poderá apresentar, mesmo fora das crises, ansiedade, depressão, irritabilidade, agressividade e flutuações do humor.


- Distúrbios de memória e concentração

Quem sofre de enxaqueca, reclama quase sempre de problemas de memória, de que se esquecem com facilidade das coisas, de que têm dificuldade para pensar, raciocinar e se concentrar.

A razão deste fatos é a diminuição de um neuropeptídeo importantíssimo na enxaqueca chamado dopamina. No meu novo livro você encontrará uma explicação detalhada deste processo e a seguir, como revertê-lo.

A memória trabalha com elemento Vata, como Vata é leve, seco, ágil e se movimento o excesso destes elementos pode afetar a memória e a concentração, as pessoas podems ter a sensação de desconexão dos pensamentos que ficam como macacos de galho em galho.


- Sensação de cabeça “pesada” (kapha) OU "Cabeça Leve" (vata)

Difícil para o sofredor explicar direito esta sensação, mas ela, e outras alterações sutis da sensibilidade, podem ocorrer durante a crise de enxaqueca.


- Sensação de que "algo está caminhando sobre a cabeça" 

Ocorre que a desregulação química cerebral da enxaqueca afeta as sensações objetivas, podendo originar este curioso fenômeno. Este já é um caso especifico do elemento Pitta, ele é o elemento fogo com água e responsável pela transformação. Desta forma utilizamos tratamento contra o Pitta.


- Medo e pânico. Sensação de que está enlouquecendo

Sensação de perigo iminente, medo de morrer, de passar vergonha, de perder o controle, sudorese, taquicardia, dores no peito, tonturas, náuseas, formigamento nas mãos - todos estes sintomas podem caracterizar uma crise de pânico. Os indivíduos portadores deste distúrbio desenvolvem extrema ansiedade entre as crises (de pânico), e acabam por procurar evitar situações até comuns, como entrar em elevadores, aviões, lugares fechados, ou aglomerados, dirigir carros ou ficar sozinho.

Isso, com certeza, tornará a vida do indivíduo um tanto precária.

Estes distúrbios de pânico ocorrem muito mais frequentemente em indivíduos sofredores de enxaqueca. Não é propriamente um sintoma da enxaqueca, mas possui as mesmas raízes neuroquímicas, e normalmente quando o paciente melhora de sua enxaqueca, cessam também as crises de pânico. Todos os sintomas acima é uma característica de desarmonia marcante do elemento vata, onde induz o medo e a sensação de que algo errado pode ocorrer.

Diferente do "Distúrbio do Pânico", descrito acima, existe a sensação de medo da crise chegar e impotência diante dela. Esta sensação precisa ser controlada a todo custo, sob pena da dor vir mais intensa, ou até prolongar-se. Nesse sentido, técnicas de relaxamento podem ser de grande utilidade. Massagens sempre são bem vindas, principalmente abyanga com óleos quentinhos e com ervas.


- Diarréia

Da mesma forma, alguns sofredores, durante as crises, apresentam este sintoma. A diarréia pode ocorrer como parte integrante da crise de enxaqueca, e passa junto com a crise. Este sintoma é causado pelo elemento fogo, logo o Pitta esta em excesso. Ele causa um aquecimento e uma digestão errada de alimentos e logo que o emocional entra em ação ele tem o escape pelo sistema digestivo e logo ele se identifica com Vata que é e responsável pelas excreções e eliminações, assim tendo como causa a diarréia.


- Fraqueza, tonturas, desânimo

Também, não é para menos. Com tanta dor e outros sintomas, é natural que isso ocorra, então priorizamos que todo tratamento trabalhe com a disposição. Eliminando toxinas em excesso.


Enxaqueca, Dor de Cabeça e menstruação – desarmonia de Pitta

A menstruação é um evento que pode trazer dor de cabeça para muitas mulheres.

Em todo mundo, um grande número de mulheres em idade reprodutiva (até 90% segundo alguns autores), são acometidas mensalmente por um grupo de manifestações que se iniciam na fase final de cada ciclo menstrual, e se prolongam até os primeiros dias da menstruação. Na falta de melhor denominação, tais sintomas são até hoje, por muitos, referidos como "síndrome pré-menstrual".

A dor de cabeça, enquanto manifestação pré menstrual, pode ocorrer em até vinte por cento de todas as mulheres, enquanto para aquelas que já sofrem de enxaqueca, até 60% relatam desencadeamento ou piora das crises durante esse período.

Portanto, existe forte ligação entre crises de enxaqueca e menstruação em boa parte das mulheres.

Muitas começam a ter suas primeiras crises na adolescência, ao redor da primeira menstruação. Assim, a primeira menstruação também marca, para muitas, o inicio de período mensal de desconforto - e para algumas, de verdadeiro suplício - devido a problemas que podem acompanhá-la, entre os quais, a dor de cabeça.

Às vezes, essa aparece já na primeira menstruação.

Outras vezes, ela vem um pouco mais tarde.

Quando surge, pode acompanhar-se de outros sintomas, por exemplo, dor nas mamas, irritabilidade e nervosismo, sensação de inchaço, cólicas abdominais.

Outras apresentam quadro alternante, isto é: num mês apresentam cólicas e no outro, dor de cabeça.

Mulheres em que a dor de cabeça vem fraca, de modo que elas acabam se conformando com este pequeno mal.

Porém, outras apresentam dores muito fortes nesse período, que chegam a impedi-las de realizar qualquer atividade, obrigando-as a permanecer de cama, imóveis.

A dor de cabeça pode ter início alguns dias antes da menstruação e persistir até a chegada desta, quando então, simplesmente, desaparecem.

Ou então, pode perdurar ao longo dos dias da menstruação, indo embora ao final da mesma.

A dor de cabeça pode ameaçar exatamente no primeiro dia da menstruação e durar só esse dia, ou persistir por mais tempo, até o final da menstruação ou um pouco depois.

Ou ainda, pode continuar por alguns dias apôs o fim da menstruação ou até mesmo até o ciclo da ovulação que pode perdurar 15 dias de desconforto.

Este caso é mais complicado de se estabilizar, é necessário um jejum, a dieta ayurveda, as massagens e terapias diversas.

Há mais patologias, que podem causar enxaqueca, que são distúrbios hormonais, tireóide, pílulas, alimentação desregulada, nervoso.

Quer mais dicas para enxaqueca ou marcar uma consulta? Mande um email para cris_ayres@ayurelements.com

Namastê Cris

Nenhum comentário:

Postar um comentário