sexta-feira, 29 de julho de 2011

Doshas | Humores Biológicos


O que são os Doshas?


Dosha é a caracterização do perfil biológico do indivíduo, de acordo com o ayurveda. Ele pode ser encontrado em Prakruti ou Vikruti:
Prakruti – É a sua constituição energética determinada no momento da fecundação e que o individuo carregara durante sua vida, sendo que, existem sete tipos básicos: V, P, K, KV(VK), KP (PK), PV (VP), KPV.


Vikruti – São as desarmonias que podem se manifestar como doenças nos aspectos físicos, psíquicos, emocionais e sociais da nossa vida. O ser adquire a desarmonia com influencia de aspectos externos, como emoções absorvidas, alimentos errados, clima etc.


Existem três doshas: Vata, Pitta e Kapha, sendo que cada um apresenta suas determinadas características. Todas as pessoas possuem os três doshas, mas em proporções variadas. Eventualmente, há excesso ou carência de um dos três doshas, o que constitui uma desarmonia, podendo originar uma doença.


O ayurveda restabelece o equilíbrio original dos doshas da pessoa por meio de dietas, exercícios físicos, uso de plantas medicinais, meditação, yoga e massagem dentre outras terapias.


Características dos Doshas:


Kapha


Kapha é o princípio da lubrificação e da organização.


Para que haja movimento e digestão é preciso que o organismo esteja perfeitamente lubrificado. Como o corpo não é simplesmente uma máquina, e sim um todo em constante modificação, resultante tanto da percepção interna quanto de estímulos externos, kapha também é responsável pela inteligência celular. É o que garante, por exemplo, que o coração irá exercer exclusivamente suas funções e não as de outros órgãos.


Características Kapha


Manifestações mais comuns:


Lento/Inerte
Digestão e metabolismo lentos, caminha e fala lentamente, aprende devagar e de maneira metódica mas retém com facilidade.


Pesado
Constituição física forte e sólida, ossos e músculos fortes, ganha peso com facilidade, tendência a ser prático porém, quando em excesso, pode se tornar grosseiro e cruel.


Frio
Digestão boa mas lenta, pele fria e viscosa (especialmente em ambientes úmidos), propensão a resfriados, congestões nasais, pulmonares e tosses; quando em excesso pode fazer com que o indivíduo se mantenha “frio” mesmo em situações críticas e pareça emocionalmente distante.


Macio
Órgãos e pele saudáveis e perfeitos, natureza calma e serena, tendência a ser carinhoso e gentil; quando em excesso pode gerar dependência emocional.
Denso
Pele e unhas densas e espessas, fezes densas e espessas, cabelo grosso e abundante, tecido adiposo espesso, demora a mudar de idéia ou de posição, idéias “densas”, tendência a ser emocionalmente estável; quando em excesso pode se tornar insensível (“casca-grossa”).


Oleoso
Pele, cabelo e fezes oleosas, juntas e órgãos bem lubrificados, tendência a se sentir relaxado internamente e no relacionamento com as pessoas; em excesso pode levar à obesidade, à retenção de líquidos ou mesmo ao desenvolvimento de uma personalidade “esquiva” e não confiável.


Suave
Pele macia, tendência a ser carinhoso, compassivo, indulgente; quando em excesso pode se tornar tolerante demais e acabar sendo usado pelas pessoas, incapaz de dizer “não” e de estabelecer limites.
Estático
Imóvel, tendência a ficar o tempo todo parado, dormindo ou inativo.
Os sabores relacionados a kapha são doce, azedo e salgado. Quando o nível de kapha é alto, há o desejo de ingerir doces, salgadinhos e frituras (do tipo fast-food) e que se torna difícil de controlar.


Pitta
Pitta é o princípio da digestão e da transformação.


É responsável pela digestão dos alimentos no estômago e no trato intestinal, das partículas em nível celular e também pela “digestão” de nossos pensamentos e emoções. Pensamentos bem digeridos levam ao conhecimento intelectual; emoções bem digeridas levam à consciência intuitiva e ao autoconhecimento. Quem mantém uma boa saúde e vive intelectualmente alerta e em paz com suas emoções se desenvolve e evolui com muito mais facilidade e rapidez. São os efeitos de uma “boa digestão”.


Características Pitta


Manifestações mais comuns


Quente
Associado a características digestivas positivas como bom apetite, atração por temperos e elementos quentes (comida, calor, discussões, debates), pessoas de temperamento intempestivo (“cabeça quente”), obstinadas e determinadas.


Agudo/Aguçado
Dentes afiados, olhar forte e penetrante, nariz afilado, queixo afunilado, mente aguçada e alerta, sensível a emoções mas também bastante crítico.


Leve
Leve, constituição física média, intolerância à luz intensa, pele e cabelos claros.
Oleoso
Pele, cabelo e fezes oleosas, tendência a se relacionar com as pessoas exercendo controle sobre elas; quando em excesso pode se tornar “esquivo”, manipulador e não confiável.


Líquido
Urina, suor e sede em excesso, músculos suave e delicados, fezes quase líquidas, evita responsabilidades.
Expansível/Intenso (Móvel)
Sarna, acne e inflamações que tendem a se espalhar, desejo de reconhecimento, de fama (de ter boa reputação), pode assumir responsabilidades em excesso e querer fazer tudo ao mesmo tempo.


Fétido
Odor nas axilas, boca e pés; quando em excesso pode levar a um desejo de se envolver em “questões sujas” ou ilegais, comportamento e integridade questionáveis.


Os sabores que elevam os níveis de pitta são azedo, salgado e picante/apimentado. Lembrando que sabores apimentados também elevam vata e os salgados elevam kapha.


Vata


Vata é o princípio do movimento no corpo, na mente e na consciência.


É responsável por todo o movimento físico, o que inclui os sistemas de circulação interna e de eliminação, as mudanças em nossos pensamentos e emoções e até mesmo as alterações em nosso estado de consciência


Características Vata


Manifestações mais comuns


Seco
Associado à pele, cabelo, lábios, língua e garganta ressecados, sede, intestino ressecado com tendência à prisão de ventre; personalidade e emoções “secas”, sem energia ou vitalidade.


Leve
Músculos, ossos e estrutura física frágil, sono leve e reduzido, magreza, sensação de atordoamento e de dispersão emocional.


Frio
Pés e mãos gelados, problemas de circulação, dor muscular, frieza emocional, indiferença e apatia.
Áspero
Pele áspera e rachada, unhas quebradiças, dentes frágeis, rachaduras nos pés e mãos; juntas e articulações que estalam com freqüência, movimentos bruscos e rudes, maneirismos, rispidez ao lidar com as pessoas (insensibilidade).


Agitado
Movimentos rápidos, ritmo rápido ao caminhar, falar e pensar, tendência a desenvolver diversas atividades ao mesmo tempo, movimentos constantes dos olhos, sobrancelhas, mãos e pés, articulações instáveis, sonhos em profusão, paixão pelo movimento, por viagens, instabilidade emocional e de humor, fé e crenças instáveis, mente dispersa, tendência a aprender com rapidez e a esquecer as informações muito rápido também.


Claro
Capacidade de observação, de captar informações com rapidez porém esquecendo-as rápido, tendência ao vazio emocional e à solidão.

O estilo de vida das pessoas predominantemente vata reflete essas características. Até os alimentos que ingerimos podem aumentar nossos níveis deste dosha. Sabores fortes, adstringentes, amargos e picantes são vata. Uma das melhores maneiras de diminuir seus níveis é ingerir alimentos que tenham características opostas, ou seja, doces, azedos e salgados.


Lembre-se: elementos semelhantes se unem e se intensificam. Se você ingerir alimentos e mantiver um estilo de vida com excesso de características mencionadas no quadro acima, a tendência é que seus níveis de vata se desequilibrem, gerando problemas perceptíveis mesmo antes de alguma doença diagnosticável se manifestar. O mesmo ocorre com os demais doshas.


Ilustrações: Gustavo Peres

Nenhum comentário:

Postar um comentário