quinta-feira, 4 de março de 2010

Spa em casa - Prepare-se para o inverno com receitas caseiras capazes de tratar e embelezar a pele.








Por Thaís Harari



O tempo pode ser um dos maiores adversários da beleza. O clima frio e úmido afeta diretamente a pele, podendo torná-la mais seca ou mais oleosa. César Cuono, dermatologista formado pela Universidade de São Paulo (USP), explica que o tempo seco estimula as glândulas sebáceas a produzir gordura, o que torna uma pele oleosa ainda mais oleosa. “Já no caso de uma pessoa que possui pele seca isso não acontece. Ela não tem tendência a produzir oleosidade, por isso, o frio acaba deixando a pele ainda mais seca”.



O médico aconselha pessoas com problemas de secura na pele a diminuir o tempo de banho e evitar o uso de sabonete, lavando somente as dobras do corpo, onde há maior secreção. É indicado também o uso de óleo corporal, o que preferir, a ser utilizado depois do banho com o corpo ainda molhado. Para aqueles que possuem a pele oleosa, a recomendação é utilizar sabonetes feitos especificamente para reduzir a gordura da pele e aplicar adstringente. “Lave o rosto no máximo três vezes ao dia. Passe adstringente se sentir que a pele continua oleosa”, explica Cuono.



Guia da pele saudável



Com a ajuda da terapeuta ayurvédica Cris Ayres, e da acupunturista, cromoterapeuta e naturopata Luciana Turcheto, foi elaborado um pequeno guia para deixar a pele limpa e hidratada, repleto de receitas fáceis de preparar em casa.
Limpeza



A Ayurveda (sistema milenar de medicina indiana) sugere o uso de pós herbais para limpar a pele. Esses pós são misturados a uma série de bases líquidas formando uma pasta cremosa, que é aplicada sobre a pele como um fino esfoliante. A fórmula é indicada para todos os doshas (constituição psicofísica), kapha, pitta ou vata, sendo apenas alterado o líquido base em cada caso. (Descubra é o seu dosha fazendo o teste na matéria Quem é você? do nosso site)


Fórmula Pó Base
1 colher de café de coentro seco 1 colher de café de cominho 1 colher de café de confrey1 colher de café de flores secas1 colher de café de fenugrego1 colher de café de noz moscada1 colher de café de lentilha vermelha ou argila medicinal1 colher de café de pele de limão1 colher de café de manjericão

- Indivíduos tipo kapha possuem a pele normalMisturar o pó base com chá de ervas (hortelã, camomila ou cidreira).
- Indivíduos tipo vata possuem a pele secaAdicionar leite, creme de leite ou suco de aloe vera ao pó base.
- Indivíduos tipo pitta possuem a pele oleosaAdicionar suco de limão ou iogurte ao pó base.
Fórmulas
Vata Use partes iguais de pó de pétalas de rosas ou casca de laranja e manjericão, adicionados a leite, creme de leite ou suco de Aloe Vera.
Pitta Use partes iguais de pó de Brahmi e fenugrego, adicionados ao suco de limão ou iogurte.
KaphaUse partes iguais de pó de aloe, casca de limão, pétalas de rosa, adicionados a um pouco de óleo de germe de trigo ou de rosa mosqueta, com leite.


Vapor
É indicado para limpeza dos poros e pode estimular a circulação sanguínea na pele, auxiliando a absorção de máscaras e cremes. A aplicação de óleo seguida a de vapor ajuda a equilibrar vata.
Coloque água mineral em ebulição em uma vasilha. Aproxime-a do rosto para receber o vapor.
Kapha Combine alcaçuz (licorice), rosa, ashwaganda, folha de louro, camomila, cravo, confrey, erva doce combinados a óleo essencial de lavanda, gerânio ou bergamota.
Vata Combine folha de louro, alcaçuz, camomila, confrey, rosa, dashamul e casca de laranja. Esta combinação pode ser usada uma vez ao mês.
Pitta Combine folha de louro, licorice (alcaçuz), confrey, erva doce, lavanda, cidreira, casca de limão, verbena, rosa, alecrim, adicionados à combinação dos óleos essenciais: de limão e cipreste.


Esfoliantes



Devem ser suaves e não abrasivos, mas capazes de melhorar a circulação, limpar os poros e remover a pele morta, estimulando o nascimento de pele nova, com tônus e brilho.
Friccione a mistura em pequenas áreas da pele, em movimento horário. Lave com água fria.
KaphaUtilize farinha de aveia, manjericão, pó de sândalo e pétalas de rosas. Misture para formar uma pasta com água mineral, leite frio ou chá de confrey.
VataUtilize farinha de lentilha vermelha ou de grão de bico, com germe de trigo, pó de amêndoas, Agar-Agar, ashwaganda, haritaki, fenugrego, manjericão, pétalas de rosas. Misture tudo com suco de aloe vera, creme de leite ou leite.
PittaUtilize farinha de cevada, amalaki, coentro, manjista, neem, pó de sândalo e lavanda. Misture tudo em suco de limão ou suco de aloe vera.


Hidratantes



Todos os tipos de pele necessitam de hidratantes, mesmo as oleosas por natureza. Os hidratantes agem como uma barreira protetora, inclusive contra a invasão de bactérias. Devem ser aplicados depois de lavar o rosto para ajudar a restabelecer seu equilíbrio natural.


Fórmula base
2 colheres de sopa de gel de aloe vera85 ml de óleo28 gr de manteiga de ghee 57 ml de água de rosas
Kapha Use óleo de amêndoas ou de jojoba
Vata Use óleo de gergelim ou lanolina.
PittaUse óleo de jojoba.
Preparo
Aqueça o óleo e a manteiga juntos e misture água de rosas e aloe vera separadamente. Coloque todos os ingredientes em um liquidificador e bata. Adicione óleos essenciais, tal qual mencionado anteriormente.
Para obter um creme adequado para a noite, diminua a quantidade de gel de aloe vera e adicione vitaminas A e E ou um pouco de óleo de rosa mosqueta. Mantenha em um frasco hermeticamente fechado em local arejado.
O importante lembrar que o óleo de jojoba é indicado para todas as peles, pois é absorvido rapidamente, deixando poucos resíduos.



Aromaterapia
A aromaterapia consiste na utilização de óleos essenciais que carregam princípios ativos puros de determinada planta para promover algum benefício no corpo.Os óleos essenciais podem ser usados em forma de compressas, diluídos em óleos carreadores (vegetais) ou puros quando pingados em uma banheira.



Hidratação
Pingue cinco gotas de óleo essencial de lavanda em 100 ml de óleo vegetal de calêndula ou Germe de Trigo (são óleos vegetais altamente hidratantes).
Hidratação e tratamento de manchas de acnes
Pingue dez gotas de óleo essencial de lavanda e dez gotas de óleo essencial de tea tree (a lavanda é um relaxante muscular e o tea tree é um bactericida e fungicida natural) em 100 ml de óleo vegetal de semente de uva
Essa mistura pode ser passada em qualquer rachadura ou lesão da pele.
Para quem sofre com retenção de líquidos (rosto e corpo)
Diluir dez gotas de óleo essencial de laranja e cinco gotas de óleo essencial de grapefruit em 100 ml de óleo de semente de uva. Passar uma vez ao dia.


Cuidado com os lábios
A saliva é o pior inimigo daqueles que sentem nos lábios a mudança de temperatura. Deve-se mantê-los sempre bem tratados e lubrificados. “Pode-se utilizar um protetor labial com fator de proteção 15 ou 30, ou até mesmo um simples batom ou gloss”, explica Cuono


Nenhum comentário:

Postar um comentário