sexta-feira, 19 de março de 2010

Cogumelos Mágicos


Extraido do site http://www.eyoga.com.br/

Proteínas, fibras e aumento da imunidade, estas são algumas das propriedades do shimeji e do shiitake 20/08/2009 Por Natália Dourado - Prana Yoga Journal



Os cogumelos fazem parte de sua alimentação? Se a resposta for negativa, você está perdendo um alimento rico em proteínas, fibras e com baixo teor de gordura. As propriedades dos cogumelos não param por aí, podendo, como no caso do shimeji e do shiitake, prevenir e combater doenças cardiovasculares e o câncer.


Os cogumelos são corpos de frutificação de fungos conhecidos como basidiomicetos e ascomicetos. Alguns cogumelos são comestíveis e possuem propriedades medicinais, por isso são chamados de alimentos nutricêuticos. Na Ásia, o shiitake e o shimeji são os mais consumidos, já que os orientais perceberam os benefícios que trazem para a alimentação. Segundo Ramon Kaneno, professor do Departamento de Microbiologia e Imunologia da Universidade Estadual Paulista, Unesp, de Botucatu, SP, os cogumelos comestíveis são alimentos ricos em um nutriente chamado beta-glucanas, responsáveis por elevar a capacidade de defesa do organismo. “Há vários estudos que demonstram que esses cogumelos podem aumentar a imunidade.


A maior parte das pessoas os consome para auxiliar na resposta antitumoral”, afirma o professor. Além disso, Maria Elisa Yamijo, supervisora de Nutrição do Hospital São Luiz, em São Paulo, cita quais tipos de doenças o shiitake e o shimeji podem combater: “Os cogumelos reduzem doenças cardiovasculares, câncer, infecções e doenças autoimunes como, por exemplo, artrite, diabete e lúpus.” Entretanto, Kaneno ressalta que “não se pode considerar que os cogumelos sejam livres de efeitos colaterais ou que sejam solução para qualquer doença”. Ele indica que seu consumo deve ser moderado, já que o exagero de qualquer alimento pode ser prejudicial. Consumo do cogumelo Os orientais geralmente consomem o shimeji e o shiitake em sopas ou com carnes e verduras refogadas. Já os brasileiros preferem refogar os cogumelos rapidamente com manteiga e alho. Além disso, é possível encontrar pizzas de cogumelos, em que o shiitake, o shimeji e o champignon são servidos juntos. Maria Elisa Yamijo recomenda 10 gramas de cogumelos secos ou de 80 a 100 gramas de cogumelos frescos por dia. “Ingerindo-se essa quantidade por dia estamos ajudando a combater o colesterol”, diz a nutricionista, que também recomenda o consumo dos cogumelos em ensopados. “Esse tipo de alimento fica mais valorizado com caldos porque o sabor do cogumelo se mistura em todo o prato.” Molhos, saladas e risotos também fazem uma ótima combinação com o shimeji e o shiitake. O único cuidado que o professor da Unesp enfatiza é para que não se cozinhe demais os cogumelos, pois podem exacerbar alguns compostos tóxicos. Ainda relembra que não se devem consumir cogumelos colhidos na natureza, apenas aqueles adquiridos comercialmente, pois algumas espécies são tóxicas e alucinógenas. Equilíbrio dos doshas


Segundo Cristiane Ayres, terapeuta ayurvédica, dentre os vários livros e fontes do Ayurveda, os cogumelos são indicados para pitta e kapha e pede-se para ser evitado por vata. “O cogumelo tem o sabor mais adstringente que os outros alimentos, porém alguns pendem para o amargo e estes são sabores que desarmonizam o vata”, explica ela.
O vata é harmonizado primeiramente pelo sabor doce, depois pelo ácido e por último pelo salgado, mas é desarmonizado ou irritado pelo sabor picante, amargo e adstringente. Por outro lado, pitta e kapha são harmonizados por alimentos de sabor amargo e adstringente.
Além disso, Cristiane conta que para o Ayurveda os cogumelos possuem uma natureza tamásica, ou seja, precisam ser consumidos com moderação, pois absorvem energia e podem causar estagnação. “Apesar destas restrições, eles promovem a longevidade e o shiitake inibe o crescimento de células cancerígenas”, afirma a terapeuta. Expressão de transformação da natureza
Já para o presidente do Instituto Brasileiro de Medicina Tradicional Chinesa Dr. Márcio De Luna, o shiitake e o shimeji são tônicos da saúde, energizam o corpo e dão mais disposição. Os cogumelos tonificam o rim, que é o pilar da saúde na Medicina Chinesa. Eles também provocam uma sensação de saciedade, o que ajuda no emagrecimento. “Eles expressam a natureza em transformação, já que são oriundos de uma matéria orgânica em decomposição. Dessa forma, o cogumelo torna algo que está em decomposição em algo nobre. É essa a magia desse alimento.”, afirma o médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário