quinta-feira, 4 de março de 2010

Da Pele para Dentro


Por Cris Ayres


O limite do mundo interior e o mundo exterior é a pele que nos recobre, portanto há necessidade de atenção para manter este tecido nutrido e saudável.


A pele comporta-se como uma eficiente barreira, impedindo o ressecamento do organismo e protegendo-o das agressões externas, tanto mecânicas quanto físicas, químicas e microbianas.
A cada dia, estamos mais expostos às agressões climáticas, ao pó e à poluição, especialmente nas grandes metrópoles. Um estilo de vida agitado e tenso, má alimentação e sono insuficiente, também são fatores agravantes de problemas e envelhecimento da pele, gerados por toxinas.
Podemos diferenciar a pele das pessoas com predominância de cada dosha (em harmonia e desarmonia) pela coloração, pigmentação, textura, manchas etc. Podemos então dizer que:


Pitta (fogo + água): pele sedosa e morna, com tendências a oleosidade, quente, espinhas inflamadas, erupções e inflamações gerais.

Vata (ar + éter): pele seca, fria, áspera, manchas escuras, ressecadas, rachadas, desidratadas.
Kapha (terra + água): tendência a ter pele normal, saudável, macia e hidratada; podem aparecer manchas claras, pele úmida e fria, espinhas sem inflamação e cravos brancos.



Seguem algumas dicas para manter todas as peles mais frescas neste verão:
TonificanteUm bom tonificante é refrescante e não alcoólico, ajuda a remover os resíduos, refina os poros e tonifica a pele, preparando-a para o tratamento hidratante.
Pitta: água de manjericão ou laranjeira ou uma mistura em partes iguais de chá de erva doce e coentro.



Vata: água de rosas pura.
Kapha: avelã em pó com água de rosas ou chá de confrey ou alecrim (sempre coado).
Alerta: Antes de aplicar qualquer cosmético na pele, mesmo que seja natural, teste-o na parte interna do braço, deixando agir durante o mesmo tempo que aplicaria no tratamento. Se houver irritação, lave bem a pele e descarte a mistura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário