terça-feira, 23 de março de 2010

Bem vindo ao mundo quântico!

"Não devemos ter medo dos confrontos; Até os planetas se chocam e do caos nascem as estrelas" Charles Chaplin

Fotos Nasa

Por Cris Ayres

Se eu disser que para abrir seu computador e ler meu site você não encostou em nada, em nenhuma tecla?
E que suas mãos são compostas por 99,9% de vazio?

Te deixou intrigado? Se sim, vamos navegar por sete elementos que dão a base para tudo que existe, e que compõe o cosmo e alimenta os cinco elementos (água, terra, fogo, ar e éter).
Agora vamos viajar num mundo quântico.

O mundo é formado por cinco elementos: água, terra, fogo, ar, éter e estes elementos forma tudo que existem. Isso já diziam os vedas e no século 6 a.c os filósofos também. E a partir daí acredite se quiser, o universo é formado, logo as estrelas, os planetas, seistemas solares e dentre tantos você.
Neste espaço exíguo cabe o universo: o mundo quântico habitado por partículas subatômicas. O que não se refere à água, terra, ar, éter, fogo nem átomo, nem nêutron, nem próton e sim partícula – quarks e nêutrons que formam a matéria que você vê. Outras quatro são blocos de energia pura que trabalham para manter os quarks unidos, deixar seu corpo ao chão e iluminar as coisas.

Mas como toda história, sempre há um que se sente o patinho feio e porque não ser o patinho feio? Este na ciência se chama neutrino, sem casa e que vive fora do átomo, atravessa as coisas, o nosso corpo e sem deixar nenhum vestígio e porque? Existe também o revoltado ou o invisível, depende do ponto de vista de quem quer entender a história este é o gráviton este é a força que agiu na maçã que caiu na cabeça do newton e que também deixa os cientistas com dor de cabeça.

Para entender algumas coisas vamos ver como funciona e como se relacionam os sete elementos, neutrino, elétron, quarks, glúon, bósons da força fraca, fóton e gráviton que formam os cinco elementos que constitui o universo e que este é 99,9% vazio.

Não se preocupe, porque iremos falar numa linguagem para leigos.

NEUTRINOS: Nosso universo não é mais verdadeiro do que o deles.
Eles existem, mas num espaço diferente, regido por leis diferentes. Em nosso espaço, nenhum corpo pode ultrapassar a velocidade da luz. O neutrino, no entanto, não está sujeito a campos de gravidade nem eletromagnéticos. Portanto, não está condicionado ao nosso limite de velocidade e pode ter o seu tempo, diferente. Poderá até se deslocar mais rapidamente do que a luz, o que o faria, relativisticamente, retroceder na nossa escala de tempo. ELÉTRON-NEUTRINOS - Neutrinos são partículas sem carga; bilhões de elétrons-neutrinos atravessam o corpo humano a cada segundo.

ELÉTRON - Toda a matéria comum é formada por este grupo. Gira em torno do núcleo atômico e é responsável pela eletricidade. Foi a primeira partícula subatômica a ser descoberta até mesmo pelo seu tamanho. Se o núcleo do átomo fosse do tamanho de uma bola de futebol o elétron seria do tamanho do estádio.

QUARKS são um tipo de partícula de matéria. A maior parte da matéria que vemos em nossa volta é feita de prótons e nêutrons, os quais são compostos de quarks.
Existem seis quarks, mas os físicos usualmente falam em termos de três pares que aparecem como carga eletrica azul, vermelho ou verde. São confinados dentro do grupo por uma força absolutamente alta que puxam uns aos outros cada vez que querem abandonar a turma e essa força é formada por...

GLÚON - Responsável pela chamada força nuclear forte, serve de adesivo entre os quarks (glue em inglês significa "cola"). Eles ficam circulando entre os quarks e são responsáveis pela troca de cor dos quarks. È a forca que puxam de volta os quarks quando querem fugir do grupo, sendo assim a força maior do universo.

Quando esta força se rompe, o núcleo do átomo se desfaz, chamado assim de fissão nuclear, quando o átomo se divide em dois. Isto se dar quando entre em jogo as partículas desordeira e distruidoras de átomos...

BÓSONS VETORIAIS INTERMEDIÁRIOS - Responsáveis pela força nuclear fraca, aparecem em algumas formas de radiatividade, são como valentões, grandes e pesados porem com pouca força. A gangue das forças fracas e a dissidência de outro bando muito maior e mais poderosos e que estão atravessando a tela do seu computador em bilhões por segundo chamados...

FOTÓNS: Vamos lá, sabe aquele sinal de rádio, a tela da TV, o celular, a imagem da tela que vc está lendo neste momento, o imã que prende o endereço da farmácia, pizzaria na sua geladeira? Então é composto por fótons. São os mais conhecidos como partículas que formão a luz visível. Mas essas são alguma pequenas coisas de sua atribuição, ele carrega a segunda força mais poderosa do cosmos a Eletromagnética. Essas já ouviram falar. Se não..... Ela é bilhões de vezes mais forte que a gravidade e 100vezes menos intensa que a nuclear. Lembra que eu falei no começo que suas mãos não encostaram no seu computador para ler o meu site? O que vc entende com toque nada mais é que a repulsão eletromagnética, que acontece por causa dos fótons. Pense nisso quando achar que esta tocando em algo, copo para beber água, sensação que a água esta passando pela garganta, sexo, deitar na cama. Toda essa sensação é grande troca de fóton que acontece ali.
A força eletromagnética é responsável por manter o eletron em volta do núcleo do átomo. Mas depois de tudo isso há uma força que te segura no chão todos os dias...

GRÁVITON – É a forca que fez Newton sentir a queda da maçã na cabeça, e que mantém a terra orbitando, mas é a mesma que deixa os cientistas com dor de cabeça. ELA AINDA NÃO É COMPREENDIDA PELA FISICA QUANTICA, para qual toda força é feita de alguma partícula de energia. E Gráviton é responsável pela gravidade.
Os cientista tentam espatifar os átomos em aceleradores de partículas e analisar o que sai dele...Cadê o gráviton? Sumiu.....
Mas para analisar o porque da queda...temos que ir mais a fundo..Mecânica quântica a teoria da supercordas que são entidades fantasmagóricas que viveriam num mundo de 11 dimensões e estariam segundo alguns teóricos por trás dos 7 elementos que vimos acima.

O que é física quântica?
A palavra quânta é plural da palavra quantum que significa uma dualidade complementar partícula/ondas. A física quântica estuda esta dualidade que tem importância para tecnologia e para saúde humana.

O que é abordagem quântica?
A abordagem quântica se baseia nos fundamentos da física quântica. O aspecto ondulatório associado com a partícula têm implicações para diversas áreas do empreendimento humano: educação integral do ser, ecologia, relacionamentos humanos, empresas, transdisciplinaridade, negociações, saúde integral etc. Em essência ela integra as características aparentemente opostas: feminino e masculino, hemisfério direito e esquerdo cerebrais, saúde corpo e mente, psicanálise e psicossintese, conhecimento e sabedoria etc

Onde o ayurveda, yoga se encontram com a física quântica?

As duas ciências irmãs, ayurveda e yoga desenvolvidas na Índia há milênios focalizam o ser humano inteiro, pela sua saúde e desenvolvimento físico/mental/emocional/espiritual. A abordagem quântica tem uma concepção integralizante do ser que é a mesma como a de ayurveda e yoga integradas.

Salto quantico?
Salto quântico e um salto de qualidade que ocorre durante uma transformação qualitativa de um estado mental para outro estado . Por exemplo, da tristeza para alegria, das trevas pára a luz, da doença para a saúde, curas milagrosas.
Esta transformação quântica ocorre praticamente no em tempo instantâneo.

Micro e macro pela visão quântica? Pela visão quântica o todo está contido em cada parte e a cada parte esta incluída em todas as partes. Em outras palavras macro esta em micro.

Em termos religiosos o reino de Deus esta em cada um de nós, o Bhraman esta em cada atma.

O que é Lei da preservação de energia sutil?
A lei de conservação se aplica para as energias físicas: a somas das diversas formas de energias é uma constante. As energias podem mudar suas formas (por exemplo ; energia elétrica para calor, energia química da gasolina em energia de movimento etc Mas a soma total permanece a mesma). Quando consideramos as energias sutis: amor, fraternidade , solidariedade, magoa, tristeza, alegria, raiva etc, elas não são mensuráveis mas existem e são sutis (não físicas) na sua natureza. A lei de preservação é aplicável para energias não mensuráveis. A preservação significa compartilhamento e expansão.

O que é Lei do aumento da sintropia?
O termo entropia significa degradação, degeneração , desorganização enquanto que o termo síntropia (negue entropia) implica em um processo reverso : regeneração , crescimento , reorganização.
Pelas técnicas simples de meditação, oração, conscientização , imaginação ativa, visualização , pensamentos e emoções positivas, podemos aumentar a síntropia e reduzir a entropia

O que é Primordialidade da consciência?Na abordagem clássica cartesiana a matéria é primordial bem como os neurônios são primordiais. Certas vibrações dos neurônios geram a mente e a consciência.
Por outro lado na visão quântica , a matéria e neurônios são fenômenos secundários enquanto que a consciência e a mente são primários e primordiais. Esta é a neurociência quântica. Esta sendo cada vez verificada a validade da abordagem quântica da neurociência.

O que é Não localidade?Uma da conseqüência da neurociência quântica é a primordial idade da mente e da consciência. Elas também não estão limitadas em sua presença no cérebro ou no corpo. Elas estendem além do corpo físico. Os fenômenos paranormais (telepatia, telecomunicação, clarividência, coincidências significativas entre outras) são conseqüências das características da não localidade da mente e da consciência.

O que é Fisiologia das emoções?Medo: o sangue flui para as pernas, rosto lívido, sensação de “gelar”, corpo alerta ou imobilizado, torrente de hormônios .
Ira: o sangue flui para os membros superiores, aceleração dos batimentos cardíacos, adrenalina, energia vigorosa.
Tristeza: queda de energia e entusiasmo, reduzindo a atividade metabólica do corpo.
Repugnância: alguma coisa desagrada ao gosto ou ao olfato, real ou metaforicamente. Expressão facial de nojo- o lábio superior se retorce e o nariz se enruga.
Surpresa: maior quantidade de luz atinge a retina, mais informações sobre o fato inesperado. Fica mais fácil perceber o que está acontecendo e, assim, conceber um plano de ação.
Felicidade : maior atividade do centro cerebral, inibe sentimentos negativos, favorece aumento da energia, oferecendo ao corpo repouso geral, disposição e entusiasmo.
Amor : conjunto de reações que gera estado de calma, satisfação, facilitando a cooperação. O que cada uma delas pode.

O que é terapia quântica?
As terapias quânticas são terapias integrativas , harmoniosas e sinérgicas que buscam cuidar do ser inteiro inclusive as enfermidades manifestadas. As terapias podem ser de origens diversas: alopatia, homeopatia , naturopatia, medicina chinesa, yoga, ayurveda , diversos ramos da psicologia, oração, espiritualidade etc.

Como pode ser aplicada? Quem pode receber?Com a orientação de um terapeuta quântico. Em principio qualquer pessoa de qualquer idade se pode beneficiar com as terapias quânticas

Quais são os princípios básicos de tratamento?
O ser humano não é somente um corpo físico e fisiológico, mas também é emocional, mental, intuitivo, espiritual, social, cultural. As técnicas utilizadas procuram cuidar de forma integrada, todos os aspectos do ser humano. A nossa abordagem não despreza, aliás, valoriza, todo tipo de terapias corporais, emocionais, mentais, intuitivas, espirituais etc. Na realidade, o nosso trabalho não é um tratamento da definição convencional, mas, é um treinamento para autotransformação.

De maneira geral, quais são as técnicas empregadas?
Em princípio, podemos destacar os seguintes aspectos:
Escutar a pessoa.
Motivação.
Parceria.
Incentivar a participação familiar e desenvolvimentos dos talentos.
Valorizar progressos,mesmo pequenos,em diversas aspectos do ser humano
Ajudar a desenvolver auto-estima e autoconfiança.
Técnicas simples de respiração,relaxamento, meditação e transformação.
Essas técnicas são adaptadas de acordo com a necessidade da pessoa, e de seus talentos e temperamento.

De onde surgiram esses conceitos?
A base de nosso trabalho tem quatro pilares:
Concepção quântica do ser humano.
Abordagem holística.
Técnicas simples e eficazes, milenares e modernas.
Integração harmoniosa entre esses três pilares.

O que significa concepção quântica do ser humano?A concepção clássica (cartesiana-newtoniana) focaliza separatividade, positivismo, reducionismo e linearidade. Para os seres humanos, isso significa separação entre corpo, mente, emoções e alma, separados do ambiente e das outras pessoas. Por outro lado, a concepção quântica do ser humano enfatiza complementaridade e integração das diversas características humanas. Em termos práticos, isso significa inter-relacionamentos, interdependência: corpo, mente e alma.
Destaca-se pela interconectividade entre imanente e transcendental, sensorial e transsensorial, mensurável e não-mensurável, quantidade e qualidade, tangível e intangível, pensar e sentir, raciocínio analítico e intuitivo, alopatia e outras terapias, neuropsíquico e psicossomático.
A busca da concepção quântica é integração harmoniosa de todos os tipos de terapias em prol da saúde integral do ser humano.

O que significa abordagem holística?A holística significa ciência da totalidade, da inteireza, da plenitude, esta abordagem busca integrar todos os aspectos relacionados ao ser: diagnóstico, terapias e nutrição holística.

É possível integrar terapias milenares e modernas?Não somente é possível, como necessário. A ciência médica tem avançado muito durante as últimas décadas em termos de medicamentos e tecnologias de equipamentos, devemos aproveitá-las integrando harmoniosamente com a sabedoria milenar. As técnicas como respiração, meditação, relaxamento, reiki, terapias prânicas, acunpultura, oração, etc. As terapias modernas buscam tratamento da doença, ao passo que a sabedoria milenar cuida do ser por inteiro. É importante observar que os efeitos colaterais indesejáveis dos medicamentos convencionais podem ser reduzidos quando associados com as terapias milenares, aumentando simultaneamente os efeitos positivos dos medicamentos.

Como as técnicas agem sobre as pessoas?
A ação da energia sutil no organismo aumenta a imunidade, melhora a qualidade do sangue, aumento da qualidade do sono, evita a insônia, melhora a auto-estima e a autoconfiança. Em suma, saúde psicossomática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário