sexta-feira, 8 de julho de 2011

Pele, Linfa e Nutrientes

O limite do mundo interior e o mundo exterior é a pele que nos recobre, portanto a atenção para manter este tecido nutrido e saudável.


A pele comporta-se como uma eficiente barreira, impedindo o ressecamento do organismo e protegendo-o das agressões externas, tanto mecânicas quanto físicas, químicas e microbianas, a cada dia estamos mais expostos às agressões climáticas, pó e poluição, especialmente nas grandes metrópoles. Um estilo de vida agitado e tenso, má alimentação e sono insuficiente também são fatores agravantes de problemas e envelhecimento da pele, gerados por toxinas.

Para que possamos manter a pele saudável, no ayurveda é imprescindível a alimentação e a boa síntese de nutrientes (minerais e vitaminas).

Todo o processo começa com a qualidade dos alimentos a ser ingeridos e a quantidade de excreções a ser expelida (urina, fezes e suor), chamado de três malas (em sânscrito). Um fator importante dentro deste contexto é o sistema linfático o qual não é um sistema independente no sentido de que ele não tem capilares para transportar seus fluidos independentemente, atuando como um sistema suplementar ao sistema vascular sanguíneo; caminha lado a lado com o sistema circulatório e por osmose, mistura-se ao sangue e é fornecido para o corpo todo. Contém a maioria dos mesmos elementos do plasma sanguíneo: proteínas, aminoácidos, glicose, gorduras, hormônios, enzimas, sais e linfócitos.

Em quantidade, a linfa contém aproximadamente metade da proteína que pode ser encontrada no plasma sanguíneo com cada região e órgão do corpo devolvendo sua própria composição de linfa individual. Por exemplo,** vitaminas liposolúveis A, D, E e K são absorvidas por vasos linfáticos intestinais chamados quilíferos, que removem a gordura dos intestinos durante a digestão. A linfa do rim é rica em histaminase, a do fígado é rica em proteínas, enzimas, etc. Este sistema retorna as seroproteínas, que escapam normalmente dentro do espaço linfático, de volta para a corrente sanguínea; isto é uma grande quantidade de proteínas todos os dias. O corpo literalmente alimenta-se a si mesmo com sua própria comida pré-processada ou linfa. Parece razoável que uma grande diminuição deste rico fluído altere o metabolismo corporal.
Para manter a pele com boa aparência, verifique a recomendação abaixo, lembrando que não pode faltar na alimentação do seu dia a dia:
selênio – é um antioxidante que atua em sinergismo com a vitamina E no combate aos radicais livres, tem com fontes principais: aipo, alho, cebola, atum, brócolis, pepino, repolho, fígado, frango, frutos do mar, gema de ovo, leite, cereais integrais (arroz, trigo, aveia, cevada), e especialmente a castanha-do-pará . As frutas normalmente são pobres em selênio, porém podem ser fonte desse nutriente, se o solo for adubado ou previamente rico em selênio.
potássio – auxilia na manutenção do equilíbrio de líquidos dentro e fora das células do organismo. As frutas fontes desse mineral são abacate, banana, frutas cítricas e secas, grãos integrais e em quase todos os vegetais.
ferro – é um elemento que compõe a hemoglobina, proteína responsável pelo transporte de oxigênio e gás carbônico no sangue. Suas principais fontes são carnes, vísceras, gema de ovo, leguminosas (feijão, lentilha, soja, grão-de-bico) e vegetais verde escuro.
zinco – é útil na ação metabólica de enzimas, exerce função fundamental para crescimento celular, cicatrização, paladar e apetite. As principais fontes de zinco são carne bovina, peixes, frango, grãos integrais, castanhas, cereais, legumes e batatas.

iodo – faz parte da estrutura química dos hormônios tireoidianos, que aceleram as reações celulares em praticamente todos os órgãos e tecidos. Suas principais fontes são todos os peixes marinhos (todos) e frutos do mar, além do sal que é iodado.

vitamina E – Importante antioxidante, suas fontes principais são germem de trigo, nozes, castanhas, óleos vegetais, principalmente óleo de girassol, milho e soja.
vitamina B12 – é essencial para o funcionamento correto de todas as células do organismo, especialmente aquelas do trato gastrintestinal, tecido nervoso e medula óssea. Está envolvida no metabolismo das gorduras, carboidratos e proteínas. Fontes: todos os produtos de origem animal: carne, leite e derivados, ovos, peixe.
ácido-graxo Ômega-3 – Melhora a circulação. Fontes: peixes marinhos gordurosos (arenque, salmão), óleo de linhaça.
magnésio – melhora a digestão, em especial das gorduras. Fontes: brócolis, alcachofra, feijão.
hortaliças e frutas com efeito diurético - as folhas e algumas frutas, como melão, melancia, abacaxi, maracujá e acerola, provocam o efeito diurético, de maneira natural, ou seja podem controlar as quantidades de água do nosso corpo e por isso evitam a retenção localizada que agravam a aparência da celulite.
substâncias apimentadas – condimentos como gengibre, chili, pimenta-do-reino, páprica – estimulam o metabolismo.
Dentre várias substâncias com capacidades antioxidantes destacam-se:
b -caroteno: vegetais folhosos verde escuros e laranja escuro, batata doce, cenoura, couve, espinafre e abóbora, entreoutros de menor importância.
Glutationa: abacate, aspargo e melancia, morango, batata branca, brócolis, tomate cru entreoutros de menor importância.
Indóis: brócolis, couve de bruxelas, repolho, couve-flor, agrião, couve, rabanete e nabo.

Licopeno: tomate, melancia, damasco.
Quercitina: cebola, uva vermelha, brócolis e abóbora amarela italiana.
Coenzima Q10: sardinha, amendoim, nozes, semente de gergelim.
Vitamina C: pimentão verde e vermelho, brócolis, couve de bruxelas, couve-flor, morango, espinafre e frutas cítricas.

Vitamina E: óleos vegetais, amêndoas, soja, sementes de girassol.

Cuidados básicos que garantem a saúde e a beleza da pele.

Faça sessões de drenagem linfática, abyanga - mantém o corpo livre de toxinas e nutri, alem de vários outros valores positivos.

Faça uma alimentação adequado para seu biótipo.

Prefira água morna ou fria para impedir o ressecamento da pele.


Quando enxugar com a toalha, fizer uma esfoliação ou limpeza, seja sempre suave, para não agredir a pele.

Evite limpezas profundas, pois podem deixar marcas ou manchas no rosto.
Aplique os produtos preferencialmente após o banho, pois o vapor da água abre os poros e facilita a absorção.

Nunca se deita sem tirar a maquiagem. Uma limpeza de pele, mesmo que rápida e superficial é essencial para deixar a pele respirar e rejuvenescer durante o sono.

Evite temperos muito fortes.

Um sono tranquilo é indispensável para reavivar a pele, descontrair os músculos, deixar a pele fresca e suprimir a tensão nervosa.

Nunca lave o rosto com sabonetes alcalinos, pois estes removem a acidez que protege a pele.

Antes de aplicar qualquer produto na pele, procure sempre fazer uma leve massagem com movimentos circulares.

Coloque mais plantas e fontes de água ionizada no ambiente de trabalho e em sua casa, caso estes sejam muito secos.

Evite banhos muito quentes, sabonetes com detergentes, aquecedores no ambiente, vida sedentária e roupas sintéticas. Todos esses itens afetam negativamente a saúde de sua pele.

Como em todos os tecidos, a pele deve ser limpa, bem nutrida, hidratada e protegida contra-as agressões climáticas e do estilo de vida. Estes são os fatores chave dos cuidados Ayurvédicos para a pele.


**Tabela de Vitaminas.

Tabela de vitaminas

Vitamina
Função
Sua falta provoca
Fontes
A
Tem efeitos anticancerígenos; combate as doenças de pele e previne/reverte o envelhecimento da pele, melhora a visão; aumenta a resistência aos agentes infecciosos e acelera a cicatrização de lesões.
Problemas de pele; atraso no crescimento; perda de peso; cegueira noturna.
Retinóis:
(retinóis em produtos de origem animal e betacaroteno em produtos de origem vegetal)
fígado, salmão e outros peixes de água fria, gema de

ovoß-caroteno:

espinafre, abóbora, cenoura mamão, laranja.


B1 ou tiamina
Auxilia no metabolismo dos carboidratos; favorece a absorção de oxigênio pelo cérebro; equilibra o sistema nervoso e assegura o crescimento normal.
Depressão e modificações de humor, perda de apetite e náusea, cãibras musculares. Em casos extremos, degeneração muscular e beribéri.
Carne de porco, miúdos, cereais integrais, nozes, lentilha e soja.
B2 ou riboflavina
Conserva os tecidos, principalmente os do globo ocular; Protege os atletas das lesões oxidativas.
Dermatite seborréica; lesões nas mucosas, principalmente nos lábios e narinas; fotofobia.
Vísceras, espinafre, berinjela, leite e seus derivados.
B6 ou piridoxina
Essencial para o metabolismo de proteínas, importante no funcionamento dos sistemas nervoso e imunológico, e a produção de glóbulos vermelhos.
Dermatite; inflamação da pele e das mucosas.
Carnes de boi e de porco, fígado, cereais integrais e levedo de cerveja.
B12 ou cobalamina
Colabora na formação dos glóbulos vermelhos e na síntese do ácido nucléico.
Anemia; irritabilidade; distúrbios gástricos; depressão nervosa.
Fígado e rim de boi, ostra, ovo, peixe, aveia.
C ou ácido ascórbico
Conserva os vasos sangüíneos e os tecidos; ajuda na absorção do ferro;aumenta a resistência a infecções; favorece a cicatrização e o crescimento normal dos ossos.
Escorbuto; problemas nas gengivas e na pele
Frutas e vegetais frescos: limão,laranja, abacaxi, mamão, goiaba, caju, alface, agrião, tomate, espinafre.
D
fixa o cálcio e o fósforo em dentes e ossos e é muito importante para crianças, gestantes e mães que amamentam.
Raquitismo; cáries; descalcificação.
Óleo de fígado de peixes, leite, manteiga, gema de ovo.
E (tocoferóis)
É um potente antioxidante. Previne danos na membrana celular e aumenta a absorção de vitamina A além de proteger as hemáceas (células do sangue). Ainda atua na manutenção do tecido epitelial. é essencial à implantação e desenvolvimento da placenta anti-agregante plaquetário.
Pode causar disfunções neurológicas e musculares. Em recém nascidos a falta de vitamina E pode causar anemia hemolítica.Em animais - como os ratos, por exemplo - interfere na produção de células sexuais, causando esterilidade.
Germe de trigo, nozes, carnes, amendoim, óleo, gema de ovo.
H ou biotina
Essencial para a obtenção de energia no metabolismo energético.
Depressão; sonolência; dores musculares; anorexia; descamação da pele.
Fígado e rim de boi, gema de ovo, batata, banana, amendoim.
K
Auxilia na produção de protrombina, um composto necessário na coagulação sangüínea normal.
Aumento no tempo de coagulação do sangue; hemorragia.
Fígado, verduras e ovo.
Ácido fólico
Atua na formação dos glóbulos vermelhos.
Anemia megaloblástica; alteração na medula óssea; distúrbios intestinais; lesões nas mucosas.
Carnes, fígado, leguminosas, vegetais de folhas escuras, banana e melão.
B3 ou niacina (ácido nicotínico)
Atua na obtenção de energia e de forma geral no metabolismo das proteínas, lipídeos e carboidratos.
Pelagra, doença que causa problemas digestivos, nervosos e mentais
Levedo, fígado, rim, coração, ovo e cereais integrais.
Ácido pantotênico
É essencial no metabolismo energético, sendo que é elemento constituinte da acetil CoA.
fadiga; fraqueza muscular; perturbações nervosas; anorexia, diminuição da pressão sangüínea.
Fígado, rim, carnes, gema de ovo, brócolis, trigo integral e batata.
Consulte sempre um profissional para ter um cardápio equilibrado e personalizado!

Saúde rejuvenescida a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário