terça-feira, 23 de março de 2010






Por Cristiane Ayres*
Em sânscrito aloe vera é kumari e em português, é babosa.
Segundo o Ayurveda, a aloe vera é uma das plantas com o potencial de ação mais ampla. Fundamentalmente é usado para as desarmonias apresentadas pelo dosha Pita, pois atua na desobstrução dos órgãos: fígado, pâncreas, intestino delgado e também os tecido sangue – (rakta), sendo assim, não podemos descartar a hipótese que o aloe também atua nos outros doshas.
São atribuídas as propriedades para a Aloe como adstringentes, analgésicas, anti-hemorráica, antiinflamatória, antisséptica, bactericida, cicatrizante, desintoxicante, digestiva, fungicida, hepatoprotetora etc. Em sua composição foram identificadas inúmeras substâncias. Entre elas estão polissacarídeos, contendo glicose, galactose e xilose, tanino, esteróides, ácidos orgânicos, substâncias antibióticas, enzimas de vários tipos, resíduos de açúcar, uma proteína com 18 aminoácidos, vitaminas, minerais, sulfato, ferro, cálcio, cobre, sódio, potássio, manganês e outras.
A mistura de todos os ingredientes ativos na babosa obtida através da geléia que fica dentro da folha e é responsável pela amplitude do seu poder de cura. Por exemplo, uma das enzimas é capaz de destruir uma substância formada na inflamação, enquanto outra substância reage com as enzimas destrutivas e corrosivas, apressando a sua morte.
A vitamina C, encontrada em grandes quantidades na babosa, ajuda a manter a saúde dos vasos sanguíneos, promovendo com isso uma boa circulação. O potássio, ajuda na manutenção do ritmo cardíaco, além de estimular as funções renais, o que faz da babosa uma verdadeira faxineira no seu corpo reduzindo sua retenção de volume hídrico. O sódio, trabalhando junto ao potássio, estabiliza o nível de hidratação do organismo.
O cálcio acelera a coagulação, ativação da proteína quinase (que modula a atividade de enzimas em resposta à ligação de hormônios na superfície das células), atua na proteína troponina ( regula a compatibilidade da actina e miosina). O manganês oferece condições para que as enzimas digestivas trabalhem com maior eficiência, impedindo à formação das dolorosas pedras no rim. O ferro operando em equipe com as hemoglobinas, ajuda a transportar oxigênio para as células.
O potencial da aloe vera encontra-se na sua capacidade de:Acelerar a regeneração dos tecidos epiteliais, mucosa, pele, ossos, sangue etc.,aumentar a produção de colágeno e o metabolismo do fígado (pita), combater a artrite, dor, inflamações, processos degenerativos do envelhecimento, dificultar a formação de marcas senis, diminuir níveis de “mau” colesterol, estimular e proteger o sistema imunológico, fortalecer os batimentos cardíacos, hidratar a pele, normalizar a pressão arterial, penetrar as sete camadas da pele – transportando qualquer outro alimento a ela vinculado, proteger contra as ações dos raios ultravioletas, regularizar os níveis de açúcar.
Recomendações para o uso de aloe vera:
Aplicação externa: seu efeito refrescante atua sobre picadas de insetos, pequenos cortes, queimaduras, eczemas e doenças dermatológicas em geral.
Aplicação interna: equilibra a digestão e absorção dos nutrientes, trata úlceras, auxilia no controle da taxa de glicose no sangue, promove saúde cardiovascular, melhora as funções hepáticas e fortalece o sistema imunológico.
Lembrando que em toda história da humanidade, não existe em registros alguma referencia quanto à possibilidade de intoxicação com a Aloe vera, tampouco existe qualquer indicio de possível referencia negativa da Aloe a ação de qualquer medicamento e produtos, porém existem casos pontuais de reações alérgicas, pois alérgicos sempre existirão para qualquer coisa, que não seja água pura.
Veja algumas receitas de beleza com aloe vera. É importante que os ingredientes sejam puros e naturais, isso não os transforma em hipoalergênicos e por isso, faça sempre umteste em uma pequena área da pele, antes de espalhá-los sobre o rosto, corpo ou ingerir.
Limpeza de Pele
A fórmula é indicada para todos os Doshas
1. Fórmula pó base:1
colher de café de coentro seco 1 colher de café de cominho 1 colher de café de confrey1 colher de café de flores secas1 colher de café de fenugrego1 colher de café de noz moscada1 colher de café de lentilha vermelha ou argila medicinal1 colher de café de pele de limão1 colher de café de manjericão
Kapha- Pele Normal: misture o pó base com chá de ervas (hortelã, camomila ou cidreira) e aloe vera .Vata- Pele Seca: adicione leite ou creme de leite com suco de aloe vera ao pó base.
Pitta- Pele Oleosa: adicione aloe vera ao pó base.
Hidratantes corpo e rosto (fórmula base):
2 colheres de sopa de gel ou suco de aloe vera 85 ml de óleo base28 gr de manteiga de cacau ou lanolina57 ml de água de rosas
Kapha: Pele Normal: use óleo de amêndoas ou de jojoba ou
Vata: Pele Seca: use óleo de gergelim ou lanolina.
Pitta: Pele Oleosa: use óleo de jojoba.
Preparo:
Aqueça o óleo e a manteiga juntos e misture a água de rosas e aloe vera separadamente. Coloque todos os ingredientes em um liquidificador e bata.
Adicione óleos essenciais, tal qual mencionado anteriormente. Para obter um creme adequado para a noite, diminua a quantidade de gel de aloe vera e adicione Vitaminas A e E ou um pouco de óleo de rosa mosqueta. Mantenha em frasco hermeticamente fechado em local arejado. Obs: óleo de jojoba é indicado para todas as peles, pois é absorvido rapidamente, deixando poucos resíduos.
CUIDADOS: Não bater no liquidificador a casca do aloe vera , usar somente o gel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário