quinta-feira, 4 de março de 2010

ENTREVISTA COM CRIS AYRES




Cris Ayres
--------------------------------------------------------------------------------
Uma conversa sobre Ayurveda e física quântica com a cientista que decidiu estudar a ciência milenar
04/08/2008


Cristiane Ayres é cientista de formação. Especializou-se em física quântica e chegou a participar de um projeto de lançamento de satélite de TV digital. Ao buscar uma maneira de melhorar a qualidade de vida, foi “mordida” pelo Ayurveda e decidiu se dedicar aos estudos da tradição. Depois de se preparar durante anos, Cris conseguiu aliar Ayurveda e física quântica para tratar seus pacientes. E, finalmente, acredita que está pronta para ir à Índia encontrar os mestres da tradição.

eYoga: Você estudou física quântica e até participou do projeto de um lançamento de satélite. Por que resolveu trabalhar com Ayurveda?
Cris Ayres: Quando trabalhava em telecomunicações, sentia falta de qualidade de vida. A medicina convencional nunca me chamou muita a atenção, mesmo sabendo que é importante. Sempre achei que era cartesiana demais e a minha visão de integração era mais forte (aliás, esta é uma das visões da física quântica). Como esta é uma área de muitos cientistas, deparei-me com alguns indianos que se tratavam com Ayurveda. Achei estranho no começo, mas vi que existia muita tecnologia por traz desta medicina tão antiga e tradicional. Neste meio tempo, conheci meu marido que já fazia Yoga, ministrava aulas e que me deu muita forca para mudar.
Então, comecei a me preparar, pois sabia que teria que estudar muito, pois eu ia parar de dar atenção às máquinas para cuidar de seres humanos. Dediquei-me profundamente aos estudos, com 12 a 15 horas diárias. Aqui no Brasil, há sete anos, a medicina ayurvédica não era tão conhecida. O que você encontrava eram cursos de massagem ayurveda do método Kussun Modak. Mas, como venho de uma área de ciência, vi que faltavam informações, e que o contexto Ayurveda era muito mais rico, como, por exemplo, corpo físico, energético, mental, espiritual, áreas como nutrição, fitoterapia, marmas nadis, chakras, ciência do Yoga, massagem, psicologia, etc. Como tinha que estudar muito, parei meu trabalho e dediquei-me a isso.

eYoga: Como foi seu primeiro contato com o Ayurveda?
Cris Ayres: Depois de descobrir que o Ayurveda era muito extenso, procurei o grande cientista e amigo Harbans Lal Arora, que me recomendou livros, cientistas e médicos hindus para me ajudar. Comecei como autoditada, mas depois encontrei um curso de Ayurveda que me ajudou muito, pois foi nele que conheci uma professora chamada Flavia, que me guiou e ajudou a procurar a essência da tradição, dizendo que a massagem era apenas uma das técnicas. Assim me apaixonei pelo Ayurveda, vi o quanto era sábia esta ciência e que aprender a observar era um dos melhores caminhos.
Comecei a trazer profissionais da área para o Brasil e ter aulas particulares, o que ganhei ainda mais em conhecimento. Fui até eles, mas não na Índia; em outros lugares e países onde ministravam cursos. Para ir à Índia, preparei-me muito bem todos esses anos, pois sei que o Ayurveda não é para ser estudado em cursos rápidos. Preferi ter mais conhecimento antes de ir a Índia e, assim, aproveitar melhor o que eles tem para me oferecer. Estou agora me programando para fazer uma especialização na Índia, mas ainda estou em negociação. O que fiz estes anos foi estudar, entender e perceber o Ayurveda, pois vi que a ciência é acompanhada por estudos de filosofia, sankya, vedanta e Yoga. Hoje me sinto preparada para ir a Índia
eYoga: Existe algo em comum entre o Ayurveda e a física quântica? Qual dos dois você gosta mais? Cris Ayres: Sim, muito. O Ayurveda e a física quântica integram conhecimento; nada se separa de nada. Quando tratamos a desarmonia estamos trabalhando um corpo como um todo, físico, mental, energético, etc. O que fiz foi aproveitar meu conhecimento de energia dos átomos de uma forma mais complexa, com seu comportamento nuclear, forma de canais, caminhos de energia etc. Usei tudo aquilo que para mim era palpável (como um conhecimento que foi adquirido pelos cientistas russos antes da queda da Perestroika de chakras, nadis e meridianos (medicina chinesa) que consegue medir o fluxo e a quantidade de energia de cada um deles) para me especializar em energias do corpo humano. Realinhar, mudar padrão de freqüência, reprogramação de conceitos adquiridos e pré-adquiridos. Às vezes, conseguimos diagnosticar a desarmonia antes que se transforme em doenças, mas também pode ser usado para o rejuvenescimento e estética, pois ajustamos o corpo para eliminar o excesso que causa desconforto emocional como ganho de peso.
eYoga: Como é a abordagem quântica que você faz com seus pacientes?Cris Ayres: Um mapa é feito para chakras. Uso o mapa de nadis feitos pelos vedas. Após o mapeamento, trabalho com as desarmonias dos doshas em vikruti (desarmonia no dia de hoje ou nesse período), prescrevo massagem, fitoterapia, nutrição, e, principalmente, yoga, pranayama e mudras, que são os grandes canais de alinhamento energético. É maravilhoso ver o ponto em que a ciência chegou hoje, mas mais maravilhoso é saber que o Ayurveda e o Yoga, tão artesanais, têm mais tecnologia que podemos entender. Tudo que o Ayurveda e o Yoga nos passam pode encontrado na ciência, que sempre vai dizer o que 5.000 anos atrás eles já sabiam.
eYoga:Quais os principais problemas que você trata no consultório? Cris Ayres: Ansiedade, medo, depressão, ganho de peso, baixo libido, problemas hormonais, tristeza. Há uma grande quantidade de pacientes que faz o tratamento de estética e rejuvenescimento, principalmente redução de medidas, que as pessoas nem sabem que existe no Ayurveda. Pelo Ayurveda, conseguimos perder, às vezes, até 60 centímetros de abdome. Hoje estou documentando todos os tratamentos para dizer: funciona usando conceitos do Ayurveda.
eYoga: Você acredita que o Ayurveda pode curar quase todas as doenças? Cris Ayres: Não acredito, a doença só é curada quando há um trabalho conjunto de várias ciências e, principalmente, a aceitação do tratamento e cura do paciente. O Ayurveda é muito mais preventivo, porém pode ajudar no estágio de doença ou pós-doença. Sempre digo aos meus pacientes que tem que ter acompanhamento da medicina tradicional quando necessário. Há possibilidade de intervenção cirúrgica e não podemos usar dentes e ossos de animais para operar como era feito 5 mil anos atrás.
Gosto muito de fazer meu trabalho em equipe multidisciplinar; cada uma das pessoas que trabalha está preparada para entender o paciente com a visão do Ayurveda, como a nutricionista, a fisioterapeuta. No meu trabalho, o grande segredo do sucesso é o respeito por cada área de estudo. Como posso passar uma dieta sendo que somente um nutricionista estudou para isso? Nossa conduta ética dentro da área da saúde é não avançar a linha de entendimento do outro.
eYoga: Qual a melhor lembrança que você tem da sua vida? Cris Ayres: Quando vi o planeta Terra depois de acoplado o satélite; uma visão do espaço para a Terra. Saber que sou parte do planeta e que aqui estavam meus pais, família, amigos e seres humanos, mas que Deus era muito maior que tudo que havia pensado e que estava mais próximo do que eu sentia, dentro de mim, fora de mim, dentro dos cientistas, fora dos cientistas, dentro do universo e fora dele.
eYoga: Qualquer pessoa pode entender e especializar-se em Ayurveda? Cris Ayres: Sim, mas com muita dedicação, estudo, carinho, paciência e respeito. Quando escolhemos essa ciência, temos que saber que precisará de cinco vidas para começar a entender a ciência como um todo. Uma dica é que não se faça por moda e nem por dinheiro. E o investimento também é bem grande.
eYoga: A respeito dos doshas: qual o seu? Cris Ayres: Prakruti - sou Pita, Kapha (doshas que nunca irão mudar, são meus doshas de essência). Vikruti - pita (minha desarmonia no dia de hoje ou nesse período; dosha de desarmonia que recebe influências externas).
eYoga: As pessoas que são bi-doshas devem seguir qual recomendação? Cris Ayres: A pessoa pode ter a sua vikruti bidosha, sendo assim vamos tratar o mais alto, mas sempre observando os outros. Quanto ao tratamento, há sempre antídotos para desarmonia de bidosha, como, por exemplo, os alimentos.
eYoga: Qual o conselho que você dá para essas pessoas que querem começar um tratamento, mas adiam o início?Cris Ayres: Quanto antes você começar a se tratar, mais rápido você se livrará do mal estar; a cura está em suas mãos sempre. Quando as pessoas não querem melhorar, não adianta uma equipe multidisciplinar, nem que seja a melhor do mundo. Livre arbítrio sempre! Esse é o respeito maior que posso dar ao meu paciente: suas escolhas.

2 comentários:

  1. Olá, Cris:

    Estou levando o Link deste seu incrível Site para o meu www.maceiomundi.blogspot.com ( Minha Reserva de Links Especiais). Vou colocá-lo na Pág "Inspiração"... Visite-nos! Muito grata por sua Contribuição Maior à Luz da Existência! Sua seguidora ...

    Abraço e PAZ!

    ResponderExcluir
  2. Olá, T.SeMoG
    Muito obrigada pelo carinho.
    Abraço com muita Luz, Saúde e Paz!

    ResponderExcluir