terça-feira, 23 de março de 2010

Ciência da Pele

A pele funciona como órgão de eliminação de toxinas
Por Madu Cabral*
Foto: Cris Broilo por Pedro Dimitrow
Fonte EUA: Laurel Kallenbach - Consultoria: Dr. Valcinir Bedin

No que se refere à beleza pessoal, o cuidado com a pele pode ser considerado o ritual mais importante. Isso significa mais do que encontrar o creme certo para seu rosto – apesar de também fazer parte. É um processo holístico que envolve alimentação correta, exercícios e uma vida saudável.

Com todos esses cuidados, a saúde iluminará seu rosto. A pele é parte integral do bem-estar do resto do corpo e funciona como órgão de eliminação que remove resíduos e toxinas. Protege os fluidos dos elementos que roubam a hidratação e é um termostato que resfria a temperatura do corpo via transpiração. É também um porteiro seletivo, permitindo a entrada de oxigênio e outras pequenas moléculas, enquanto barra a entrada de outros.
A terapeuta ayurvédica Cristina Chiang explica que “a pele se alimenta de tudo que entra em contato com ela, tanto no nível físico – absorve nutrientes – quanto no nível mais sutil – capta as impressões relativas ao tato, importante na “alimentação” das emoções e sistemas mais sutis do nosso corpo”. Por ser o lar das terminações nervosas, a pele nos ajuda a experimentar o mundo pelo sentido do tato.
Qual seu tipo de pele?
O Ayurveda classifica a pele de acordo com seu dosha:Vata fria, enrugada, seca e estriada;Pitta macia, quente e menos enrugada que vata;Kapha macia, lustrosa e oleosa, fria e pálida.
Para um teste mais completo
Do ponto de vista da medicina convencional, a pele é formada por três camadas: a camada subcutânea mais profunda é cheia de tecidos conectivos e gordura; a derme contém fibras de colágeno (para resistência) e elastina (para elasticidade), raízes de pêlos e glândulas sebáceas; e a epiderme inclui a camada germinativa na qual novas células são constantemente formadas para substituir as células mortas que se reúnem na camada mais externa.
Nossa pele reflete também nosso sexo: a pele masculina é geralmente mais grossa, com poros maiores e bem mais raízes e folículos de pêlos do que a pele das mulheres.Para facilitar o funcionamento dessas complexas camadas de tecidos, precisamos de cuidados com o corpo inteiro. Segundo o Ayurveda, “existe uma correspondência entre as sete camadas da pele e os sete tecidos (ou dathus). Portanto, temos a capacidade de nutrir ou intoxicar o nosso organismo inteiro, em diferentes níveis, de acordo com o que colocamos sobre ela” adverte Cristina.
Uma desintoxicação pode ser o primeiro passo para uma pele brilhante, pois ela é a primeira parte do corpo a apresentar problemas causados pela dieta. O consumo excessivo de comida processada sobrecarrega e intoxica o organismo. A boa notícia é que as células da pele são substituídas freqüentemente, por isso, se mudar a alimentação, sua pele mostrará sinais de renovação rapidamente. Outra forma de eliminação de toxinas é pelas glândulas sudoríparas. Nesse caso, os exercícios e saunas são recomendados.
Rituais de cuidado
O simples ato de passar algum tempo cuidando da pele pode ser o suficiente para encorajar sua beleza a aparecer. Como uma saudação ao sol, os cuidados ayurvédicos envolvem uma série de movimentos que devem ser feitos com atenção, como um ritual de preparação para o dia. A medicina ayurvédica classifica os tipos de pele segundo os doshas, mas a terapeuta Cristiane Ayres, especializada em Ayurveda, dá as seguintes dicas que servem para todos:- Prefira água morna ou fria para impedir o ressecamento da pele.
- Aplique os produtos preferencialmente após o banho, pois o vapor da água abre os poros e facilita a absorção.
- Nunca se deite sem tirar a maquiagem. Uma limpeza de pele, mesmo que rápida e superficial, é essencial para a pele respirar e rejuvenescer durante o sono.
- Um sono tranqüilo é indispensável para reavivar a pele, deixála fresca, descontrair os músculos e suprimir a tensão nervosa.
- Ao aplicar qualquer produto na pele, procure sempre fazer uma leve massagem com movimentos circulares.
- Evite banhos muito quentes, sabonetes com detergentes, aquecedores no ambiente, vida sedentária e roupas sintéticas. Todos esses itens afetam negativamente a saúde da pele.
- Como todos os tecidos, a pele deve ser limpa, bem-nutrida, hidratada e protegida contra as agressões climáticas e do estilo de vida.
Ah, o verão!“No verão sentimos calor, os poros se abrem... Nós nos abrimos, ficamos com a pele e o corpo mais expostos” adverte Ruth Toledo, especialista em florais de Bach. A chegada da estação mais quente do ano deve influenciar nos cuidados da temporada. “A pele, assim como o resto do corpo, deve ter a mesma aparência durante os 12 meses do ano”, esclarece Cristina Chiang. E continua: “o que proporciona isso é o cuidado adequado, que varia de estação a estação em uma mesma pessoa”. Mas há uma regra válida para todos os tipos de pele: o uso de filtro solar.
Os danos ecológicos levaram nosso planeta a uma realidade não prevista nos livros clássicos ayurvédicos.
O dermatologista Valcinir Bedin explica que “não só no verão, mas em todas as estações, é necessário se proteger do sol. Este, além de proporcionar o bronzeado esperado, pode danificar a pele causando alterações do DNA que são irreversíveis, como tumores de pele”.A estação agrava o dosha pitta. Todos devem tomar cuidados para amenizar esse efeito evitando uma alimentação muito quente e picante e tentando manter o corpo -- principalmente a cabeça -- fresco. Receitas caseiras podem ser eficientes, divertidas e saborosas, pois muitas receitas ayurvédicas são comestíveis. Uma pele macia, brilhante e sem manchas é algo que todos queremos porque é o rosto que apresentamos aos outros. Esse rosto revela emoções como estresse, preocupações e o colorido de uma paixão.
Não é surpresa que a condição de saúde possa ser facilmente lida a partir de sua face, e se você entender sua pele, o maior órgão do corpo humano, como um indicador de sua saúde geral, entenderá sua função dentro do corpo como um todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário