quinta-feira, 4 de março de 2010

MATÉRIA PRANA YOGA - Terapias Molhadas

Terapias Molhadas
Por Patrícia Ribeiro
As propriedades Medicinais da água já são conhecidas há milhares de anos.Desde a antiguidade, o costume de frequentar casas de banho, saunas e termas é comum em vários países da Europa. No Brasil, também temos cidades conhecidas pelos balneários que oferecem tratamentos e banhos curativos. Na década de 1980 surgiram outras terapias, como watsu, healing dance e waterdance, que aliaram técnicas de massagem, alongamentos e fisioterapia dentro da piscina. Em qualquer uma delas, a sensação é de um profundo relaxamento físico e mental. Existem novas modalidades aquáticas, como aulas de Yoga na piscina e o sleep water, literalmente dormir na água(veja quadro no final).
Entre as terapias dentro da água, uma das mais conhecidas é o watsu, na qual o terapeuta aplica a massagem shiatsu dentro de uma piscina aquecida a 35ºC. O paciente é literalmente carregado no colo pelo terapeuta, que realiza movimentos de alongamento e de massagem que promovem uma sensação de aconchego e prazer. A fi sioterapeuta Lúcia Helena Sávio explica a diferença entre watsu, healing dance e waterdance. “A primeira terapia é como o cuidado maternal, é como se o paciente fosse a criança descobrindo o universo da água, deixando-se levar pelas sensações. Na segunda técnica o paciente se movimenta mais. Pessoas que sofrem de algum problema de saúde, dores e lesões se beneficiam muito com essa técnica. A waterdance seria o estágio mais avançado, quando o paciente está mais familiarizado com a água, pois existem momentos em que ele fica submerso. Os movimentos são mais amplos, de subir, descer, afundar”, explica.
As terapias soltam as articulações, diminuem a tensão muscular, aliviam a dor, reduzem o cansaço e o estresse. O healing dance é mais específico para tratar problemas como fibromialgia, artrite e dores reumáticas.
A bailarina e professora de dança Zélia Monteiro procurou as terapias aquáticas por recomendação médica. Ela tinha uma artrose no quadril, fez uma cirurgia e estava fazendo fisioterapia. Começou com sessões semanais de watsu e depois passou para o healing dance e waterdance. “Acho extremamente benéfico porque trata do corpo como um todo. Não é como a fi sioterapia, que trata somente da parte com lesão ou com dor, é uma terapia completa. O watsu e o waterdance integram os movimentos, melhoram a coordenação motora e o funcionamento do corpo como um todo.”
Yoga e Ayurveda
Segundo o Ayurveda, o sistema de cura milenar da Índia, a água é um dos cinco elementos básicos – os outros são ar, terra, fogo e éter. A terapeuta ayurvédica Cristiane Ayres explica que a água é o quarto elemento do corpo. Manifesta-se nas secreções dos sucos digestivos e glândulas salivares, membranas mucosas, no plasma e no citoplasma. “A água é absolutamente vital para o funcionamento dos tecidos, dos órgãos e dos vários sistemas do corpo, principalmente as funções eletroquímicas e as percepções dos sabores na língua”, diz. Dentro dos doshas (biótipos), ela aparece em pitta e kapha, onde tem um papel diferenciado para cada um devido ao segundo elemento que os compõe. (Para saber qual é o seu dosha, confira o Teste: Quem é você?, no site.)
A geração e a distribuição do prana no sistema humano podem ser comparadas às da produção e funcionamento da energia elétrica. A água retida no corpo é água parada. A água correndo com pouca força não gera eletricidade e quando cai nas turbinas com muita força e velocidade, produz a energia e gera eletricidade. O prana é como essas águas que caem e geram forças.
O fluxo inadequado não produzirá eletricidade. Assim também é o organismo. A respiração normal não produz eletricidade, por isso as pessoas sofrem de estresse e dores causados pela má circulação, que compromete a saúde. “Na prática do pranayama (exercícios respiratórios), estendemos a respiração e assim a água e o fogo fazem o papel de união, e esse contato libera uma nova energia chamada pelos yogis de energia do prana. O pranayama visto pelo elemento água é o elo entre o organismo e o sistema fisiológico do homem e da sua dimensão espiritual”, esclarece a terapeuta.

Algumas terapias
Watsu
Em uma piscina aquecida a 35ºC, o paciente é literalmente carregado no colo pelo terapeuta. É uma terapia passiva, o paciente recebe a massagem nos pontos de shiatsu, é alongado, é um fluir dentro da água. Usa-se um flutuador, uma música suave de fundo e as sessões duram cerca de 50 minutos. Esses movimentos dentro da água produzem um estado de profundo relaxamento físico e mental.
Escola Takedatel.: (11) 3872-9088 (11) 3872-9088 www.escolatakeda.com.br
Healing dance
Na terapia healing dance, o paciente começa a se movimentar mais e tem uma função curativa, de alívio da dor e de equilíbrio do tônus muscular. Opaciente experimenta uma “dança passiva”, que pode provocar sensações emocionais mais profundas. São feitos movimentos circulares e cíclicos como ondas, espirais, círculos e “oitos”, em que o terapeuta dirige o paciente para que ele navegue na água com harmonia e quietude.
Waterdance
Das três, esta seria a técnica mais avançada, já que desta vez o paciente não fica na superfície da água. Um clipe é colocado nas narinas e a maior parte do tempo ele fica submerso. Essa técnica exige mais concentração, pois ele afunda e tem de controlar a respiração dentro da água. Exige também maior integração entre paciente e terapeuta, que controla o tempo que o paciente fica mergulhado. Os movimentos despertam lembranças da vida uterina, causando uma sensação de segurança e conforto.
www.watsubrasil.com
Acqua Yoga
A aula começa com exercícios respiratórios para aquietar a mente, depois os alunos executam asanas de equilíbrio e de flexibilidade e kriyas(técnicas de limpeza e purificação). As posturas de força ficam de fora, já que não é possível executá-las na água. A aula termina com yoganidra(relaxamento). Nesse momento, as pessoas ficam boiando com a ajuda dos espaguetes, ouvindo músicas suaves e com a luz da piscina reduzida. A aula dura 45 minutos, mas não substitui uma prática convencional. Os benefícios principais são o relaxamento e a redução do estresse.
Academia Ecofittel.: (11) 2148-4000 (11) 2148-4000 www.ecofit.com.br
Sleep Water
A sessão é parecida com o watsu. Em uma piscina aquecida, a pessoa em pé, de olhos fechados, recebe a massagem do terapeuta, depois é carregada no colo e induzida a fazer vários movimentos com os braços e as pernas. Com a ajuda de “espaguetes”, ela flutua, sente a respiração se acalmar e relaxa todos os membros do corpo. A sessão pode ser com música suave ou não e dura 10 minutos.
Academia Fórmulatel.: (11) 2197-7333 (11) 2197-7333 www.formulacademia
Publicado orginalmente na PYJ, edição n°24

Nenhum comentário:

Postar um comentário